Ambiente virtual de aprendizagem num contexto de b-learning

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morais, Nídia
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Cabrita, Isabel
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/9766
Resumo: Os ambientes virtuais de aprendizagem poderão constituir-se como soluções bastante interessantes, capazes de complementar o ensino presencial e de favorecer uma participação mais ativa e autónoma do aluno durante o processo de aprendizagem, consonante com o espírito de Bolonha. Neste contexto, desenvolveu-se um estudo com o intuito de se avaliar o impacto de um ambiente virtual, complementar de sessões presenciais, no desenvolvimento de competências transversais e específicas num grupo de alunos do ensino superior. Os resultados obtidos permitem concluir positivamente sobre a adoção de ambientes virtuais, sobretudo pelas vantagens identificadas a nível da interação, bem como a nível do acesso a conteúdos e serviços.
id RCAP_da1b3cb9b8de9dc9b329031c118c279b
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/9766
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Ambiente virtual de aprendizagem num contexto de b-learningAmbientes virtuais de aprendizageme-learningb-learningAprendizagem colaborativaComunicaçãoInteraçãoVirtual learning environmentCollaborative learningCommunicationInteractionOs ambientes virtuais de aprendizagem poderão constituir-se como soluções bastante interessantes, capazes de complementar o ensino presencial e de favorecer uma participação mais ativa e autónoma do aluno durante o processo de aprendizagem, consonante com o espírito de Bolonha. Neste contexto, desenvolveu-se um estudo com o intuito de se avaliar o impacto de um ambiente virtual, complementar de sessões presenciais, no desenvolvimento de competências transversais e específicas num grupo de alunos do ensino superior. Os resultados obtidos permitem concluir positivamente sobre a adoção de ambientes virtuais, sobretudo pelas vantagens identificadas a nível da interação, bem como a nível do acesso a conteúdos e serviços.Virtual learning environments may constitute themselves as very interesting solutions, capable of fulfilling presential education scenarios and promoting more active student participation, in accordance to the Bologna education model. Taking this into consideration, a study was developed with the main goal of evaluating the impact of a virtual learning environment in the development of transversal and specific skills in a group of students at a higher education level. The gathered data allowed us to draw positive conclusions about the use of virtual learning environments, at an interaction level and regarding the advantages in the access to content and services.IEEE, Sociedad de Educación: Capítulos Español, Portugués y Colombiano2013-02-21T14:56:05Z2008-01-01T00:00:00Z2008book partinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/9766por978-84-8158-380-9Morais, NídiaCabrita, Isabelinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-06T03:43:53Zoai:ria.ua.pt:10773/9766Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-06T03:43:53Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Ambiente virtual de aprendizagem num contexto de b-learning
title Ambiente virtual de aprendizagem num contexto de b-learning
spellingShingle Ambiente virtual de aprendizagem num contexto de b-learning
Morais, Nídia
Ambientes virtuais de aprendizagem
e-learning
b-learning
Aprendizagem colaborativa
Comunicação
Interação
Virtual learning environment
Collaborative learning
Communication
Interaction
title_short Ambiente virtual de aprendizagem num contexto de b-learning
title_full Ambiente virtual de aprendizagem num contexto de b-learning
title_fullStr Ambiente virtual de aprendizagem num contexto de b-learning
title_full_unstemmed Ambiente virtual de aprendizagem num contexto de b-learning
title_sort Ambiente virtual de aprendizagem num contexto de b-learning
author Morais, Nídia
author_facet Morais, Nídia
Cabrita, Isabel
author_role author
author2 Cabrita, Isabel
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Morais, Nídia
Cabrita, Isabel
dc.subject.por.fl_str_mv Ambientes virtuais de aprendizagem
e-learning
b-learning
Aprendizagem colaborativa
Comunicação
Interação
Virtual learning environment
Collaborative learning
Communication
Interaction
topic Ambientes virtuais de aprendizagem
e-learning
b-learning
Aprendizagem colaborativa
Comunicação
Interação
Virtual learning environment
Collaborative learning
Communication
Interaction
description Os ambientes virtuais de aprendizagem poderão constituir-se como soluções bastante interessantes, capazes de complementar o ensino presencial e de favorecer uma participação mais ativa e autónoma do aluno durante o processo de aprendizagem, consonante com o espírito de Bolonha. Neste contexto, desenvolveu-se um estudo com o intuito de se avaliar o impacto de um ambiente virtual, complementar de sessões presenciais, no desenvolvimento de competências transversais e específicas num grupo de alunos do ensino superior. Os resultados obtidos permitem concluir positivamente sobre a adoção de ambientes virtuais, sobretudo pelas vantagens identificadas a nível da interação, bem como a nível do acesso a conteúdos e serviços.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-01-01T00:00:00Z
2008
2013-02-21T14:56:05Z
dc.type.driver.fl_str_mv book part
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/9766
url http://hdl.handle.net/10773/9766
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 978-84-8158-380-9
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv IEEE, Sociedad de Educación: Capítulos Español, Portugués y Colombiano
publisher.none.fl_str_mv IEEE, Sociedad de Educación: Capítulos Español, Portugués y Colombiano
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817543477815148544