Caraterização probabilistica de encontro entre aeronaves para a final da pista 03 ao Aeroporto Humberto Delgado: método de alteração dinâmica da well clear area entre aeronaves tripuladas e não tripuladas abaixo dos 1000´

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Camacho, Fábio Nuno Dias
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/10238
Resumo: A aviação moderna, devido às novas tendências tecnológicas nos serviços e na indústria aliada ao digitalismo, entrou numa fase de transmutação de mudança rápida, com o objetivo de permitir a integração de aeronaves não tripuladas no espaço aéreo. A presente dissertação teve como objetivo caracterizar o local na camada a 150 m de altura (500´) e a 300 de altura (1000´) acima da superfície da pista 03 do Aeroporto Humberto Delgado, usando dados das trajetórias de aeronaves tripuladas, onde a probabilidade e o risco de um encontro com uma aeronave tripulada é maior, e a partir do qual a probabilidade de encontro horizontal reduz-se de forma acentuada até ser nula. O estudo efetuado não discrimina qualquer tipo de operação à pista, abrangendo as aproximações visuais e aquelas baseadas em rádio ajudas, desde que o operador tenha submetido um plano de voo para operar no Aeroporto Humberto Delgado. Os resultados demonstram que é possível identificar e caraterizar o local específico onde as aeronaves tripuladas cruzam os 300m e os 150m quando efetuam manobras de aterragem, bem como o local a ter em consideração para definir de forma simples uma Well Clear Area dinâmica de estado 0, 1 e 2, entre aeronaves tripuladas e não tripuladas, com o objetivo de assegurar uma separação mínima entre essas aeronaves na final da aproximação para uma pista. O estudo permite que os operadores de aeronaves não tripuladas a operar no futuro ‘U-space’, de forma a assegurar operações na zona urbana outrora inacessíveis face ao risco no ar. O método baseia-se num método dinâmico dependente do padrão das trajetórias e do fluxo tático de informação digital interoperável entre o prestador de serviços, e entre estes e as aeronaves não tripuladas, de forma a alterar o estado da ‘Well Clear Area’ identificada. Este método dinâmico de garantir uma separação padronizada de acordo com o local possibilita, desde que seja garantido pelo operador ou o construtor o cumprimento do requisitos técnicos específicos relativos à certificação caso esta seja necessária face ao risco, as operações de aeronaves não tripuladas na vizinhança dos aeroportos Internacionais em condições de segurança para com os demais utilizadores do espaço aéreo.
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A presente dissertação teve como objetivo caracterizar o local na camada a 150 m de altura (500´) e a 300 de altura (1000´) acima da superfície da pista 03 do Aeroporto Humberto Delgado, usando dados das trajetórias de aeronaves tripuladas, onde a probabilidade e o risco de um encontro com uma aeronave tripulada é maior, e a partir do qual a probabilidade de encontro horizontal reduz-se de forma acentuada até ser nula. O estudo efetuado não discrimina qualquer tipo de operação à pista, abrangendo as aproximações visuais e aquelas baseadas em rádio ajudas, desde que o operador tenha submetido um plano de voo para operar no Aeroporto Humberto Delgado. Os resultados demonstram que é possível identificar e caraterizar o local específico onde as aeronaves tripuladas cruzam os 300m e os 150m quando efetuam manobras de aterragem, bem como o local a ter em consideração para definir de forma simples uma Well Clear Area dinâmica de estado 0, 1 e 2, entre aeronaves tripuladas e não tripuladas, com o objetivo de assegurar uma separação mínima entre essas aeronaves na final da aproximação para uma pista. O estudo permite que os operadores de aeronaves não tripuladas a operar no futuro ‘U-space’, de forma a assegurar operações na zona urbana outrora inacessíveis face ao risco no ar. O método baseia-se num método dinâmico dependente do padrão das trajetórias e do fluxo tático de informação digital interoperável entre o prestador de serviços, e entre estes e as aeronaves não tripuladas, de forma a alterar o estado da ‘Well Clear Area’ identificada. Este método dinâmico de garantir uma separação padronizada de acordo com o local possibilita, desde que seja garantido pelo operador ou o construtor o cumprimento do requisitos técnicos específicos relativos à certificação caso esta seja necessária face ao risco, as operações de aeronaves não tripuladas na vizinhança dos aeroportos Internacionais em condições de segurança para com os demais utilizadores do espaço aéreo.Modern aviation, due to the new technological trends in the aviation industry and services coupled with digitalism, has entered a rapidly changing transmutation phase with the aim of enabling unmanned aircrafts to be integrated into airspace. The present dissertation aimed to characterize the zone in a layer at 150 m high (500´) and 300 m (1000´) above the surface of runway 03 at Humberto Delgado Airport, using data from manned aircraft trajectories, where the probability and the risk of encountering a manned aircraft is higher, and from which the probability of horizontal encounter is sharply reduced to zero. The conducted study does not discriminate any type of runway operation, and covers visual operations and those assisted by navigation aids, provided that the operator has submitted a flight plan to operate at Humberto Delgado Airport. The results demonstrate that is possible identify and characterize the specific location where manned aircraft cross the 300m and 150m layer when performing landing maneuvers, as well as the geographic area to be considered in order to define a dynamic Well Clear Area according with status 0, 1 and 2, between manned and unmanned aircraft, ensuring a proper minimum separation between such unmanned aircraft and manned aircraft in the final segment of an approach. The study allows unmanned aircraft operations in the future U-space, ensuring urban operations close to complex airport environments, once inaccessible due to airborne risk. The method is based on a dynamic status according with the trajectory patterns of manned aircrafts and tactical flow of interoperable digital information between the service providers, and between those and unmanned aircrafts, in order to change the state of the Well Clear Area proposed in the study. This dynamic method of ensuring harmonized separation according to the location allow, as long as the operator or the manufacturer comply with the technical certification specifications requirements for UAS certification as per risk level, ensuring a safe unmanned aircraft operations in the vicinity of International airports.2020-06-05T14:41:53Z2019-01-01T00:00:00Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/10238TID:202460797porCamacho, Fábio Nuno Diasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:03:45Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/10238Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:11:53.809581Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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