Tradução Neuroimagiológica dos ritmos de maturação pubertária em adolescentes do sexo feminino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Paula
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Seixas, Daniela, Fonseca, Helena, Brandão, Sofia, Fontoura, Manuel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.25753/BirthGrowthMJ.v26.i1.11801
Resumo: Introdução: Há evidência que adolescentes com a mesma idade cronológica mas com estádios pubertários distintos têm comportamentos psicossociais diferentes. Desconhece-se, no entanto, se existe alguma relação entre o ritmo de maturação pubertária e o desenvolvimento do córtex pré-frontal e sistema límbico. Objetivo: Pretendeu-se com este trabalho avaliar através de ressonância magnética, o desenvolvimento cerebral de adolescentes do sexo feminino com a mesma idade cronológica mas com distintos ritmos de maturação pubertária. Material e Métodos: Avaliaram-se parâmetros hormonais e imagiológicos (idade óssea, ultrassonografia pélvica e ressonância magnética cerebral estrutural) a adolescentes de sexo feminino de 14 anos de idade. Resultados: Foram incluídas no estudo quatro adolescentes maturadoras precoces (grupo 1) e três maturadoras médias (grupo 2), A idade de início da puberdade foi a única variável biológica que distinguiu os 2 grupos (p=0,05). Apesar de não se encontrar significado estatístico, verificou-se que as maturadoras precoces, apresentavam volumes de todas as estruturas subcorticais estudadas superiores às maturadoras médias, com exceção do núcleo accumbens. Conclusões: Com base na pesquisa bibliográfica efetuada, este estudo foi o primeiro a tentar relacionar os ritmos de maturação pubertária e o desenvolvimento cerebral através da ressonância magnética. A tendência observada para o aumento do volume das estruturas subcorticais poderá estar relacionado com um possível atraso na maturação do núcleo accumbens nas maturadoras precoces e poderá explicar o aumento da vulnerabilidade deste grupo para comportamentos de risco. Consideramos que poderá constituir o ponto de partida para investigações futuras, de forma a compreender melhor o desenvolvimento adolescente e assim permitir encontrar formas mais eficazes de intervenção.
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