Ciência e literatura: uma abordagem em contexto de escola e de sala de aula
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/6257 |
Resumo: | O presente trabalho tem como intenção articular duas áreas do saber: a literatura e a ciência. Centra-se no âmbito das disciplinas, em geral, e na disciplina de Física e Química, em particular, visto ser nossa convicção conseguir-se uma articulação/diálogo entre as “duas culturas” – científica e humanística – através de práticas educativas no âmbito de Escola, com ênfase no Plano Anual de Atividades, e no âmbito da Didática, enfatizando, no nosso caso, a educação em ciências. O capítulo 1 justifica a intenção de articular duas áreas do saber: a Literatura e a Ciência, abordando o capítulo 2 a necessidade de as humanidades se constituírem como uma ferramenta fundamental para se compreender as disciplinas das áreas científicas e vice-versa. No capítulo 3 discute-se, para colmatar a lacuna existente entre as “duas culturas”, a importância da interdisciplinaridade e transdisciplinaridade, bem como os contributos da investigação didática das ciências e o papel da literatura na divulgação e ensino da ciência. Apresentam-se excertos de obras literárias de escritores portugueses e as respetivas análises, literária e científica. Apresenta-se no capítulo 4 uma proposta didática com o intuito de articular a Literatura e a Ciência. Esta proposta engloba dois níveis de atuação: A nível do Plano Anual de Atividades da Escola e a nível de Sala de Aula. Neste último nível o autor propõe-se utilizar a metodologia da Resolução de Problemas em Física e Química. No capítulo 5 apresentam-se experiências de articulação entre as “duas culturas”, realizadas pelo autor em contexto de escola e em contexto de sala de aula. Em contexto de escola a intervenção integra-se nos Planos Anuais de Atividades, propiciando a autoformação e formação de outros agentes educativos. Em contexto de sala de aula a abordagem suporte será a da “Resolução de Problemas em Física”, dado permitir uma articulação e uma abordagem adequadas dos conceitos em função do contexto educativo apresentado aos alunos. No capítulo 6 procede-se a uma breve discussão sobre a problemática tratada. |
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