Promoção do desenvolvimento infantil :

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Mariana Bairradas Simãozinho Dinis
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/44377
Resumo: As crianças são seres vulneráveis e dependentes, que necessitam de orientação na promoção da saúde, bem-estar e desenvolvimento. É a família quem surge como referência e enquadramento para as guiar e auxiliar em todas as etapas transicionais de vida, e é o binómio criança-família que é alvo de cuidados em enfermagem de saúde infantil e pediatria. Ao prestar cuidados à criança e família, os enfermeiros deparam-se com os diferentes processos de transição do ciclo de vida, sendo perentório dirigir as intervenções para as necessidades de saúde, integrando as caraterísticas de todo o contexto envolvente de modo a facilitar as transições que atravessam. Dado que a Teoria das Transições de Afaf Meleis aborda a importância do acompanhamento em todas as transições que ocorrem ao longo da vida, este foi o referencial teórico escolhido para a prática de cuidados de enfermagem. As doenças crónicas na criança, nomeadamente a Doença Renal Crónica, são potenciadoras de alterações do desenvolvimento. Esta é mais notória aquando da necessidade de realização de Diálise Peritoneal, razão pela qual um dos focos de enfermagem a prestar a estas crianças é a promoção do desenvolvimento. O presente relatório reflete o percurso formativo em Estágio, relativo ao desenvolvimento e aquisição de competências na área de especialização em enfermagem de saúde infantil e pediatria, com enfoque na promoção do desenvolvimento infantil da criança em diálise peritoneal. São otimizadas as intervenções de enfermagem que respondem às necessidades da criança e da família, procurando a maximização da saúde e descentralizando-as da doença crónica. Neste relatório, após uma abordagem aos conceitos centrais relacionados com o Estágio, foi realizada a descrição reflexiva sobre a prática, as aprendizagens e as competências desenvolvidas ao longo deste processo formativo. Os cuidados de enfermagem prestados nos diferentes contextos de Estágio tiveram por base os princípios da filosofia dos Cuidados Centrados na Família e dos Cuidados Não Traumáticos.
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