A teoria das representações sociais e a cognição matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1995 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.48489/quadrante.22664 |
Resumo: | Este artigo apresenta uma discussão teórica sobre as influências sócio-culturais na cognição matemática. Uma análise do paradigma dominante na pesquisa em cognição e cultura mostra como as teorias de Piaget e Vygotsky contribuíram para o avanço nesta área. Ao mesmo tempo essa análise aponta limitações na forma como as influências sócio-culturais têm sido teorizadas e estudadas. Na segunda parte do artigo argumenta-se que a teoria das representações sociais pode proporcionar uma base para o desenvolvimento de uma nova perspectiva teórica que ultrapasse as limitações apontadas. |
id |
RCAP_d9e567498623740fbb16b3a711fbb06e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/22664 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A teoria das representações sociais e a cognição matemáticaA teoria das representações sociais e a cognição matemáticaArtigosEste artigo apresenta uma discussão teórica sobre as influências sócio-culturais na cognição matemática. Uma análise do paradigma dominante na pesquisa em cognição e cultura mostra como as teorias de Piaget e Vygotsky contribuíram para o avanço nesta área. Ao mesmo tempo essa análise aponta limitações na forma como as influências sócio-culturais têm sido teorizadas e estudadas. Na segunda parte do artigo argumenta-se que a teoria das representações sociais pode proporcionar uma base para o desenvolvimento de uma nova perspectiva teórica que ultrapasse as limitações apontadas.This paper presents a theoretical discussion about the socio-cultural influences in mathematics cognition. An analysis of the dominant paradigm in research in cognition and culture shows how Piaget and Vygotsky have contributed to the advancement in this area. At the same time that analysis points to limitations in the way socio-cultural influences have been theorized and studied. In the second part of the paper it is argued that the social representations theory could provide a basis for the development of a new perspective which overcomes the limitations identified.APM - Associação de Professores de Matemática1995-06-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.48489/quadrante.22664por2183-28380872-3915Abreu, Guida deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-22T17:06:39Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/22664Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:01:08.591204Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A teoria das representações sociais e a cognição matemática A teoria das representações sociais e a cognição matemática |
title |
A teoria das representações sociais e a cognição matemática |
spellingShingle |
A teoria das representações sociais e a cognição matemática Abreu, Guida de Artigos |
title_short |
A teoria das representações sociais e a cognição matemática |
title_full |
A teoria das representações sociais e a cognição matemática |
title_fullStr |
A teoria das representações sociais e a cognição matemática |
title_full_unstemmed |
A teoria das representações sociais e a cognição matemática |
title_sort |
A teoria das representações sociais e a cognição matemática |
author |
Abreu, Guida de |
author_facet |
Abreu, Guida de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Abreu, Guida de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artigos |
topic |
Artigos |
description |
Este artigo apresenta uma discussão teórica sobre as influências sócio-culturais na cognição matemática. Uma análise do paradigma dominante na pesquisa em cognição e cultura mostra como as teorias de Piaget e Vygotsky contribuíram para o avanço nesta área. Ao mesmo tempo essa análise aponta limitações na forma como as influências sócio-culturais têm sido teorizadas e estudadas. Na segunda parte do artigo argumenta-se que a teoria das representações sociais pode proporcionar uma base para o desenvolvimento de uma nova perspectiva teórica que ultrapasse as limitações apontadas. |
publishDate |
1995 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1995-06-30T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.48489/quadrante.22664 |
url |
https://doi.org/10.48489/quadrante.22664 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2183-2838 0872-3915 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
APM - Associação de Professores de Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
APM - Associação de Professores de Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130476277923840 |