A percepção do termo desertificação na comunicação social, na política e na sociedade em geral, em Portugal
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/5515 |
Resumo: | Dissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Gestão do Território, área de especialização em Ambiente e Recursos Naturais |
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A percepção do termo desertificação na comunicação social, na política e na sociedade em geral, em PortugalDesertificaçãoPercepçãoComunicação SocialPolíticaSociedadeDissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Gestão do Território, área de especialização em Ambiente e Recursos NaturaisA Desertificação é considerada actualmente um dos mais graves problemas ambientais à escala global, com implicações económicas, sociais e ambientais. Está também associada à perda de biodiversidade e às mudanças climáticas. Portugal, tal como outros Países do Sul da Europa (Espanha, Itália e Grécia), encontra-se cada vez mais afectado por este fenómeno. Neste sentido, é importante conhecer as causas da desertificação, saber quais são as suas consequências e que medidas devem ser tomadas no sentido de atenuar ou inverter este fenómeno. É igualmente relevante ter conhecimento do trabalho que tem sido desenvolvido pela comunidade cientifica nesta área e quais as suas aplicações no Ordenamento do Território. Sendo Portugal um dos Países afectados, e atendendo ao facto de a Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação ter como um dos seus objectivos essenciais alertar entidades políticas e a sociedade para este problema, através da Comunicação Social ou de quaisquer outros meios, Assim torna-se fundamental compreender qual é a percepção sobre desertificação, que têm os jornalistas, os políticos e decisores, e o público em geral. Com esse objectivo, analisaram-se notícias, publicadas online, conteúdos na Internet e inquéritos por questionário.Faculdade de Ciências Socias e Humanas, Universidade Nova de LisboaRoxo, Maria JoséCasimiro, Pedro CortesãoRUNNeves, Bruno Miguel Almeida2011-04-15T13:31:43Z2010-032010-03-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/5515porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-22T17:08:50Zoai:run.unl.pt:10362/5515Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-22T17:08:50Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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