Perfil de supervisão parental e desenvolvimento psicomotor em crianças dos 0 aos 5 anos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinheiro, Sandra Marisa Veloso
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/8629
Resumo: Os primeiros anos de vida de uma criança terão, no futuro, um impacto significativo na sua história de vida. Desde a sua conceção, o desenvolvimento é regulado pela maturação do Sistema Nervoso Central, onde se inclui o desenvolvimento psicomotor, essencial para o desenvolvimento harmonioso da criança. Acoplado a este aparece, muitas vezes, a necessidade de supervisão e proteção parental. Por vezes os pais tendem a proteger demasiado as crianças, podendo interferir com o seu desenvolvimento. Sabendo da importância e influência que os pais exercem no desenvolvimento das crianças, é objetivo deste trabalho compreender a relação entre a supervisão parental e o desenvolvimento psicomotor, de crianças com idades entre os 0 e os 5 anos. A amostra foi constituída por 50 crianças, com idades entre os 0 e os 5 anos (28 do sexo feminino e 22 do sexo masculino), com idade média de 34,08 meses (±14,57). Para avaliar o desenvolvimento das crianças foi utilizada a Escala de Avaliação das Competências do Desenvolvimento Infantil, a Schedule of Growing Skills II (SGS-II). Para a avaliação do perfil de supervisão parental foi utilizado o Parental Supervision Attributes Profile Questionnaire (PSAPQ), aplicado a 50 pais (43 do sexo feminino e 7 do sexo masculino), com idade média de 36,14 anos (±3,51). Com bases nos resultados deste estudo concluiu-se que as crianças com maior proteção parental apresentam mais dificuldades na audição e linguagem. Verificou-se ainda que os pais, nesta amostra, são tolerantes para com as crianças, nomeadamente na Interação Social, na Autonomia Pessoal e nas Competências Cognitivas. Os pais são supervisores, principalmente em idades mais precoces, nomeadamente ao nível das Competências Manipulativas, na Audição e Linguagem, na Interação Social e nas Competências Cognitivas.
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