O contributo do Business Intelligence na comunicação digital

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Juliana Maria Silva
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/26071
Resumo: Para que uma organização alcance os objetivos estabelecidos de crescimento, reconhecimento e progressão é necessário que a sua comunicação seja direcionada e segmentada de acordo com o público-alvo, dotada de ferramentas e plataformas que potenciem a sua visibilidade, atraindo assim potenciais clientes, levando-os a consumir um produto ou serviço desejado. A par da expansão da comunicação digital e o exponencial crescimento de dados em ambiente online, o Business Intelligence (BI) oferece diversas vantagens no que diz respeito à comunicação digital e conhecer melhor o público para estabelecer estratégias mais direcionadas e segmentadas é fundamental. Neste sentido, este projeto apresenta uma solução de BI, desenvolvido através da metodologia CRISP-DM (CRoss Industry Standard Process for Data Mining), com o objetivo de criar uma solução de suporte à decisão através da implementação de um Data Warehouse para uma organização. Os dados foram extraídos do Google Analytics e os dashboards foram desenvolvidos para fornecer insights úteis aos gestores de comunicação, utilizando a ferramenta Power BI. A implementação da solução de BI foi validada e aceite pela Direção da organização, permitindo perceber a importância e pertinência da solução de BI criada. Contribui-se, assim, para realçar a importância da utilização de soluções de Business Intelligence no processo de tomada de decisão nas organizações, um vasto conjunto de dados com características e fontes diferentes pode ser interligado usando modelos de dados, que agilizam a análise das informações e a avaliação do desempenho das organizações.
id RCAP_da187716b58c3283b1978307251a8799
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/26071
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O contributo do Business Intelligence na comunicação digitalBusiness intelligenceComunicação digitalData warehouseSistemas de apoio à decisãoBusiness intelligenceDigital communicationData warehouseDecision support systemsGestãoPara que uma organização alcance os objetivos estabelecidos de crescimento, reconhecimento e progressão é necessário que a sua comunicação seja direcionada e segmentada de acordo com o público-alvo, dotada de ferramentas e plataformas que potenciem a sua visibilidade, atraindo assim potenciais clientes, levando-os a consumir um produto ou serviço desejado. A par da expansão da comunicação digital e o exponencial crescimento de dados em ambiente online, o Business Intelligence (BI) oferece diversas vantagens no que diz respeito à comunicação digital e conhecer melhor o público para estabelecer estratégias mais direcionadas e segmentadas é fundamental. Neste sentido, este projeto apresenta uma solução de BI, desenvolvido através da metodologia CRISP-DM (CRoss Industry Standard Process for Data Mining), com o objetivo de criar uma solução de suporte à decisão através da implementação de um Data Warehouse para uma organização. Os dados foram extraídos do Google Analytics e os dashboards foram desenvolvidos para fornecer insights úteis aos gestores de comunicação, utilizando a ferramenta Power BI. A implementação da solução de BI foi validada e aceite pela Direção da organização, permitindo perceber a importância e pertinência da solução de BI criada. Contribui-se, assim, para realçar a importância da utilização de soluções de Business Intelligence no processo de tomada de decisão nas organizações, um vasto conjunto de dados com características e fontes diferentes pode ser interligado usando modelos de dados, que agilizam a análise das informações e a avaliação do desempenho das organizações.For an organization to achieve the established objectives of growth, recognition and progression, its communication must be targeted and segmented according to the target audience, equipped with tools and platforms that enhance its visibility, thus attracting potential customers, leading to them to consume a desired product or service. Alongside the expansion of digital communication and the exponential growth of data in an online environment, Business Intelligence (BI) offers several advantages with regard to digital communication and better understanding the public to establish more targeted and segmented strategies is essential. In this sense, this project presents a BI solution, developed using the CRISP-DM methodology (CRoss Industry Standard Process for Data Mining), with the objective of creating a decision support solution through the implementation of a Data Warehouse for an organization. The data was extracted from Google Analytics and the dashboards were developed to provide useful insights to communication managers, using the Power BI tool. The implementation of the BI solution was validated and accepted by the organization's Management, allowing them to understand the importance and relevance of the BI solution created. This contributes to highlighting the importance of using Business Intelligence solutions in the decision-making process in organizations, a vast set of data with different characteristics and sources can be interconnected using data models, which speed up the analysis of information and evaluating the performance of organizations.Gonçalves, Célia Talma Martins de Pinho Valente OliveiraGonçalves, Maria José AngélicoRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoRodrigues, Juliana Maria Silva2024-09-20T10:16:42Z2024-07-022024-07-02T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/26071TID:203699475porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-09-25T01:47:07Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/26071Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-09-25T01:47:07Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O contributo do Business Intelligence na comunicação digital
title O contributo do Business Intelligence na comunicação digital
spellingShingle O contributo do Business Intelligence na comunicação digital
Rodrigues, Juliana Maria Silva
Business intelligence
Comunicação digital
Data warehouse
Sistemas de apoio à decisão
Business intelligence
Digital communication
Data warehouse
Decision support systems
Gestão
title_short O contributo do Business Intelligence na comunicação digital
title_full O contributo do Business Intelligence na comunicação digital
title_fullStr O contributo do Business Intelligence na comunicação digital
title_full_unstemmed O contributo do Business Intelligence na comunicação digital
title_sort O contributo do Business Intelligence na comunicação digital
author Rodrigues, Juliana Maria Silva
author_facet Rodrigues, Juliana Maria Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gonçalves, Célia Talma Martins de Pinho Valente Oliveira
Gonçalves, Maria José Angélico
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Juliana Maria Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Business intelligence
Comunicação digital
Data warehouse
Sistemas de apoio à decisão
Business intelligence
Digital communication
Data warehouse
Decision support systems
Gestão
topic Business intelligence
Comunicação digital
Data warehouse
Sistemas de apoio à decisão
Business intelligence
Digital communication
Data warehouse
Decision support systems
Gestão
description Para que uma organização alcance os objetivos estabelecidos de crescimento, reconhecimento e progressão é necessário que a sua comunicação seja direcionada e segmentada de acordo com o público-alvo, dotada de ferramentas e plataformas que potenciem a sua visibilidade, atraindo assim potenciais clientes, levando-os a consumir um produto ou serviço desejado. A par da expansão da comunicação digital e o exponencial crescimento de dados em ambiente online, o Business Intelligence (BI) oferece diversas vantagens no que diz respeito à comunicação digital e conhecer melhor o público para estabelecer estratégias mais direcionadas e segmentadas é fundamental. Neste sentido, este projeto apresenta uma solução de BI, desenvolvido através da metodologia CRISP-DM (CRoss Industry Standard Process for Data Mining), com o objetivo de criar uma solução de suporte à decisão através da implementação de um Data Warehouse para uma organização. Os dados foram extraídos do Google Analytics e os dashboards foram desenvolvidos para fornecer insights úteis aos gestores de comunicação, utilizando a ferramenta Power BI. A implementação da solução de BI foi validada e aceite pela Direção da organização, permitindo perceber a importância e pertinência da solução de BI criada. Contribui-se, assim, para realçar a importância da utilização de soluções de Business Intelligence no processo de tomada de decisão nas organizações, um vasto conjunto de dados com características e fontes diferentes pode ser interligado usando modelos de dados, que agilizam a análise das informações e a avaliação do desempenho das organizações.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-09-20T10:16:42Z
2024-07-02
2024-07-02T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/26071
TID:203699475
url http://hdl.handle.net/10400.22/26071
identifier_str_mv TID:203699475
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817547213182599168