Música em rede: um paradigma espacial na composição e na performance
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/54280 |
Resumo: | A crescente disseminação da Internet nas últimas décadas, associada aos recentes desenvolvimentos tecnológicos, estabelece novos paradigmas na vivência social e comunitária actual. Consequentemente, emergem um conjunto de interrogações que desafiam o pensamento e a criação musical. É neste contexto que formulo um corpo de pesquisa que incide sobre o modo como a Internet informa o conteúdo e a experiência musical nas práticas da música em rede, especificamente nas dimensões da composição e da performance. Música em rede como uma prática inscrita no domínio da música contemporânea, de cruzamento com a música experimental e com as artes sonoras. Como ponto de partida são exploradas, no decorrer desta pesquisa, duas questões, que visam contribuir para o aprofundar dos conceitos de território e de auditório, no contexto específico do objecto de estudo. Como podem as práticas de música em rede contribuir para a redefinição dos conceitos de território e lugar quando se recorre à Internet como meio estrutural na criação? Que formatos de auditório, como espaço de escuta para uma assistência, podem ser reinventados que desafiem novas relações entre o público e o objecto artístico? Este trabalho compreende uma base metodológica que articula experiência prática e aprofundamento teórico, no cruzamento de um estudo de caso que incide sobre dois projectos artísticos na área da música em rede e, numa pesquisa bibliográfica que explora o objecto de estudo de uma perspectiva multidisciplinar. Desta investigação emergem dois resultados principais. A sistematização dos projectos descritos em estudo de caso, nas componentes técnica e artística, possíveis de alargar a sua disseminação junto de uma comunidade de interesse (artística e científica). O desenvolvimento de um corpo teórico, que contribui com um conjunto de propostas que questionam o conceito de rede e os modos de participação por parte do público.. Considero que o desenvolvimento das problemáticas inscritas neste trabalho de pesquisa, nas suas dimensões prática e teórica, contribuem para uma análise crítica e aprofundada do impacto das novas tecnologias nos estudos da música contemporânea. |
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Como ponto de partida são exploradas, no decorrer desta pesquisa, duas questões, que visam contribuir para o aprofundar dos conceitos de território e de auditório, no contexto específico do objecto de estudo. Como podem as práticas de música em rede contribuir para a redefinição dos conceitos de território e lugar quando se recorre à Internet como meio estrutural na criação? Que formatos de auditório, como espaço de escuta para uma assistência, podem ser reinventados que desafiem novas relações entre o público e o objecto artístico? Este trabalho compreende uma base metodológica que articula experiência prática e aprofundamento teórico, no cruzamento de um estudo de caso que incide sobre dois projectos artísticos na área da música em rede e, numa pesquisa bibliográfica que explora o objecto de estudo de uma perspectiva multidisciplinar. Desta investigação emergem dois resultados principais. A sistematização dos projectos descritos em estudo de caso, nas componentes técnica e artística, possíveis de alargar a sua disseminação junto de uma comunidade de interesse (artística e científica). O desenvolvimento de um corpo teórico, que contribui com um conjunto de propostas que questionam o conceito de rede e os modos de participação por parte do público.. Considero que o desenvolvimento das problemáticas inscritas neste trabalho de pesquisa, nas suas dimensões prática e teórica, contribuem para uma análise crítica e aprofundada do impacto das novas tecnologias nos estudos da música contemporânea.The growing dissemination of Internet in the last decades, in relation to recent technological development, establishes new paradigms on today’s social and community experience. Thus, arising a number of questions that challenge both thought and musical creation. It is within this framework that I formulate in the present thesis, a body of research knowledge that addresses the ways in which the Internet informs the content and musical experience in networked music practices, specifically its compositional and performative dimension. Networked Music as a practice within contemporary music domain, at the crossroad of experimental music and sound art. As a starting point and throughout the research, two questions are explored in order to make an in-debt contribution to the concepts of territory and auditorium in the specific context of the object of study. To what extent, can the practices of network music contribute to redefine the concepts of territory and place, when one resorts to the Internet as a structural medium in music creation? What are the possible auditorium formats as listening spaces for an audience and how can they be reinvented in order to challenge new relationships between the public and the artistic object? The present research is constructed through a methodological basis that articulates the practical experience with theoretic research, by exploring a case study, done with two artistic networked music projects and questioning it through a multidisciplinary literature lenses. Two major results emerge from the present research. The systematization of the described case study projects, their technical and artistic components; which are possible to be replicated by different communities of interest (artistic and scientific). The development of a theoretic body of work, that contributes to inform and question the network concept and the different possibilities of audience participation. I believe that the different questions raised by this research, considering both its practical and theoretical dimension, contribute for a thorough critical analysis of the impact of the new technologies in contemporary music studies.Pires, Isabel Maria AntunesRUNTorres, Nuno Gonçalo Prazeres2019-11-07T01:30:33Z2018-11-072018-05-172018-11-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/54280TID:202023559porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:26:41Zoai:run.unl.pt:10362/54280Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:32:44.775740Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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