Ler literatura na idade dos porquês: a importância da investigação em literatura para a infância e juventude a partir dos estudos literários

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Cláudia Sousa
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.34632/gaudiumsciendi.2021.11204
Resumo: We analyse cases of central and canonical authors of contemporary Portuguese literature who, occasionally and sporadically, wrote texts given to read or purposefully addressed to children and young readers: Vergílio Ferreira, José Saramago and António Lobo Antunes. It is intended to highlight the importance of research in the field of studies of this literary subsystem, from the perspective that defines literature as a system, designed by Itamar Even-Zohar. If the books in this subsystem are characterized by multimodality, or the use of different languages in addition to the verbal one, which often has minimal occupation of the pages, the approach based on literary studies cannot, in the opinion that will be argued, not even fail to relate its specificity of analysis and interpretation with these other forms of aesthetic communication, nor to let their methodologies of creation and reading give second place to the verbal art that, without controversy, defines or goes on defining what literature is.
id RCAP_da5d625fa9439d38cad30459584339b4
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/11204
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Ler literatura na idade dos porquês: a importância da investigação em literatura para a infância e juventude a partir dos estudos literáriosWe analyse cases of central and canonical authors of contemporary Portuguese literature who, occasionally and sporadically, wrote texts given to read or purposefully addressed to children and young readers: Vergílio Ferreira, José Saramago and António Lobo Antunes. It is intended to highlight the importance of research in the field of studies of this literary subsystem, from the perspective that defines literature as a system, designed by Itamar Even-Zohar. If the books in this subsystem are characterized by multimodality, or the use of different languages in addition to the verbal one, which often has minimal occupation of the pages, the approach based on literary studies cannot, in the opinion that will be argued, not even fail to relate its specificity of analysis and interpretation with these other forms of aesthetic communication, nor to let their methodologies of creation and reading give second place to the verbal art that, without controversy, defines or goes on defining what literature is.Analisam-se casos de autores centrais e canónicos da literatura portuguesa contemporânea que, pontual e esporadicamente, escreveram textos dados a ler, ou propositadamente dirigidos, a leitores infanto-juvenis: Vergílio Ferreira, José Saramago e António Lobo Antunes. Pretende-se realçar a importância da investigação no campo de estudos deste subsistema literário, na perspectiva de definição de literatura como sistema, desenhada por Itamar Even-Zohar. Se as obras neste subsistema se caracterizam pela multimodalidade, ou uso de diferentes linguagens para além da verbal que, muitas vezes, é de ocupação mínima das páginas, a abordagem a partir dos estudos literários não pode, em opinião que se argumentará, nem deixar de relacionar a sua especificidade de análise e interpretação com essas outras formas de comunicação estética, nem deixar que as suas metodologias de criação e leitura secundarizem a arte verbal que, sem polémicas, define, ou vai definindo, o que é literatura.Universidade Católica Portuguesa2021-12-01T00:00:00Zjournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://doi.org/10.34632/gaudiumsciendi.2021.11204oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/11204Gaudium Sciendi; No 21 (2021); 78-98Gaudium Sciendi; n. 21 (2021); 78-982182-760510.34632/gaudiumsciendi.2021.n21reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://revistas.ucp.pt/index.php/gaudiumsciendi/article/view/11204https://doi.org/10.34632/gaudiumsciendi.2021.11204https://revistas.ucp.pt/index.php/gaudiumsciendi/article/view/11204/10838Direitos de Autor (c) 2021 Cláudia Sousa Pereirahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Cláudia Sousa2022-09-20T11:32:41Zoai:ojs.revistas.ucp.pt:article/11204Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:49:36.180715Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Ler literatura na idade dos porquês: a importância da investigação em literatura para a infância e juventude a partir dos estudos literários
title Ler literatura na idade dos porquês: a importância da investigação em literatura para a infância e juventude a partir dos estudos literários
spellingShingle Ler literatura na idade dos porquês: a importância da investigação em literatura para a infância e juventude a partir dos estudos literários
Pereira, Cláudia Sousa
title_short Ler literatura na idade dos porquês: a importância da investigação em literatura para a infância e juventude a partir dos estudos literários
title_full Ler literatura na idade dos porquês: a importância da investigação em literatura para a infância e juventude a partir dos estudos literários
title_fullStr Ler literatura na idade dos porquês: a importância da investigação em literatura para a infância e juventude a partir dos estudos literários
title_full_unstemmed Ler literatura na idade dos porquês: a importância da investigação em literatura para a infância e juventude a partir dos estudos literários
title_sort Ler literatura na idade dos porquês: a importância da investigação em literatura para a infância e juventude a partir dos estudos literários
author Pereira, Cláudia Sousa
author_facet Pereira, Cláudia Sousa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Cláudia Sousa
description We analyse cases of central and canonical authors of contemporary Portuguese literature who, occasionally and sporadically, wrote texts given to read or purposefully addressed to children and young readers: Vergílio Ferreira, José Saramago and António Lobo Antunes. It is intended to highlight the importance of research in the field of studies of this literary subsystem, from the perspective that defines literature as a system, designed by Itamar Even-Zohar. If the books in this subsystem are characterized by multimodality, or the use of different languages in addition to the verbal one, which often has minimal occupation of the pages, the approach based on literary studies cannot, in the opinion that will be argued, not even fail to relate its specificity of analysis and interpretation with these other forms of aesthetic communication, nor to let their methodologies of creation and reading give second place to the verbal art that, without controversy, defines or goes on defining what literature is.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-01T00:00:00Z
dc.type.driver.fl_str_mv journal article
info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.34632/gaudiumsciendi.2021.11204
oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/11204
url https://doi.org/10.34632/gaudiumsciendi.2021.11204
identifier_str_mv oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/11204
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ucp.pt/index.php/gaudiumsciendi/article/view/11204
https://doi.org/10.34632/gaudiumsciendi.2021.11204
https://revistas.ucp.pt/index.php/gaudiumsciendi/article/view/11204/10838
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos de Autor (c) 2021 Cláudia Sousa Pereira
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos de Autor (c) 2021 Cláudia Sousa Pereira
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica Portuguesa
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica Portuguesa
dc.source.none.fl_str_mv Gaudium Sciendi; No 21 (2021); 78-98
Gaudium Sciendi; n. 21 (2021); 78-98
2182-7605
10.34632/gaudiumsciendi.2021.n21
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130360819220480