Grafitos antigos no mosteiro de Santa Clara-a-Velha, Coimbra
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/93750 |
Resumo: | Relatório de Estágio do Mestrado em Arte e Património apresentado à Faculdade de Letras |
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Grafitos antigos no mosteiro de Santa Clara-a-Velha, CoimbraANCIENT GRAFFITI IN THE MONASTERY OF SANTA CLARA-A-VELHA, COIMBRAGrafitos AntigosMosteiro Santa Clara-a-VelhaSímbolosApotropaicoDevoçãoAncient GraffitiSanta Clara-a-Velha MonasterySymbolsApotropaicDevotionRelatório de Estágio do Mestrado em Arte e Património apresentado à Faculdade de LetrasO presente relatório parte do estágio curricular realizado no Turismo Centro Portugal (delegação de Coimbra) e aborda o tema dos grafitos antigos (séculos XIV a XVII), que se encontram na igreja do Mosteiro de Santa Clara-a-Velha de Coimbra e que infelizmente passam despercebidos ao público que visita diariamente o edifício.A escolha do tema prendeu-se sobretudo com a verificação de uma enorme carência relativamente ao estudo e divulgação dos grafitos antigos, em contexto nacional.O objectivo central deste estágio e relatório é comunicar a existência dos grafitos de Santa Clara-a-Velha a um público não especializado em contexto turístico, o que se traduz na análise e proposta de interpretação dos grafitos antigos vertida num exercício prático de visita e identificação dos mesmos no Mosteiro de Santa Clara-a-Velha. O presente relatório começa por abordar um breve contexto relativamente ao espaço onde os grafitos antigos estão inseridos, a possível cronologia dos mesmos, assim como indicação das ferramentas que serviram de recurso à inscrição dos grafitos antigos.Concluindo que os grafitos antigos presentes na referida igreja do mosteiro, na sua maioria, poderão corresponder a preces registadas na parede, como resposta e solução dos receios que amedrontavam a comunidade dos fiéis, estes são convertidos em três categorias, correspondentes a símbolos apotropaicos, a ex-votos e a grafitos lúdicos. Na categoria de ex-votos é ainda desenvolvida a possibilidade da ligação entre a realização dos grafitos antigos e o culto dedicado à Rainha Santa Isabel.Segue posteriormente, a proposta de análise individual de cada um dos grafitos antigos, presentes na parede que separa o coro da restante igreja.Por fim, relativamente à parte prática é exposta uma nota introdutória referente ao Guia dos Grafitos Antigos. Conclui-se este trabalho com o respetivo Guia, com frente e verso, onde de forma resumida é apresentada a proposta de interpretação dos grafitos, assim como a sua localização com recurso a código QR.This curricular internship report carried out at Turismo Centro Portugal (Coimbra delegation), addresses the ancient graffiti (14th to 17th centuries) which are found in the church of the Monastery of Santa Clara-a-Velha of Coimbra, and which unfortunately remains unnoticed by the daily visitors of the building.The choice of this theme was mainly due to the fact that there is a huge lack in relation to the study and dissemination of ancient graffiti, in a national context.The main goal of this internship and its report is to communicate the existence of the graffiti in Santa Clara-a-Velha to a non-specialized public in a tourist context, which translates into the analysis and proposal of interpretation of the ancient graffiti as a practical exercise of visiting and identifying them in the Monastery from Santa Clara-a-Velha.The present report begins by addressing a brief context regarding the space where the ancient graffiti is inserted, their possible chronology, as well as an indication of the tools that served as a resource for the inscription of the ancient graffiti.Concluding that the ancient graffiti present in the aforementioned church of the monastery, may be the result of prayers registered on the wall, as an answer and solution of the fears that frightened the community, these are converted into three categories, corresponding to apotropaic symbols, ex-votos and playful graffiti. In the category of ex-votos, the possibility of a connection between the making of ancient graffiti and the cult dedicated to Holy Queen Isabel is also developed.Then follow, the proposal for individual analysis of each of the ancient graffiti, present on the wall that separates the choir from the rest of the church.Finally, in relation to the practical part, an introductory note regarding the Ancient Graffiti Guide is exposed. This work is concluded with the respective Guide, with front and back, where the proposal for the interpretation of graffiti is briefly presented, as well as the location through a QR code.2020-11-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/93750http://hdl.handle.net/10316/93750TID:202674568porBairras, Andreia Filipa Vazinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T10:10:38Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/93750Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:12:39.273125Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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