A IMPORTÂNCIA DOS HÁBITOS DE LEITURA NO DESENVOLVIMENTO DA ORALIDADE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carmo, Maria
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/20036
Resumo: A Educação Pré-escolar é uma etapa decisiva na vida das crianças. É nesta fase que se promovem estratégias de aprendizagem para que a criança consiga estruturar o seu pensamento e organizar as suas ideias, nunca esquecendo que ela é um sujeito ativo no seu próprio sistema de desenvolvimento e aprendizagem. As condições propícias à aquisição da linguagem, da leitura e da escrita criam-se através da interação social. Assim, este trabalho de investigação pretende demonstrar o papel crucial dos contos infantis no desenvolvimento da comunicação oral. Para esta análise, foram desenvolvidas e promovidas atividades, respeitando as diretrizes propostas em Portugal para a Educação Pré – Escolar. O presente relatório encontra-se organizado em seis capítulos. No primeiro capítulo, surge a caraterização geral do estudo realizado, sendo apresentada a questão de partida, as hipóteses e os objetivos que sustentaram a investigação. A importância dos hábitos de leitura no desenvolvimento da oralidade 10 No segundo capítulo, Enquadramento Teórico, partindo-se do pressuposto de que para formar bons leitores são necessários bons educadores, aprofunda-se o conhecimento sobre o contexto formativo dos educadores de infância. Para formar bons leitores são necessários bons educadores e torna-se evidente aprofundar o conhecimento sobre o contexto formativo dos educadores de infância. Convém igualmente conhecer quais os modelos curriculares disponíveis na ciência educativa para abordar a leitura e a escrita de forma a estruturar ideias e conceitos para a criação das melhores estratégias de ensino: o modelo High Scope, Movimento de Escola Moderna, Reggio Emilia e Pedagogia de Projeto. Seguidamente, há uma reflexão em torno da literatura infantil e da sua aplicação nos jardins-de-infância, onde se propõe formas de potenciar esta literatura para melhorar as capacidades cognitivas das crianças. De seguida, aborda-se a Oralidade e são estabelecidas comparações com a linguagem escrita, relacionando-se a leitura partilhada de histórias com o desenvolvimento da compreensão da linguagem oral. Concluindo o Enquadramento Teórico, refere-se a Literacia Familiar, os seus modelos e o seu impacto no processo de aprendizagem, com um especial enfoque na importância do afeto entre o educador e a criança nos momentos de leitura, como potenciador do sucesso no ensino. Na terceira parte é delineada a metodologia da investigação deste trabalho, onde se identificam o Design da investigação e as técnicas utilizadas para a recolha de dados. No quarto capítulo é apresentada a instituição, a sua metodologia e os participantes, tendo em consideração os cuidados éticos. O quinto capítulo diz respeito à prática da investigação, onde são descritos os procedimentos e os dados recolhidos. O sexto capítulo apresenta a reflexão sobre a prática referida no capítulo anterior.
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