A teoria das representações sociais e a cognição matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abreu, Guida de
Data de Publicação: 1995
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.48489/quadrante.22664
Resumo: Este artigo apresenta uma discussão teórica sobre as influências sócio-culturais na cognição matemática. Uma análise do paradigma dominante na pesquisa em cognição e cultura mostra como as teorias de Piaget e Vygotsky contribuíram para o avanço nesta área. Ao mesmo tempo essa análise aponta limitações na forma como as influências sócio-culturais têm sido teorizadas e estudadas. Na segunda parte do artigo argumenta-se que a teoria das representações sociais pode proporcionar uma base para o desenvolvimento de uma nova perspectiva teórica que ultrapasse as limitações apontadas.
id RCAP_d9e567498623740fbb16b3a711fbb06e
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/22664
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A teoria das representações sociais e a cognição matemáticaA teoria das representações sociais e a cognição matemáticaArtigosEste artigo apresenta uma discussão teórica sobre as influências sócio-culturais na cognição matemática. Uma análise do paradigma dominante na pesquisa em cognição e cultura mostra como as teorias de Piaget e Vygotsky contribuíram para o avanço nesta área. Ao mesmo tempo essa análise aponta limitações na forma como as influências sócio-culturais têm sido teorizadas e estudadas. Na segunda parte do artigo argumenta-se que a teoria das representações sociais pode proporcionar uma base para o desenvolvimento de uma nova perspectiva teórica que ultrapasse as limitações apontadas.This paper presents a theoretical discussion about the socio-cultural influences in mathematics cognition. An analysis of the dominant paradigm in research in cognition and culture shows how Piaget and Vygotsky have contributed to the advancement in this area. At the same time that analysis points to limitations in the way socio-cultural influences have been theorized and studied. In the second part of the paper it is argued that the social representations theory could provide a basis for the development of a new perspective which overcomes the limitations identified.APM - Associação de Professores de Matemática1995-06-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.48489/quadrante.22664por2183-28380872-3915Abreu, Guida deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-22T17:06:39Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/22664Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:01:08.591204Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A teoria das representações sociais e a cognição matemática
A teoria das representações sociais e a cognição matemática
title A teoria das representações sociais e a cognição matemática
spellingShingle A teoria das representações sociais e a cognição matemática
Abreu, Guida de
Artigos
title_short A teoria das representações sociais e a cognição matemática
title_full A teoria das representações sociais e a cognição matemática
title_fullStr A teoria das representações sociais e a cognição matemática
title_full_unstemmed A teoria das representações sociais e a cognição matemática
title_sort A teoria das representações sociais e a cognição matemática
author Abreu, Guida de
author_facet Abreu, Guida de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Abreu, Guida de
dc.subject.por.fl_str_mv Artigos
topic Artigos
description Este artigo apresenta uma discussão teórica sobre as influências sócio-culturais na cognição matemática. Uma análise do paradigma dominante na pesquisa em cognição e cultura mostra como as teorias de Piaget e Vygotsky contribuíram para o avanço nesta área. Ao mesmo tempo essa análise aponta limitações na forma como as influências sócio-culturais têm sido teorizadas e estudadas. Na segunda parte do artigo argumenta-se que a teoria das representações sociais pode proporcionar uma base para o desenvolvimento de uma nova perspectiva teórica que ultrapasse as limitações apontadas.
publishDate 1995
dc.date.none.fl_str_mv 1995-06-30T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.48489/quadrante.22664
url https://doi.org/10.48489/quadrante.22664
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2183-2838
0872-3915
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv APM - Associação de Professores de Matemática
publisher.none.fl_str_mv APM - Associação de Professores de Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130476277923840