A dimensão dialógica dos atos ilocucionários na tessitura argumentativa dos gêneros acadêmicos: uma análise pragmático-discursiva de dissertações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Simone Souza Cunha da
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/14109
Resumo: Este trabalho tem como objeto de estudo a dialogicidade dos atos ilocucionários na construção argumentativa de gêneros acadêmicos, especificamente dissertações de mestrado produzidas no Brasil e em Portugal. Para isso, foram selecionadas dissertações de repositórios científicos desses países, cujas “Introduções” e “Conclusões” serviram de corpora para a análise pretendida. Sob uma abordagem qualitativa, com viés etnográfico e intercultural, através de pesquisa bibliográfica e documental, este estudo enquadra-se nos pressupostos teóricos da Pragmática Linguística, da Linguística Textual, da Análise do Discurso e da Teoria da Argumentação no Discurso. Assim fundamenta-se nas pesquisas defendidas por Austin (1990 [1962]) e Searle (2000, 2005 [1979], 2011 [1969]), também Rajagopalan (1990, 1996, 2010) sobre os atos de linguagem; nos contributos de Authier-Revuz (1990, 1999, 2004), Bakhtin (1993, 1997 [1979]), Bres e Nowakowska (2006), eVolóchinov (2018 [1929]), quanto a dialogismo; nas pesquisas de Swales (1990) sobre comunidade discursiva; e nos estudos de Amossy (2007, 2008, 2011, 2016, 2018[2000],2022), Hyland (2005, 2008, 2012), Koch e Elias (2016), Rabatel (2004a, 2004b, 2014), e Silva e Santos (2020), a respeito da argumentação no discurso acadêmico. Consoante os corpora, depreendemos que os atos de linguagem revelam as dimensões dialógicas conforme o valor argumentativo pretendido para defender o ponto de vista (PDV) do locutor, considerando ainda a sua responsabilidade e postura enunciativas perante o interlocutor. Ademais, afirmamos que tais produções acadêmicas são um reflexo do panorama sociocultural e histórico dos seus autores, os quais ainda acrescentam seu conhecimento de mundo àquilo que escrevem.
id RCAP_da2a3a96b92d0d19eb4b75885c4e4870
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/14109
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A dimensão dialógica dos atos ilocucionários na tessitura argumentativa dos gêneros acadêmicos: uma análise pragmático-discursiva de dissertaçõesThe dialogical dimension of illocucionary acts in the argumentativetessiture of academic genres: a pragmatic-discursive analysisofdissertationsAtos ilocucionáriosDialogismoDiscurso académicoArgumentaçãoIllocutionary actsDialogismAcademic discourseArgumentationODS::04:Educação de QualidadeEste trabalho tem como objeto de estudo a dialogicidade dos atos ilocucionários na construção argumentativa de gêneros acadêmicos, especificamente dissertações de mestrado produzidas no Brasil e em Portugal. Para isso, foram selecionadas dissertações de repositórios científicos desses países, cujas “Introduções” e “Conclusões” serviram de corpora para a análise pretendida. Sob uma abordagem qualitativa, com viés etnográfico e intercultural, através de pesquisa bibliográfica e documental, este estudo enquadra-se nos pressupostos teóricos da Pragmática Linguística, da Linguística Textual, da Análise do Discurso e da Teoria da Argumentação no Discurso. Assim fundamenta-se nas pesquisas defendidas por Austin (1990 [1962]) e Searle (2000, 2005 [1979], 2011 [1969]), também Rajagopalan (1990, 1996, 2010) sobre os atos de linguagem; nos contributos de Authier-Revuz (1990, 1999, 2004), Bakhtin (1993, 1997 [1979]), Bres e Nowakowska (2006), eVolóchinov (2018 [1929]), quanto a dialogismo; nas pesquisas de Swales (1990) sobre comunidade discursiva; e nos estudos de Amossy (2007, 2008, 2011, 2016, 2018[2000],2022), Hyland (2005, 2008, 2012), Koch e Elias (2016), Rabatel (2004a, 2004b, 2014), e Silva e Santos (2020), a respeito da argumentação no discurso acadêmico. Consoante os corpora, depreendemos que os atos de linguagem revelam as dimensões dialógicas conforme o valor argumentativo pretendido para defender o ponto de vista (PDV) do locutor, considerando ainda a sua responsabilidade e postura enunciativas perante o interlocutor. Ademais, afirmamos que tais produções acadêmicas são um reflexo do panorama sociocultural e histórico dos seus autores, os quais ainda acrescentam seu conhecimento de mundo àquilo que escrevem.This paper aims to study the dialogicity of illocutionary acts in the argumentative construction of academic genres, specifically master's dissertations produced in Brazil and Portugal. To this end, dissertations were selected from scientific repositories of the secountries, whose "Introductions" and "Conclusions" served as corpora for the intended analysis. Under a qualitative approach, with ethnographic and intercultural bias, through bibliographic and documental research, this study is framed by the theoretical assumptionsof Linguistic Pragmatics, Textual Linguistics, Discourse Analysis and Argumentation Theory of Discourse. Thus it is grounded in the research advocated by Austin (1990 [1962]) and Searle (2000, 2005 [1979], 2011 [1969]), also Rajagopalan (1990, 1996, 2010) on language acts; in the contributions of Authier-Revuz (1990, 1999, 2004), Bakhtin (1993,1997 [1979]), Bres and Nowakowska (2006), and Volóchinov (2018 [1929]), regarding dialogism; in Swales' (1990) research on discourse community; and in Amossy's (2007,2008, 2011, 2016, 2018 [2000], 2022), Hyland's (2005, 2008, 2012), KochandElias' (2016), Rabatel's (2004a, 2004b, 2014), and Silva and Santos' (2020) studies, regarding argumentation in academic discourse. According to the corpora, we deduce that the language acts reveal the dialogical dimensions according to the argumentative valueintended to defend the speaker's point of view (POS), also considering his enunciative responsibility and posture before the interlocutor. Furthermore, we affirmthat such academic productions are a reflection of the sociocultural and historical backgroundoftheir authors, who also add their world knowledge to what they write.Seara, IsabelRepositório AbertoSilva, Simone Souza Cunha da2023-06-22T14:25:58Z2023-06-142023-05-222023-06-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/14109TID:203333098porSilva, Simone Souza Cunha da - A dimensão dialógica dos atos ilocucionários na tessitura argumentativa dos gêneros acadêmicos [Em linha]: uma análise pragmático-discursiva de dissertações. Lisboa: [s.n.], 2023. 131 p.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:46:47Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/14109Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:53:04.015848Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A dimensão dialógica dos atos ilocucionários na tessitura argumentativa dos gêneros acadêmicos: uma análise pragmático-discursiva de dissertações
The dialogical dimension of illocucionary acts in the argumentativetessiture of academic genres: a pragmatic-discursive analysisofdissertations
title A dimensão dialógica dos atos ilocucionários na tessitura argumentativa dos gêneros acadêmicos: uma análise pragmático-discursiva de dissertações
spellingShingle A dimensão dialógica dos atos ilocucionários na tessitura argumentativa dos gêneros acadêmicos: uma análise pragmático-discursiva de dissertações
Silva, Simone Souza Cunha da
Atos ilocucionários
Dialogismo
Discurso académico
Argumentação
Illocutionary acts
Dialogism
Academic discourse
Argumentation
ODS::04:Educação de Qualidade
title_short A dimensão dialógica dos atos ilocucionários na tessitura argumentativa dos gêneros acadêmicos: uma análise pragmático-discursiva de dissertações
title_full A dimensão dialógica dos atos ilocucionários na tessitura argumentativa dos gêneros acadêmicos: uma análise pragmático-discursiva de dissertações
title_fullStr A dimensão dialógica dos atos ilocucionários na tessitura argumentativa dos gêneros acadêmicos: uma análise pragmático-discursiva de dissertações
title_full_unstemmed A dimensão dialógica dos atos ilocucionários na tessitura argumentativa dos gêneros acadêmicos: uma análise pragmático-discursiva de dissertações
title_sort A dimensão dialógica dos atos ilocucionários na tessitura argumentativa dos gêneros acadêmicos: uma análise pragmático-discursiva de dissertações
author Silva, Simone Souza Cunha da
author_facet Silva, Simone Souza Cunha da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Seara, Isabel
Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Simone Souza Cunha da
dc.subject.por.fl_str_mv Atos ilocucionários
Dialogismo
Discurso académico
Argumentação
Illocutionary acts
Dialogism
Academic discourse
Argumentation
ODS::04:Educação de Qualidade
topic Atos ilocucionários
Dialogismo
Discurso académico
Argumentação
Illocutionary acts
Dialogism
Academic discourse
Argumentation
ODS::04:Educação de Qualidade
description Este trabalho tem como objeto de estudo a dialogicidade dos atos ilocucionários na construção argumentativa de gêneros acadêmicos, especificamente dissertações de mestrado produzidas no Brasil e em Portugal. Para isso, foram selecionadas dissertações de repositórios científicos desses países, cujas “Introduções” e “Conclusões” serviram de corpora para a análise pretendida. Sob uma abordagem qualitativa, com viés etnográfico e intercultural, através de pesquisa bibliográfica e documental, este estudo enquadra-se nos pressupostos teóricos da Pragmática Linguística, da Linguística Textual, da Análise do Discurso e da Teoria da Argumentação no Discurso. Assim fundamenta-se nas pesquisas defendidas por Austin (1990 [1962]) e Searle (2000, 2005 [1979], 2011 [1969]), também Rajagopalan (1990, 1996, 2010) sobre os atos de linguagem; nos contributos de Authier-Revuz (1990, 1999, 2004), Bakhtin (1993, 1997 [1979]), Bres e Nowakowska (2006), eVolóchinov (2018 [1929]), quanto a dialogismo; nas pesquisas de Swales (1990) sobre comunidade discursiva; e nos estudos de Amossy (2007, 2008, 2011, 2016, 2018[2000],2022), Hyland (2005, 2008, 2012), Koch e Elias (2016), Rabatel (2004a, 2004b, 2014), e Silva e Santos (2020), a respeito da argumentação no discurso acadêmico. Consoante os corpora, depreendemos que os atos de linguagem revelam as dimensões dialógicas conforme o valor argumentativo pretendido para defender o ponto de vista (PDV) do locutor, considerando ainda a sua responsabilidade e postura enunciativas perante o interlocutor. Ademais, afirmamos que tais produções acadêmicas são um reflexo do panorama sociocultural e histórico dos seus autores, os quais ainda acrescentam seu conhecimento de mundo àquilo que escrevem.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-22T14:25:58Z
2023-06-14
2023-05-22
2023-06-14T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/14109
TID:203333098
url http://hdl.handle.net/10400.2/14109
identifier_str_mv TID:203333098
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Silva, Simone Souza Cunha da - A dimensão dialógica dos atos ilocucionários na tessitura argumentativa dos gêneros acadêmicos [Em linha]: uma análise pragmático-discursiva de dissertações. Lisboa: [s.n.], 2023. 131 p.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135125117599744