Ambiente virtual de aprendizagem num contexto de b-learning
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/9766 |
Resumo: | Os ambientes virtuais de aprendizagem poderão constituir-se como soluções bastante interessantes, capazes de complementar o ensino presencial e de favorecer uma participação mais ativa e autónoma do aluno durante o processo de aprendizagem, consonante com o espírito de Bolonha. Neste contexto, desenvolveu-se um estudo com o intuito de se avaliar o impacto de um ambiente virtual, complementar de sessões presenciais, no desenvolvimento de competências transversais e específicas num grupo de alunos do ensino superior. Os resultados obtidos permitem concluir positivamente sobre a adoção de ambientes virtuais, sobretudo pelas vantagens identificadas a nível da interação, bem como a nível do acesso a conteúdos e serviços. |
id |
RCAP_da1b3cb9b8de9dc9b329031c118c279b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/9766 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Ambiente virtual de aprendizagem num contexto de b-learningAmbientes virtuais de aprendizageme-learningb-learningAprendizagem colaborativaComunicaçãoInteraçãoVirtual learning environmentCollaborative learningCommunicationInteractionOs ambientes virtuais de aprendizagem poderão constituir-se como soluções bastante interessantes, capazes de complementar o ensino presencial e de favorecer uma participação mais ativa e autónoma do aluno durante o processo de aprendizagem, consonante com o espírito de Bolonha. Neste contexto, desenvolveu-se um estudo com o intuito de se avaliar o impacto de um ambiente virtual, complementar de sessões presenciais, no desenvolvimento de competências transversais e específicas num grupo de alunos do ensino superior. Os resultados obtidos permitem concluir positivamente sobre a adoção de ambientes virtuais, sobretudo pelas vantagens identificadas a nível da interação, bem como a nível do acesso a conteúdos e serviços.Virtual learning environments may constitute themselves as very interesting solutions, capable of fulfilling presential education scenarios and promoting more active student participation, in accordance to the Bologna education model. Taking this into consideration, a study was developed with the main goal of evaluating the impact of a virtual learning environment in the development of transversal and specific skills in a group of students at a higher education level. The gathered data allowed us to draw positive conclusions about the use of virtual learning environments, at an interaction level and regarding the advantages in the access to content and services.IEEE, Sociedad de Educación: Capítulos Español, Portugués y Colombiano2013-02-21T14:56:05Z2008-01-01T00:00:00Z2008book partinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/9766por978-84-8158-380-9Morais, NídiaCabrita, Isabelinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-06T03:43:53Zoai:ria.ua.pt:10773/9766Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-06T03:43:53Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ambiente virtual de aprendizagem num contexto de b-learning |
title |
Ambiente virtual de aprendizagem num contexto de b-learning |
spellingShingle |
Ambiente virtual de aprendizagem num contexto de b-learning Morais, Nídia Ambientes virtuais de aprendizagem e-learning b-learning Aprendizagem colaborativa Comunicação Interação Virtual learning environment Collaborative learning Communication Interaction |
title_short |
Ambiente virtual de aprendizagem num contexto de b-learning |
title_full |
Ambiente virtual de aprendizagem num contexto de b-learning |
title_fullStr |
Ambiente virtual de aprendizagem num contexto de b-learning |
title_full_unstemmed |
Ambiente virtual de aprendizagem num contexto de b-learning |
title_sort |
Ambiente virtual de aprendizagem num contexto de b-learning |
author |
Morais, Nídia |
author_facet |
Morais, Nídia Cabrita, Isabel |
author_role |
author |
author2 |
Cabrita, Isabel |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Morais, Nídia Cabrita, Isabel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ambientes virtuais de aprendizagem e-learning b-learning Aprendizagem colaborativa Comunicação Interação Virtual learning environment Collaborative learning Communication Interaction |
topic |
Ambientes virtuais de aprendizagem e-learning b-learning Aprendizagem colaborativa Comunicação Interação Virtual learning environment Collaborative learning Communication Interaction |
description |
Os ambientes virtuais de aprendizagem poderão constituir-se como soluções bastante interessantes, capazes de complementar o ensino presencial e de favorecer uma participação mais ativa e autónoma do aluno durante o processo de aprendizagem, consonante com o espírito de Bolonha. Neste contexto, desenvolveu-se um estudo com o intuito de se avaliar o impacto de um ambiente virtual, complementar de sessões presenciais, no desenvolvimento de competências transversais e específicas num grupo de alunos do ensino superior. Os resultados obtidos permitem concluir positivamente sobre a adoção de ambientes virtuais, sobretudo pelas vantagens identificadas a nível da interação, bem como a nível do acesso a conteúdos e serviços. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-01-01T00:00:00Z 2008 2013-02-21T14:56:05Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
book part |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/9766 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/9766 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
978-84-8158-380-9 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
IEEE, Sociedad de Educación: Capítulos Español, Portugués y Colombiano |
publisher.none.fl_str_mv |
IEEE, Sociedad de Educación: Capítulos Español, Portugués y Colombiano |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817543477815148544 |