Antecedentes e Consequentes do Amor pela Marca no Ambiente das Aplicações Móveis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, Rita Margarida Reis Torgal da
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/84504
Resumo: Dissertação de Mestrado em Marketing apresentada à Faculdade de Economia
id RCAP_d9b90fd70d16b36981ed57cd5f4e323a
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/84504
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Antecedentes e Consequentes do Amor pela Marca no Ambiente das Aplicações MóveisAntecedents and Outcomes of Brand Love in the Mobile Applications' EnvironmentAmor pela MarcaMarcaAplicações MóveisTecnologiaMarketing DigitalBrand LoveBrandMobile ApplicationsTechnologyDigital MarketingDissertação de Mestrado em Marketing apresentada à Faculdade de EconomiaResumo Objetivo: O objetivo desta pesquisa é perceber quais são os antecedentes e os consequentes do amor que os consumidores sentem pela marca no ambiente digital das aplicações móveis. Design/ Metodologia/ Abordagem: Esta investigação propõe um modelo teórico testado através do Modelo das Equações Estruturais. Para os devidos efeitos, foi elaborado um questionário online tendo sido recolhidas 209 respostas. Resultados: Com esta pesquisa foi possível concluir que, no ambiente das aplicações móveis, a experiência online da marca, o prazer percebido e a congruência com a marca se apresentam como antecedentes do amor pela marca. Da mesma forma que, o electronic-word-of-mouth (EWOM), a lealdade à marca e a advocacia da marca se apresentam como seus consequentes. Limitações da Pesquisa: A utilização de uma amostra não probabilística por conveniência poderá ter afetado a generalização dos resultados. Destaca-se ainda a extensão do questionário, que, por conter um elevado número de questões do mesmo tipo (classificação em escala de Likert) poderá ter gerado respostas tendenciosas e que não correspondam à verdadeira opinião do indivíduo. Originalidade/ Valor: O amor pela marca, assim como os seus antecedentes e consequentes já foram investigados e testados anteriormente por diversos autores, no entanto, é notória a falha de informação e investigação deste conceito no contexto das aplicações móveis desenvolvidas pelas marcas. É neste campo que esta pesquisa se torna original e inovadora.Abstract Purpose: the objective of this research is to understand which are the antecedents and outcomes of brand love in the digital mobile applications’ environment. Design/ Methodology/ Approach: This investigation proposes a theoretical model,tested using Structural Equation Modeling. It was created an online questionnaire,which was able to gather 209 responses. Findings: With this research, it was possible to conclude that, in the mobile applications’ environment, the online brand experience, the perceived pleasure and the brand congruence are antecedents of brand love. As well as, the electronic-word-of-mouth (EWOM), the brand loyalty and the brand advocacy are its consequents. Limitations/ Practical Implications: the use of a non-probabilistic by convenience sample may have influencedthe generalization of the results. It is also important to mention the extension of the questionnaire, that, by containing an elevated number of questions of the samesort (classification in Likert’s scale), may have generated biased responses that do not represent the true opinion of the individuals. Originality/Value: The brand love, as well as its antecedents and outcomes, have been previously investigated and tested by several authors, however, it is noticeable the lack of information and investigation in the context of mobile applications developed by the brands. It is in this field that this research becomes original an innovative.2018-09-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/84504http://hdl.handle.net/10316/84504TID:202159973porCruz, Rita Margarida Reis Torgal dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2020-02-24T12:56:07Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/84504Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:06:03.410897Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Antecedentes e Consequentes do Amor pela Marca no Ambiente das Aplicações Móveis
Antecedents and Outcomes of Brand Love in the Mobile Applications' Environment
title Antecedentes e Consequentes do Amor pela Marca no Ambiente das Aplicações Móveis
spellingShingle Antecedentes e Consequentes do Amor pela Marca no Ambiente das Aplicações Móveis
Cruz, Rita Margarida Reis Torgal da
Amor pela Marca
Marca
Aplicações Móveis
Tecnologia
Marketing Digital
Brand Love
Brand
Mobile Applications
Technology
Digital Marketing
title_short Antecedentes e Consequentes do Amor pela Marca no Ambiente das Aplicações Móveis
title_full Antecedentes e Consequentes do Amor pela Marca no Ambiente das Aplicações Móveis
title_fullStr Antecedentes e Consequentes do Amor pela Marca no Ambiente das Aplicações Móveis
title_full_unstemmed Antecedentes e Consequentes do Amor pela Marca no Ambiente das Aplicações Móveis
title_sort Antecedentes e Consequentes do Amor pela Marca no Ambiente das Aplicações Móveis
author Cruz, Rita Margarida Reis Torgal da
author_facet Cruz, Rita Margarida Reis Torgal da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cruz, Rita Margarida Reis Torgal da
dc.subject.por.fl_str_mv Amor pela Marca
Marca
Aplicações Móveis
Tecnologia
Marketing Digital
Brand Love
Brand
Mobile Applications
Technology
Digital Marketing
topic Amor pela Marca
Marca
Aplicações Móveis
Tecnologia
Marketing Digital
Brand Love
Brand
Mobile Applications
Technology
Digital Marketing
description Dissertação de Mestrado em Marketing apresentada à Faculdade de Economia
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/84504
http://hdl.handle.net/10316/84504
TID:202159973
url http://hdl.handle.net/10316/84504
identifier_str_mv TID:202159973
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133951372034048