O papel da universidade e a influência da liderança docente no processo de ensino/aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Veiga, Hugo Ricardo de Paiva
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/40812
Resumo: A universidade é uma referência científica e o espaço intelectual e acadêmico que forma cidadãos. Contraditoriamente, tem se mostrado uma instituição tradicionalista, conservadora, fragmentada, que encontra dificuldade na busca por inovação. A formação de um espaço harmônico capaz de desenvolver o intelecto e manter a mente aberta a novas e infinitas possibilidades, exige do professor um novo papel, que vai além de mero reprodutor de conhecimento, a uma função de mediador do contexto no qual os alunos se inserem, evidenciando suas experiências e entendimentos sobre o mundo. A validade do presente estudo concentra-se na possibilidade de uma contribuição efetiva para a excelência da prática docente e na possibilidade de novas discussões e reflexões sobre a importância do papel de liderança do docente, assim como as principais influências na relação alunoprofessor. Este trabalho tem por objetivo geral: Analisar a relevância da liderança do docente no processo ensino-aprendizagem em sala de aula; e por objetivos específicos: Estudar a liderança na docência e gestão pedagógica; Caracterizar os estilos e teorias de liderança; Compreender os determinantes que influenciam na relação aluno-professor em classe; Caracterizar as habilidades necessárias para tornar o professor um líder na sua prática como docente. Hipóteses de trabalho: a liderança do docente é um vetor potencializador do processo ensino-aprendizagem; O estilo de liderança assumido pelo professor contribui para a eficácia da gestão escolar. Este estudo justifica-se pelo fato de que o papel de liderança exercido pelo docente em sala de aula pode ser um fator de engajamento e facilitador do processo de ensino-aprendizagem, possibilitando a criação de um ambiente salutar e que atenda às principais demandas dos grupos discentes de forma assertiva. Trata-se de uma pesquisa quantitativa e qualitativa, na forma de um estudo de caso, realizada na Universidade Federal do Maranhão - UFMA. Para responder aos questionários, foram solicitados voluntários (alunos), considerando que a disposição em participar da pesquisa concorrerá para conclusão de resultados mais idôneos e significativos. Foram aplicados questionários com perguntas objetivas e subjetivas para os alunos, além de uma entrevista gravada com a Professora Coordenadora dos cursos de Hotelaria e Turismo. A educação é um dos fatores mais importantes na vida dos alunos e da sociedade em geral e concluiu-se de forma inconteste, neste estudo, que a liderança é a chave para o sucesso dos sistemas educativos, pois colabora para mudanças positivas e para o enfrentamento de desafios, contribuindo para a excelência do ensino acadêmico. Vale a pena ressaltar, que o ponto de partida deste trabalho de pesquisa levou em consideração um questionamento bastante relevante e que tem preocupado de sobremaneira todas as pessoas que fazem parte dos ambientes acadêmico, tendo como ponto de partida a relação professor-aluno e o processo ensino-aprendizagem.
id RCAP_da0f44c81b11e56f036f62c0d26c7d32
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/40812
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O papel da universidade e a influência da liderança docente no processo de ensino/aprendizagemLiderançaGestãoEnsino e aprendizagemLeadershipManagementTeaching and learningDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoA universidade é uma referência científica e o espaço intelectual e acadêmico que forma cidadãos. Contraditoriamente, tem se mostrado uma instituição tradicionalista, conservadora, fragmentada, que encontra dificuldade na busca por inovação. A formação de um espaço harmônico capaz de desenvolver o intelecto e manter a mente aberta a novas e infinitas possibilidades, exige do professor um novo papel, que vai além de mero reprodutor de conhecimento, a uma função de mediador do contexto no qual os alunos se inserem, evidenciando suas experiências e entendimentos sobre o mundo. A validade do presente estudo concentra-se na possibilidade de uma contribuição efetiva para a excelência da prática docente e na possibilidade de novas discussões e reflexões sobre a importância do papel de liderança do docente, assim como as principais influências na relação alunoprofessor. Este trabalho tem por objetivo geral: Analisar a relevância da liderança do docente no processo ensino-aprendizagem em sala de aula; e por objetivos específicos: Estudar a liderança na docência e gestão pedagógica; Caracterizar os estilos e teorias de liderança; Compreender os determinantes que influenciam na relação aluno-professor em classe; Caracterizar as habilidades necessárias para tornar o professor um líder na sua prática como docente. Hipóteses de trabalho: a liderança do docente é um vetor potencializador do processo ensino-aprendizagem; O estilo de liderança assumido pelo professor contribui para a eficácia da gestão escolar. Este estudo justifica-se pelo fato de que o papel de liderança exercido pelo docente em sala de aula pode ser um fator de engajamento e facilitador do processo de ensino-aprendizagem, possibilitando a criação de um ambiente salutar e que atenda às principais demandas dos grupos discentes de forma assertiva. Trata-se de uma pesquisa quantitativa e qualitativa, na forma de um estudo de caso, realizada na Universidade Federal do Maranhão - UFMA. Para responder aos questionários, foram solicitados voluntários (alunos), considerando que a disposição em participar da pesquisa concorrerá para conclusão de resultados mais idôneos e significativos. Foram aplicados questionários com perguntas objetivas e subjetivas para os alunos, além de uma entrevista gravada com a Professora Coordenadora dos cursos de Hotelaria e Turismo. A educação é um dos fatores mais importantes na vida dos alunos e da sociedade em geral e concluiu-se de forma inconteste, neste estudo, que a liderança é a chave para o sucesso dos sistemas educativos, pois colabora para mudanças positivas e para o enfrentamento de desafios, contribuindo para a excelência do ensino acadêmico. Vale a pena ressaltar, que o ponto de partida deste trabalho de pesquisa levou em consideração um questionamento bastante relevante e que tem preocupado de sobremaneira todas as pessoas que fazem parte dos ambientes acadêmico, tendo como ponto de partida a relação professor-aluno e o processo ensino-aprendizagem.The university is considered a reference for scientific research, as well as the intellectual and academic space that forms citizens. At the same time, it is also a traditionalist, conservative, bureaucratic, fragmented and resistant to change institution, presenting difficulties in seeking innovation. In this sense, a new role is required from the teacher that goes beyond mere reproducer of knowledge, but of mediator of the context in which students find themselves, evidencing their experiences and understanding of the world. Therefore, the relevance of the present study is based on the possibility of contributing to the teacher's practice in the classroom, as well as enabling new discussions and reflections on the teacher's leadership role in the classroom, indicating the main influences on the student relationship. -teacher. This study has the general objective: To analyze the influence of teacher leadership in the teaching and learning process in the classroom. And for specific objectives: Study leadership in teaching and pedagogical management; Characterize leadership styles and theories; Understand the determinants that influence the student-teacher relationship in the classroom; Characterize the skills that are necessary for the teacher to be a leader in the classroom. The study is justified by the fact that the leadership role played by the teacher in the classroom can be a factor of engagement and facilitator in the teaching-learning process, enabling the creation of a healthy environment and meeting the main demands of groups of students. assertively. Working hypotheses: the teacher's leadership is a potentiating vector of the teaching-learning process; The leadership style assumed by the teacher contributes to the effectiveness of school management. It is a quantitative and qualitative research, in the form of a case study. The research was carried out at the Federal University of Maranhão - UFMA. Volunteers (students) were requested to answer the questionnaires, considering that the willingness to participate in the research will lead to more significant results. Questionnaires with objective and subjective questions were applied to the students, in addition to a recorded interview with the Coordinator Professor of the Hospitality and Tourism courses, Drª Monica. Education is one of the most important factors in the lives of students and society in general, and it was realized through the present study that leadership is the key to the success of educational systems, as it contributes to positive changes and to facing challenges. challenges in order to increase the quality of education. However, it is worth remembering that the starting point of this research work began with a very relevant issue that greatly concerns all people who are part of school environments: the teacher-student relationship and the teaching-learning process.Estêvão, Carlos Alberto VilarVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaVeiga, Hugo Ricardo de Paiva2023-04-13T11:25:07Z2023-03-022023-012023-03-02T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/40812TID:203267419porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:46:22Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/40812Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:33:30.229694Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O papel da universidade e a influência da liderança docente no processo de ensino/aprendizagem
title O papel da universidade e a influência da liderança docente no processo de ensino/aprendizagem
spellingShingle O papel da universidade e a influência da liderança docente no processo de ensino/aprendizagem
Veiga, Hugo Ricardo de Paiva
Liderança
Gestão
Ensino e aprendizagem
Leadership
Management
Teaching and learning
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short O papel da universidade e a influência da liderança docente no processo de ensino/aprendizagem
title_full O papel da universidade e a influência da liderança docente no processo de ensino/aprendizagem
title_fullStr O papel da universidade e a influência da liderança docente no processo de ensino/aprendizagem
title_full_unstemmed O papel da universidade e a influência da liderança docente no processo de ensino/aprendizagem
title_sort O papel da universidade e a influência da liderança docente no processo de ensino/aprendizagem
author Veiga, Hugo Ricardo de Paiva
author_facet Veiga, Hugo Ricardo de Paiva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Estêvão, Carlos Alberto Vilar
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Veiga, Hugo Ricardo de Paiva
dc.subject.por.fl_str_mv Liderança
Gestão
Ensino e aprendizagem
Leadership
Management
Teaching and learning
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Liderança
Gestão
Ensino e aprendizagem
Leadership
Management
Teaching and learning
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description A universidade é uma referência científica e o espaço intelectual e acadêmico que forma cidadãos. Contraditoriamente, tem se mostrado uma instituição tradicionalista, conservadora, fragmentada, que encontra dificuldade na busca por inovação. A formação de um espaço harmônico capaz de desenvolver o intelecto e manter a mente aberta a novas e infinitas possibilidades, exige do professor um novo papel, que vai além de mero reprodutor de conhecimento, a uma função de mediador do contexto no qual os alunos se inserem, evidenciando suas experiências e entendimentos sobre o mundo. A validade do presente estudo concentra-se na possibilidade de uma contribuição efetiva para a excelência da prática docente e na possibilidade de novas discussões e reflexões sobre a importância do papel de liderança do docente, assim como as principais influências na relação alunoprofessor. Este trabalho tem por objetivo geral: Analisar a relevância da liderança do docente no processo ensino-aprendizagem em sala de aula; e por objetivos específicos: Estudar a liderança na docência e gestão pedagógica; Caracterizar os estilos e teorias de liderança; Compreender os determinantes que influenciam na relação aluno-professor em classe; Caracterizar as habilidades necessárias para tornar o professor um líder na sua prática como docente. Hipóteses de trabalho: a liderança do docente é um vetor potencializador do processo ensino-aprendizagem; O estilo de liderança assumido pelo professor contribui para a eficácia da gestão escolar. Este estudo justifica-se pelo fato de que o papel de liderança exercido pelo docente em sala de aula pode ser um fator de engajamento e facilitador do processo de ensino-aprendizagem, possibilitando a criação de um ambiente salutar e que atenda às principais demandas dos grupos discentes de forma assertiva. Trata-se de uma pesquisa quantitativa e qualitativa, na forma de um estudo de caso, realizada na Universidade Federal do Maranhão - UFMA. Para responder aos questionários, foram solicitados voluntários (alunos), considerando que a disposição em participar da pesquisa concorrerá para conclusão de resultados mais idôneos e significativos. Foram aplicados questionários com perguntas objetivas e subjetivas para os alunos, além de uma entrevista gravada com a Professora Coordenadora dos cursos de Hotelaria e Turismo. A educação é um dos fatores mais importantes na vida dos alunos e da sociedade em geral e concluiu-se de forma inconteste, neste estudo, que a liderança é a chave para o sucesso dos sistemas educativos, pois colabora para mudanças positivas e para o enfrentamento de desafios, contribuindo para a excelência do ensino acadêmico. Vale a pena ressaltar, que o ponto de partida deste trabalho de pesquisa levou em consideração um questionamento bastante relevante e que tem preocupado de sobremaneira todas as pessoas que fazem parte dos ambientes acadêmico, tendo como ponto de partida a relação professor-aluno e o processo ensino-aprendizagem.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-04-13T11:25:07Z
2023-03-02
2023-01
2023-03-02T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/40812
TID:203267419
url http://hdl.handle.net/10400.14/40812
identifier_str_mv TID:203267419
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132061494149120