Leitura e interpretação de tabelas de frequências por futuros professores dos primeiros anos escolares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, José António
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Barros, Paula Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/27464
Resumo: Neste artigo estuda-se o desempenho de estudantes, futuros professores dos primeiros anos escolares, na leitura e interpretação de tabelas de frequências. Participaram no estudo 30 estudantes que frequentavam o 1.º ou 2.º ano do curso de Licenciatura em Educação Básica de uma Escola Superior de Educação do norte de Portugal. Os dados foram obtidos através da aplicação de um questionário envolvendo a construção e a leitura e interpretação de tabelas de frequências. Aqui exploram-se somente as questões relativas à leitura e interpretação de três tabelas, envolvendo frequências absolutas simples, frequências relativas acumuladas e frequências absolutas simples numa tabela de dupla entrada. Do estudo, destacam-se os dois principais resultados obtidos: 1) de entre os tipos de frequências, os estudantes foram mais sucedidos em ler e interpretar frequências absolutas simples e tiveram muitas dificuldades na tabela de frequências relativas acumuladas; e 2) de entre os níveis de leitura e interpretação de tabelas, os estudantes foram mais sucedidos no nível ler os dados e tiveram muitas dificuldades no nível de ler entre os dados. Face a tais dificuldades, os futuros professores devem aprofundar as suas capacidades para operar com frequências, relacionar frequências simples e acumuladas e interpretar frequências.
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