Aplicar a teoria dos jogos ao estudo da comunicação: desafios e oportunidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, João
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/59633
Resumo: A teoria dos jogos representa uma das tendências de investigação que mais força ganhou no século XX, com exemplos de aplicações bem-sucedidas em várias áreas disciplinares. Contudo, o estudo da comunicação tem permanecido alheio a esta ferramenta teórica. Considerando esta situação, este artigo procura explorar o potencial e os desafios da aplicação da teoria dos jogos ao estudo da comunicação. É realizado um breve enquadramento histórico do desenvolvimento da teoria dos jogos, explorando particularmente as adaptações que esta sofreu para a aplicação em áreas tão distintas como a biologia, filosofia e ciência política. De seguida, são analisados os principais motivos para a resistência a esta teoria entre os académicos da comunicação, estabelecendo-se frequentemente o paralelismo com a disciplina irmã da sociologia. Por fim, são apresentadas possibilidades de adaptação e aplicação da teoria dos jogos concretizadas em exemplos que se inserem tradicionalmente no domínio de investigação da comunicação. Este artigo representa um contributo original para a aplicação da teoria dos jogos nas ciências sociais, retomando um debate que não era abordado do ponto de vista da comunicação desde o início da década de 70.
id RCAP_da7d8b2f14e2ad6a63980b64a3016123
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/59633
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Aplicar a teoria dos jogos ao estudo da comunicação: desafios e oportunidadesTeoria dos jogosTeorias da comunicaçãoComportamento estratégicoGame theoryCommunication theoriesStrategic behaviourCiências Sociais::Ciências da ComunicaçãoA teoria dos jogos representa uma das tendências de investigação que mais força ganhou no século XX, com exemplos de aplicações bem-sucedidas em várias áreas disciplinares. Contudo, o estudo da comunicação tem permanecido alheio a esta ferramenta teórica. Considerando esta situação, este artigo procura explorar o potencial e os desafios da aplicação da teoria dos jogos ao estudo da comunicação. É realizado um breve enquadramento histórico do desenvolvimento da teoria dos jogos, explorando particularmente as adaptações que esta sofreu para a aplicação em áreas tão distintas como a biologia, filosofia e ciência política. De seguida, são analisados os principais motivos para a resistência a esta teoria entre os académicos da comunicação, estabelecendo-se frequentemente o paralelismo com a disciplina irmã da sociologia. Por fim, são apresentadas possibilidades de adaptação e aplicação da teoria dos jogos concretizadas em exemplos que se inserem tradicionalmente no domínio de investigação da comunicação. Este artigo representa um contributo original para a aplicação da teoria dos jogos nas ciências sociais, retomando um debate que não era abordado do ponto de vista da comunicação desde o início da década de 70.Game theory is one of the main one of the fastest growing research trends of the 20th century, with successful applications in several fields. However, communication studies have been mostly distant from this theoretical tool. This article seeks to explore the challenges and opportunities of applying game theory to communication studies. First, the author presents a brief historical context for game theory, paying particular attention to the changes it has undergone to be applied in diverse fields such as biology, philosophy or political science. The second part explores the main reasons why communication scholars resist game theory, frequently comparing communication studies with its sister discipline: sociology. Finally, the article explores some possibilities to adapt and apply game theory in communication studies by presenting both real and hypothetical examples for research. This article is an original contribution to the original debate on this issue, which has not been academically discussed for communication since the early 70s.info:eu-repo/semantics/publishedVersionAssociação Portuguesa de Ciências da Comunicação (SOPCOM)Universidade do MinhoGonçalves, João20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/59633porGonçalves, J. (2016). Aplicar a teoria dos jogos ao estudo da comunicação: desafios e oportunidades. Comunicando, 5(1), 104-124.2182-4037http://www.revistacomunicando.sopcom.pt/edicao/107info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:08:28Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/59633Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:59:42.275001Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Aplicar a teoria dos jogos ao estudo da comunicação: desafios e oportunidades
title Aplicar a teoria dos jogos ao estudo da comunicação: desafios e oportunidades
spellingShingle Aplicar a teoria dos jogos ao estudo da comunicação: desafios e oportunidades
Gonçalves, João
Teoria dos jogos
Teorias da comunicação
Comportamento estratégico
Game theory
Communication theories
Strategic behaviour
Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
title_short Aplicar a teoria dos jogos ao estudo da comunicação: desafios e oportunidades
title_full Aplicar a teoria dos jogos ao estudo da comunicação: desafios e oportunidades
title_fullStr Aplicar a teoria dos jogos ao estudo da comunicação: desafios e oportunidades
title_full_unstemmed Aplicar a teoria dos jogos ao estudo da comunicação: desafios e oportunidades
title_sort Aplicar a teoria dos jogos ao estudo da comunicação: desafios e oportunidades
author Gonçalves, João
author_facet Gonçalves, João
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, João
dc.subject.por.fl_str_mv Teoria dos jogos
Teorias da comunicação
Comportamento estratégico
Game theory
Communication theories
Strategic behaviour
Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
topic Teoria dos jogos
Teorias da comunicação
Comportamento estratégico
Game theory
Communication theories
Strategic behaviour
Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
description A teoria dos jogos representa uma das tendências de investigação que mais força ganhou no século XX, com exemplos de aplicações bem-sucedidas em várias áreas disciplinares. Contudo, o estudo da comunicação tem permanecido alheio a esta ferramenta teórica. Considerando esta situação, este artigo procura explorar o potencial e os desafios da aplicação da teoria dos jogos ao estudo da comunicação. É realizado um breve enquadramento histórico do desenvolvimento da teoria dos jogos, explorando particularmente as adaptações que esta sofreu para a aplicação em áreas tão distintas como a biologia, filosofia e ciência política. De seguida, são analisados os principais motivos para a resistência a esta teoria entre os académicos da comunicação, estabelecendo-se frequentemente o paralelismo com a disciplina irmã da sociologia. Por fim, são apresentadas possibilidades de adaptação e aplicação da teoria dos jogos concretizadas em exemplos que se inserem tradicionalmente no domínio de investigação da comunicação. Este artigo representa um contributo original para a aplicação da teoria dos jogos nas ciências sociais, retomando um debate que não era abordado do ponto de vista da comunicação desde o início da década de 70.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2016-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/59633
url http://hdl.handle.net/1822/59633
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Gonçalves, J. (2016). Aplicar a teoria dos jogos ao estudo da comunicação: desafios e oportunidades. Comunicando, 5(1), 104-124.
2182-4037
http://www.revistacomunicando.sopcom.pt/edicao/107
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação (SOPCOM)
publisher.none.fl_str_mv Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação (SOPCOM)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132389533810688