O contributo do web design para as estratégias de comunicação online: relatório de estágio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendonça, Marta Isabel Guerreiro
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/19745
Resumo: Este projeto de investigação, assente no presente relatório, pretende compreender como o web design contribui para as estratégias de comunicação online. Foi realizado um estágio numa agência de comunicação, a Descomunal, sediada em Faro, cujas áreas vão desde o design ao marketing e à tradução. O ser humano, é um ser que necessita de comunicação, desde os seus antepassados que procura formas de comunicar e expressar aquilo que necessita. A internet e os avanços tecnológicos mudaram a forma de comunicação, assim como, o relacionamento entre as pessoas, o que gerou uma agilização e valorização dos meios digitais. No presente relatório, explanamos sobre a importância que o web design proporciona nas estratégias de comunicação online, percebendo o papel do design e do marketing para o alcance de uma comunicação eficaz, prevalecendo perante os seus concorrentes na web. Existe uma grande importância entre o design e o marketing digital que alguns utilizadores digitais desconhecem: o bom design deve ser pensado e desenhado de forma estratégica e o marketing eficaz deve atrair as pessoas para os produtos. O visual transformou-se tão ou mais importante que o verbal, as imagens comunicam mais rapidamente que as palavras, as organizações aperceberam-se dessas mudanças e apostaram no design e na comunicação de forma integrada, alcançando assim mais diretamente o seu público (Rodrigues, 2016). Essas diferentes áreas, fazem parte da cultura visual quotidiana e estão inter-relacionadas no mundo digital, permitindo que a comunicação chegue a mais pessoas. Através de uma abordagem metodológica intervencionista, os aspetos teóricos da investigação serão articulados e em seguida, vinculados à investigação qualitativa e de casos de estudo. Com este projeto de investigação, aferimos que através de um esquema de design bem estruturado e atrativo é possível que uma plataforma digital chegue a múltiplos canais digitais, mas na era em que a presença na web é essencial, é preciso investir tanto em design quanto em marketing para que juntos contribuam para estabelecer uma posição e superar a concorrência.
id RCAP_d9a3aed25abf9e4056385cc97f7a0ede
oai_identifier_str oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/19745
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O contributo do web design para as estratégias de comunicação online: relatório de estágioDesign de comunicaçãoWeb designDesign de interaçãoDesign para a experiênciaMarketing digitalDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências SociaisEste projeto de investigação, assente no presente relatório, pretende compreender como o web design contribui para as estratégias de comunicação online. Foi realizado um estágio numa agência de comunicação, a Descomunal, sediada em Faro, cujas áreas vão desde o design ao marketing e à tradução. O ser humano, é um ser que necessita de comunicação, desde os seus antepassados que procura formas de comunicar e expressar aquilo que necessita. A internet e os avanços tecnológicos mudaram a forma de comunicação, assim como, o relacionamento entre as pessoas, o que gerou uma agilização e valorização dos meios digitais. No presente relatório, explanamos sobre a importância que o web design proporciona nas estratégias de comunicação online, percebendo o papel do design e do marketing para o alcance de uma comunicação eficaz, prevalecendo perante os seus concorrentes na web. Existe uma grande importância entre o design e o marketing digital que alguns utilizadores digitais desconhecem: o bom design deve ser pensado e desenhado de forma estratégica e o marketing eficaz deve atrair as pessoas para os produtos. O visual transformou-se tão ou mais importante que o verbal, as imagens comunicam mais rapidamente que as palavras, as organizações aperceberam-se dessas mudanças e apostaram no design e na comunicação de forma integrada, alcançando assim mais diretamente o seu público (Rodrigues, 2016). Essas diferentes áreas, fazem parte da cultura visual quotidiana e estão inter-relacionadas no mundo digital, permitindo que a comunicação chegue a mais pessoas. Através de uma abordagem metodológica intervencionista, os aspetos teóricos da investigação serão articulados e em seguida, vinculados à investigação qualitativa e de casos de estudo. Com este projeto de investigação, aferimos que através de um esquema de design bem estruturado e atrativo é possível que uma plataforma digital chegue a múltiplos canais digitais, mas na era em que a presença na web é essencial, é preciso investir tanto em design quanto em marketing para que juntos contribuam para estabelecer uma posição e superar a concorrência.This research project, based on this report, aims to understand how web design contributes to online communication strategies. An internship was carried out at a communication agency, Descomunal, based in Faro, whose areas range from design to marketing and translation. Humankind needs communication. Since its ancestors, it looks for various ways to communicate and express its needs. Internet and technological advances have changed its form of communication, as well as the relationship between people, which streamlined digital media and generated great appreciation for it. In this report, we explain the importance that web design provides in online communication strategies, realizing the role of design and marketing in achieving effective communication and prevailing over its competitors on the web. There is great importance in design and digital marketing that some digital users are unaware of: good design must be thought and drawn strategically, and effective marketing must attract people to its products. The visual has become as important or more than the verbal, images communicate faster than words, organizations have become aware of these changes and bet on design and communication in an integrated way, thus reaching their audience more directly (Rodrigues, 2016). These different areas are part of everyday visual culture and are interrelated in the digital world, allowing communication to reach a greater number of people. The curricular internship conducted at Descomunal allowed to observe the dynamic between design and marketing. Furthermore, it was an opportunity to follow the processes and methods applied by the company, in which was possible to perceive the importance of each area. Through an interventionist methodological approach, the theoretical aspects of the research will be articulated and then linked to qualitative research and case studies. With this research project, we found that through a well-structured and attractive design scheme is possible for a digital platform to reach multiple digital channels but, in an era where the presence on the web is essential, it is necessary to invest both in design and marketing so that together they contribute to establishing a position and outperforming the competition.Guerreiro, Maria Caeiro MartinsMachado, Carla Sofia GuerreiroSapientiaMendonça, Marta Isabel Guerreiro2023-06-23T11:41:44Z2023-03-242023-03-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/19745TID:203320999porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:32:14Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/19745Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:09:18.750364Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O contributo do web design para as estratégias de comunicação online: relatório de estágio
title O contributo do web design para as estratégias de comunicação online: relatório de estágio
spellingShingle O contributo do web design para as estratégias de comunicação online: relatório de estágio
Mendonça, Marta Isabel Guerreiro
Design de comunicação
Web design
Design de interação
Design para a experiência
Marketing digital
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
title_short O contributo do web design para as estratégias de comunicação online: relatório de estágio
title_full O contributo do web design para as estratégias de comunicação online: relatório de estágio
title_fullStr O contributo do web design para as estratégias de comunicação online: relatório de estágio
title_full_unstemmed O contributo do web design para as estratégias de comunicação online: relatório de estágio
title_sort O contributo do web design para as estratégias de comunicação online: relatório de estágio
author Mendonça, Marta Isabel Guerreiro
author_facet Mendonça, Marta Isabel Guerreiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Guerreiro, Maria Caeiro Martins
Machado, Carla Sofia Guerreiro
Sapientia
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendonça, Marta Isabel Guerreiro
dc.subject.por.fl_str_mv Design de comunicação
Web design
Design de interação
Design para a experiência
Marketing digital
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
topic Design de comunicação
Web design
Design de interação
Design para a experiência
Marketing digital
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
description Este projeto de investigação, assente no presente relatório, pretende compreender como o web design contribui para as estratégias de comunicação online. Foi realizado um estágio numa agência de comunicação, a Descomunal, sediada em Faro, cujas áreas vão desde o design ao marketing e à tradução. O ser humano, é um ser que necessita de comunicação, desde os seus antepassados que procura formas de comunicar e expressar aquilo que necessita. A internet e os avanços tecnológicos mudaram a forma de comunicação, assim como, o relacionamento entre as pessoas, o que gerou uma agilização e valorização dos meios digitais. No presente relatório, explanamos sobre a importância que o web design proporciona nas estratégias de comunicação online, percebendo o papel do design e do marketing para o alcance de uma comunicação eficaz, prevalecendo perante os seus concorrentes na web. Existe uma grande importância entre o design e o marketing digital que alguns utilizadores digitais desconhecem: o bom design deve ser pensado e desenhado de forma estratégica e o marketing eficaz deve atrair as pessoas para os produtos. O visual transformou-se tão ou mais importante que o verbal, as imagens comunicam mais rapidamente que as palavras, as organizações aperceberam-se dessas mudanças e apostaram no design e na comunicação de forma integrada, alcançando assim mais diretamente o seu público (Rodrigues, 2016). Essas diferentes áreas, fazem parte da cultura visual quotidiana e estão inter-relacionadas no mundo digital, permitindo que a comunicação chegue a mais pessoas. Através de uma abordagem metodológica intervencionista, os aspetos teóricos da investigação serão articulados e em seguida, vinculados à investigação qualitativa e de casos de estudo. Com este projeto de investigação, aferimos que através de um esquema de design bem estruturado e atrativo é possível que uma plataforma digital chegue a múltiplos canais digitais, mas na era em que a presença na web é essencial, é preciso investir tanto em design quanto em marketing para que juntos contribuam para estabelecer uma posição e superar a concorrência.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-23T11:41:44Z
2023-03-24
2023-03-24T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.1/19745
TID:203320999
url http://hdl.handle.net/10400.1/19745
identifier_str_mv TID:203320999
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133340515696640