Ciência e literatura: uma abordagem em contexto de escola e de sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fortuna, António Joaquim Lopes
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/6257
Resumo: O presente trabalho tem como intenção articular duas áreas do saber: a literatura e a ciência. Centra-se no âmbito das disciplinas, em geral, e na disciplina de Física e Química, em particular, visto ser nossa convicção conseguir-se uma articulação/diálogo entre as “duas culturas” – científica e humanística – através de práticas educativas no âmbito de Escola, com ênfase no Plano Anual de Atividades, e no âmbito da Didática, enfatizando, no nosso caso, a educação em ciências. O capítulo 1 justifica a intenção de articular duas áreas do saber: a Literatura e a Ciência, abordando o capítulo 2 a necessidade de as humanidades se constituírem como uma ferramenta fundamental para se compreender as disciplinas das áreas científicas e vice-versa. No capítulo 3 discute-se, para colmatar a lacuna existente entre as “duas culturas”, a importância da interdisciplinaridade e transdisciplinaridade, bem como os contributos da investigação didática das ciências e o papel da literatura na divulgação e ensino da ciência. Apresentam-se excertos de obras literárias de escritores portugueses e as respetivas análises, literária e científica. Apresenta-se no capítulo 4 uma proposta didática com o intuito de articular a Literatura e a Ciência. Esta proposta engloba dois níveis de atuação: A nível do Plano Anual de Atividades da Escola e a nível de Sala de Aula. Neste último nível o autor propõe-se utilizar a metodologia da Resolução de Problemas em Física e Química. No capítulo 5 apresentam-se experiências de articulação entre as “duas culturas”, realizadas pelo autor em contexto de escola e em contexto de sala de aula. Em contexto de escola a intervenção integra-se nos Planos Anuais de Atividades, propiciando a autoformação e formação de outros agentes educativos. Em contexto de sala de aula a abordagem suporte será a da “Resolução de Problemas em Física”, dado permitir uma articulação e uma abordagem adequadas dos conceitos em função do contexto educativo apresentado aos alunos. No capítulo 6 procede-se a uma breve discussão sobre a problemática tratada.
id RCAP_d9d5e3d32e264cec0df1c0353701d413
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/6257
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Ciência e literatura: uma abordagem em contexto de escola e de sala de aulaDidáticaCiênciaLiteraturaDuas culturasO presente trabalho tem como intenção articular duas áreas do saber: a literatura e a ciência. Centra-se no âmbito das disciplinas, em geral, e na disciplina de Física e Química, em particular, visto ser nossa convicção conseguir-se uma articulação/diálogo entre as “duas culturas” – científica e humanística – através de práticas educativas no âmbito de Escola, com ênfase no Plano Anual de Atividades, e no âmbito da Didática, enfatizando, no nosso caso, a educação em ciências. O capítulo 1 justifica a intenção de articular duas áreas do saber: a Literatura e a Ciência, abordando o capítulo 2 a necessidade de as humanidades se constituírem como uma ferramenta fundamental para se compreender as disciplinas das áreas científicas e vice-versa. No capítulo 3 discute-se, para colmatar a lacuna existente entre as “duas culturas”, a importância da interdisciplinaridade e transdisciplinaridade, bem como os contributos da investigação didática das ciências e o papel da literatura na divulgação e ensino da ciência. Apresentam-se excertos de obras literárias de escritores portugueses e as respetivas análises, literária e científica. Apresenta-se no capítulo 4 uma proposta didática com o intuito de articular a Literatura e a Ciência. Esta proposta engloba dois níveis de atuação: A nível do Plano Anual de Atividades da Escola e a nível de Sala de Aula. Neste último nível o autor propõe-se utilizar a metodologia da Resolução de Problemas em Física e Química. No capítulo 5 apresentam-se experiências de articulação entre as “duas culturas”, realizadas pelo autor em contexto de escola e em contexto de sala de aula. Em contexto de escola a intervenção integra-se nos Planos Anuais de Atividades, propiciando a autoformação e formação de outros agentes educativos. Em contexto de sala de aula a abordagem suporte será a da “Resolução de Problemas em Física”, dado permitir uma articulação e uma abordagem adequadas dos conceitos em função do contexto educativo apresentado aos alunos. No capítulo 6 procede-se a uma breve discussão sobre a problemática tratada.The present study aims to relate two knowledge areas: literature and science. It centers on the subjects, in general, and particularly on physics and chemistry, since our conviction is that is possible to achieve an articulation/dialogue between the “two cultures”- Scientifics and humanistics- through the educational practices in school, emphasizing the annual activities plan, and in didactics, emphasizing, in the case in question, the education on science. Chapter one justifies the purpose to relate the two areas of knowledge: literature and science, while chapter two focuses on the need of humanities to be a fundamental tool to understand the scientific areas subjects and vice versa. On chapter three, it is discussed, to bridge a gap existent between the two cultures, the importance of the interdisciplinary and transdisciplinary as contributes to the didactics science research and the role of literature in the diffusion of teaching science. On chapter four, is presented a didactic proposition aiming to relate literature and science. This proposition includes two action levels: the school annual activities plan and the classroom itself. In the last one, the author intends to use the Physics and Chemistry problem-solving methodology. On chapter five, related experiences between the two cultures are presented, all done by the author in school/ educational and classroom contexts. In school/ educational context the intervention is integrated in the annual activities plan, proportionating the self-formation and other educational agents’ formation. In classroom context the support approaching will be the “physics problem-solving”, allowing a relation and an adequate approach of concepts according to the educational student context. On chapter six is presented a brief discussion about the problematic approached.2016-07-21T14:32:45Z2016-07-21T00:00:00Z2016-07-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/6257porFortuna, António Joaquim Lopesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:48:11Zoai:repositorio.utad.pt:10348/6257Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:04:34.723450Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Ciência e literatura: uma abordagem em contexto de escola e de sala de aula
title Ciência e literatura: uma abordagem em contexto de escola e de sala de aula
spellingShingle Ciência e literatura: uma abordagem em contexto de escola e de sala de aula
Fortuna, António Joaquim Lopes
Didática
Ciência
Literatura
Duas culturas
title_short Ciência e literatura: uma abordagem em contexto de escola e de sala de aula
title_full Ciência e literatura: uma abordagem em contexto de escola e de sala de aula
title_fullStr Ciência e literatura: uma abordagem em contexto de escola e de sala de aula
title_full_unstemmed Ciência e literatura: uma abordagem em contexto de escola e de sala de aula
title_sort Ciência e literatura: uma abordagem em contexto de escola e de sala de aula
author Fortuna, António Joaquim Lopes
author_facet Fortuna, António Joaquim Lopes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fortuna, António Joaquim Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv Didática
Ciência
Literatura
Duas culturas
topic Didática
Ciência
Literatura
Duas culturas
description O presente trabalho tem como intenção articular duas áreas do saber: a literatura e a ciência. Centra-se no âmbito das disciplinas, em geral, e na disciplina de Física e Química, em particular, visto ser nossa convicção conseguir-se uma articulação/diálogo entre as “duas culturas” – científica e humanística – através de práticas educativas no âmbito de Escola, com ênfase no Plano Anual de Atividades, e no âmbito da Didática, enfatizando, no nosso caso, a educação em ciências. O capítulo 1 justifica a intenção de articular duas áreas do saber: a Literatura e a Ciência, abordando o capítulo 2 a necessidade de as humanidades se constituírem como uma ferramenta fundamental para se compreender as disciplinas das áreas científicas e vice-versa. No capítulo 3 discute-se, para colmatar a lacuna existente entre as “duas culturas”, a importância da interdisciplinaridade e transdisciplinaridade, bem como os contributos da investigação didática das ciências e o papel da literatura na divulgação e ensino da ciência. Apresentam-se excertos de obras literárias de escritores portugueses e as respetivas análises, literária e científica. Apresenta-se no capítulo 4 uma proposta didática com o intuito de articular a Literatura e a Ciência. Esta proposta engloba dois níveis de atuação: A nível do Plano Anual de Atividades da Escola e a nível de Sala de Aula. Neste último nível o autor propõe-se utilizar a metodologia da Resolução de Problemas em Física e Química. No capítulo 5 apresentam-se experiências de articulação entre as “duas culturas”, realizadas pelo autor em contexto de escola e em contexto de sala de aula. Em contexto de escola a intervenção integra-se nos Planos Anuais de Atividades, propiciando a autoformação e formação de outros agentes educativos. Em contexto de sala de aula a abordagem suporte será a da “Resolução de Problemas em Física”, dado permitir uma articulação e uma abordagem adequadas dos conceitos em função do contexto educativo apresentado aos alunos. No capítulo 6 procede-se a uma breve discussão sobre a problemática tratada.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-21T14:32:45Z
2016-07-21T00:00:00Z
2016-07-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/6257
url http://hdl.handle.net/10348/6257
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137131728207872