DESENVOLVIMENTO CURRICULAR: TECNOLOGIAS EDUCATIVAS COMO TRANSIÇÕES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amendoeira, José
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Rosa, Marta, Silva, Mário
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.25746/ruiips.v8.i4.21988
Resumo: Introdução: O impacto da pandemia nas Instituições de Ensino Superior, relativo ao processo ensino aprendizagem passou a ser maioritariamente online, associando-se dificuldades relacionadas com o desenvolvimento curricular, assim como de literacia digital de professores e estudantes. Durante a pandemia as organizações com cursos acreditados com regime presencial, recorreram ao uso do e-Learning ou modelo misto com aulas síncronas e assíncronas. Objetivo: Compreender o impacto da pandemia COVID-19 nas tecnologias educativas como transição no desenvolvimento curricular. Método: Investigação ação com a participação dos estudantes e professores, mobilizando os paradigmas qualitativo e quantitativo. Resultados: Conceção e validação de escala para avaliar as tecnologias educativas nas transições do desenvolvimento curricular. Conclusões: Validação da escala das tecnologias educativas como transição no desenvolvimento curricular.
id RCAP_da8a688ed640f00c493968e762ffc92e
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/21988
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling DESENVOLVIMENTO CURRICULAR: TECNOLOGIAS EDUCATIVAS COMO TRANSIÇÕESTransición educativa en tiempos de pandemia COVID-19DESENVOLVIMENTO CURRICULAR: TECNOLOGIAS EDUCATIVAS COMO TRANSIÇÕESArtigosIntrodução: O impacto da pandemia nas Instituições de Ensino Superior, relativo ao processo ensino aprendizagem passou a ser maioritariamente online, associando-se dificuldades relacionadas com o desenvolvimento curricular, assim como de literacia digital de professores e estudantes. Durante a pandemia as organizações com cursos acreditados com regime presencial, recorreram ao uso do e-Learning ou modelo misto com aulas síncronas e assíncronas. Objetivo: Compreender o impacto da pandemia COVID-19 nas tecnologias educativas como transição no desenvolvimento curricular. Método: Investigação ação com a participação dos estudantes e professores, mobilizando os paradigmas qualitativo e quantitativo. Resultados: Conceção e validação de escala para avaliar as tecnologias educativas nas transições do desenvolvimento curricular. Conclusões: Validação da escala das tecnologias educativas como transição no desenvolvimento curricular.Introduction: The impact of the pandemic on Higher Education Institutions, related to the teaching-learning process has become mostly online, associating difficulties related to curricular development, as well as digital literacy of teachers and students. During the pandemic, organizations with accredited courses as presential resorted to using e-Learning or a mixed model with synchronous and asynchronous classes. Objective: To understand the impact of the COVID-19 pandemic on educational technologies as a transition in curriculum development. Method: Research action with the participation of students and teachers, mobilizing the qualitative and quantitative paradigms. Results: Conception and scale validation to evaluate educational technologies in curriculum development transitions. Conclusions: Validation of the scale of educational technologies as a transition in curriculum development.Research Unit of Polytechnic Institute of Santarém2020-12-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25746/ruiips.v8.i4.21988por2182-9608Amendoeira, JoséRosa, MartaSilva, Márioinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-22T17:11:53Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/21988Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:02:09.627922Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv DESENVOLVIMENTO CURRICULAR: TECNOLOGIAS EDUCATIVAS COMO TRANSIÇÕES
Transición educativa en tiempos de pandemia COVID-19
DESENVOLVIMENTO CURRICULAR: TECNOLOGIAS EDUCATIVAS COMO TRANSIÇÕES
title DESENVOLVIMENTO CURRICULAR: TECNOLOGIAS EDUCATIVAS COMO TRANSIÇÕES
spellingShingle DESENVOLVIMENTO CURRICULAR: TECNOLOGIAS EDUCATIVAS COMO TRANSIÇÕES
Amendoeira, José
Artigos
title_short DESENVOLVIMENTO CURRICULAR: TECNOLOGIAS EDUCATIVAS COMO TRANSIÇÕES
title_full DESENVOLVIMENTO CURRICULAR: TECNOLOGIAS EDUCATIVAS COMO TRANSIÇÕES
title_fullStr DESENVOLVIMENTO CURRICULAR: TECNOLOGIAS EDUCATIVAS COMO TRANSIÇÕES
title_full_unstemmed DESENVOLVIMENTO CURRICULAR: TECNOLOGIAS EDUCATIVAS COMO TRANSIÇÕES
title_sort DESENVOLVIMENTO CURRICULAR: TECNOLOGIAS EDUCATIVAS COMO TRANSIÇÕES
author Amendoeira, José
author_facet Amendoeira, José
Rosa, Marta
Silva, Mário
author_role author
author2 Rosa, Marta
Silva, Mário
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Amendoeira, José
Rosa, Marta
Silva, Mário
dc.subject.por.fl_str_mv Artigos
topic Artigos
description Introdução: O impacto da pandemia nas Instituições de Ensino Superior, relativo ao processo ensino aprendizagem passou a ser maioritariamente online, associando-se dificuldades relacionadas com o desenvolvimento curricular, assim como de literacia digital de professores e estudantes. Durante a pandemia as organizações com cursos acreditados com regime presencial, recorreram ao uso do e-Learning ou modelo misto com aulas síncronas e assíncronas. Objetivo: Compreender o impacto da pandemia COVID-19 nas tecnologias educativas como transição no desenvolvimento curricular. Método: Investigação ação com a participação dos estudantes e professores, mobilizando os paradigmas qualitativo e quantitativo. Resultados: Conceção e validação de escala para avaliar as tecnologias educativas nas transições do desenvolvimento curricular. Conclusões: Validação da escala das tecnologias educativas como transição no desenvolvimento curricular.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-30T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.25746/ruiips.v8.i4.21988
url https://doi.org/10.25746/ruiips.v8.i4.21988
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2182-9608
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Research Unit of Polytechnic Institute of Santarém
publisher.none.fl_str_mv Research Unit of Polytechnic Institute of Santarém
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130486905241600