Curso de Licenciatura em Enfermagem: Panorama do ensino de liderança em Portugal.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Maria Manuela Frederico
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Lomba, Maria de Lurdes Lopes de Freitas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://web.esenfc.pt/?url=AmBiBEVj
Resumo: Enquadramento: A liderança eficaz na prática de enfermagem relaciona-se com a preparação dos estudantes durante a formação académica. Objetivo: Identificar conteúdos sobre liderança nos programas do Curso de Licenciatura em Enfermagem em Portugal. Metodologia: Consulta online dos programas das unidades curriculares de 17 cursos com conteúdos acessíveis, de 39 instituições de ensino superior que lecionam enfermagem, em setembro-dezembro de 2018. Dados organizados com o software Excel para caracterização das unidades curriculares e análise de conteúdo com software IRAMUTEQ 0.6 alpha 3. Resultados: Identificados conteúdos sobre liderança em unidades curriculares que apresentavam os termos "gestão" e/ou "administração", associados com "enfermagem" e/ou "saúde", e outros termos associados, salientando-se "organização dos cuidados de saúde". Conclusão: O ensino da liderança está presente como conteúdo programático em todos os currículos, embora não seja lecionada como disciplina própria em nenhum dos Cursos de Licenciatura. Reconhece-se ser fundamental o ensino da liderança para o desenvolvimento de habilidades e competências dos estudantes. Não foram encontradas nas unidades curriculares dos cursos ligações do ensino da liderança à prática clínica.
id RCAP_d99ef485ecc8de7a278f49c5a3186d1e
oai_identifier_str oai:repositorio.esenfc.pt:11297
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Curso de Licenciatura em Enfermagem: Panorama do ensino de liderança em Portugal.Enfermagemliderançaeducação superiorEnquadramento: A liderança eficaz na prática de enfermagem relaciona-se com a preparação dos estudantes durante a formação académica. Objetivo: Identificar conteúdos sobre liderança nos programas do Curso de Licenciatura em Enfermagem em Portugal. Metodologia: Consulta online dos programas das unidades curriculares de 17 cursos com conteúdos acessíveis, de 39 instituições de ensino superior que lecionam enfermagem, em setembro-dezembro de 2018. Dados organizados com o software Excel para caracterização das unidades curriculares e análise de conteúdo com software IRAMUTEQ 0.6 alpha 3. Resultados: Identificados conteúdos sobre liderança em unidades curriculares que apresentavam os termos "gestão" e/ou "administração", associados com "enfermagem" e/ou "saúde", e outros termos associados, salientando-se "organização dos cuidados de saúde". Conclusão: O ensino da liderança está presente como conteúdo programático em todos os currículos, embora não seja lecionada como disciplina própria em nenhum dos Cursos de Licenciatura. Reconhece-se ser fundamental o ensino da liderança para o desenvolvimento de habilidades e competências dos estudantes. Não foram encontradas nas unidades curriculares dos cursos ligações do ensino da liderança à prática clínica.2021-12-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://web.esenfc.pt/?url=AmBiBEVjporhttp://web.esenfc.pt/?url=AmBiBEVjinfo:doi:DOI: 10.12707/RV20203Ferreira, Maria Manuela FredericoLomba, Maria de Lurdes Lopes de Freitasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2021-12-31T00:00:00Zoai:repositorio.esenfc.pt:11297Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:13:08.575829Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Curso de Licenciatura em Enfermagem: Panorama do ensino de liderança em Portugal.
title Curso de Licenciatura em Enfermagem: Panorama do ensino de liderança em Portugal.
spellingShingle Curso de Licenciatura em Enfermagem: Panorama do ensino de liderança em Portugal.
Ferreira, Maria Manuela Frederico
Enfermagem
liderança
educação superior
title_short Curso de Licenciatura em Enfermagem: Panorama do ensino de liderança em Portugal.
title_full Curso de Licenciatura em Enfermagem: Panorama do ensino de liderança em Portugal.
title_fullStr Curso de Licenciatura em Enfermagem: Panorama do ensino de liderança em Portugal.
title_full_unstemmed Curso de Licenciatura em Enfermagem: Panorama do ensino de liderança em Portugal.
title_sort Curso de Licenciatura em Enfermagem: Panorama do ensino de liderança em Portugal.
author Ferreira, Maria Manuela Frederico
author_facet Ferreira, Maria Manuela Frederico
Lomba, Maria de Lurdes Lopes de Freitas
author_role author
author2 Lomba, Maria de Lurdes Lopes de Freitas
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Maria Manuela Frederico
Lomba, Maria de Lurdes Lopes de Freitas
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem
liderança
educação superior
topic Enfermagem
liderança
educação superior
description Enquadramento: A liderança eficaz na prática de enfermagem relaciona-se com a preparação dos estudantes durante a formação académica. Objetivo: Identificar conteúdos sobre liderança nos programas do Curso de Licenciatura em Enfermagem em Portugal. Metodologia: Consulta online dos programas das unidades curriculares de 17 cursos com conteúdos acessíveis, de 39 instituições de ensino superior que lecionam enfermagem, em setembro-dezembro de 2018. Dados organizados com o software Excel para caracterização das unidades curriculares e análise de conteúdo com software IRAMUTEQ 0.6 alpha 3. Resultados: Identificados conteúdos sobre liderança em unidades curriculares que apresentavam os termos "gestão" e/ou "administração", associados com "enfermagem" e/ou "saúde", e outros termos associados, salientando-se "organização dos cuidados de saúde". Conclusão: O ensino da liderança está presente como conteúdo programático em todos os currículos, embora não seja lecionada como disciplina própria em nenhum dos Cursos de Licenciatura. Reconhece-se ser fundamental o ensino da liderança para o desenvolvimento de habilidades e competências dos estudantes. Não foram encontradas nas unidades curriculares dos cursos ligações do ensino da liderança à prática clínica.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://web.esenfc.pt/?url=AmBiBEVj
url http://web.esenfc.pt/?url=AmBiBEVj
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://web.esenfc.pt/?url=AmBiBEVj
info:doi:DOI: 10.12707/RV20203
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137234628116480