DESENVOLVIMENTO CURRICULAR: TECNOLOGIAS EDUCATIVAS COMO TRANSIÇÕES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.25746/ruiips.v8.i4.21988 |
Resumo: | Introdução: O impacto da pandemia nas Instituições de Ensino Superior, relativo ao processo ensino aprendizagem passou a ser maioritariamente online, associando-se dificuldades relacionadas com o desenvolvimento curricular, assim como de literacia digital de professores e estudantes. Durante a pandemia as organizações com cursos acreditados com regime presencial, recorreram ao uso do e-Learning ou modelo misto com aulas síncronas e assíncronas. Objetivo: Compreender o impacto da pandemia COVID-19 nas tecnologias educativas como transição no desenvolvimento curricular. Método: Investigação ação com a participação dos estudantes e professores, mobilizando os paradigmas qualitativo e quantitativo. Resultados: Conceção e validação de escala para avaliar as tecnologias educativas nas transições do desenvolvimento curricular. Conclusões: Validação da escala das tecnologias educativas como transição no desenvolvimento curricular. |
id |
RCAP_da8a688ed640f00c493968e762ffc92e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/21988 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
DESENVOLVIMENTO CURRICULAR: TECNOLOGIAS EDUCATIVAS COMO TRANSIÇÕESTransición educativa en tiempos de pandemia COVID-19DESENVOLVIMENTO CURRICULAR: TECNOLOGIAS EDUCATIVAS COMO TRANSIÇÕESArtigosIntrodução: O impacto da pandemia nas Instituições de Ensino Superior, relativo ao processo ensino aprendizagem passou a ser maioritariamente online, associando-se dificuldades relacionadas com o desenvolvimento curricular, assim como de literacia digital de professores e estudantes. Durante a pandemia as organizações com cursos acreditados com regime presencial, recorreram ao uso do e-Learning ou modelo misto com aulas síncronas e assíncronas. Objetivo: Compreender o impacto da pandemia COVID-19 nas tecnologias educativas como transição no desenvolvimento curricular. Método: Investigação ação com a participação dos estudantes e professores, mobilizando os paradigmas qualitativo e quantitativo. Resultados: Conceção e validação de escala para avaliar as tecnologias educativas nas transições do desenvolvimento curricular. Conclusões: Validação da escala das tecnologias educativas como transição no desenvolvimento curricular.Introduction: The impact of the pandemic on Higher Education Institutions, related to the teaching-learning process has become mostly online, associating difficulties related to curricular development, as well as digital literacy of teachers and students. During the pandemic, organizations with accredited courses as presential resorted to using e-Learning or a mixed model with synchronous and asynchronous classes. Objective: To understand the impact of the COVID-19 pandemic on educational technologies as a transition in curriculum development. Method: Research action with the participation of students and teachers, mobilizing the qualitative and quantitative paradigms. Results: Conception and scale validation to evaluate educational technologies in curriculum development transitions. Conclusions: Validation of the scale of educational technologies as a transition in curriculum development.Research Unit of Polytechnic Institute of Santarém2020-12-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25746/ruiips.v8.i4.21988por2182-9608Amendoeira, JoséRosa, MartaSilva, Márioinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-22T17:11:53Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/21988Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:02:09.627922Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
DESENVOLVIMENTO CURRICULAR: TECNOLOGIAS EDUCATIVAS COMO TRANSIÇÕES Transición educativa en tiempos de pandemia COVID-19 DESENVOLVIMENTO CURRICULAR: TECNOLOGIAS EDUCATIVAS COMO TRANSIÇÕES |
title |
DESENVOLVIMENTO CURRICULAR: TECNOLOGIAS EDUCATIVAS COMO TRANSIÇÕES |
spellingShingle |
DESENVOLVIMENTO CURRICULAR: TECNOLOGIAS EDUCATIVAS COMO TRANSIÇÕES Amendoeira, José Artigos |
title_short |
DESENVOLVIMENTO CURRICULAR: TECNOLOGIAS EDUCATIVAS COMO TRANSIÇÕES |
title_full |
DESENVOLVIMENTO CURRICULAR: TECNOLOGIAS EDUCATIVAS COMO TRANSIÇÕES |
title_fullStr |
DESENVOLVIMENTO CURRICULAR: TECNOLOGIAS EDUCATIVAS COMO TRANSIÇÕES |
title_full_unstemmed |
DESENVOLVIMENTO CURRICULAR: TECNOLOGIAS EDUCATIVAS COMO TRANSIÇÕES |
title_sort |
DESENVOLVIMENTO CURRICULAR: TECNOLOGIAS EDUCATIVAS COMO TRANSIÇÕES |
author |
Amendoeira, José |
author_facet |
Amendoeira, José Rosa, Marta Silva, Mário |
author_role |
author |
author2 |
Rosa, Marta Silva, Mário |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Amendoeira, José Rosa, Marta Silva, Mário |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artigos |
topic |
Artigos |
description |
Introdução: O impacto da pandemia nas Instituições de Ensino Superior, relativo ao processo ensino aprendizagem passou a ser maioritariamente online, associando-se dificuldades relacionadas com o desenvolvimento curricular, assim como de literacia digital de professores e estudantes. Durante a pandemia as organizações com cursos acreditados com regime presencial, recorreram ao uso do e-Learning ou modelo misto com aulas síncronas e assíncronas. Objetivo: Compreender o impacto da pandemia COVID-19 nas tecnologias educativas como transição no desenvolvimento curricular. Método: Investigação ação com a participação dos estudantes e professores, mobilizando os paradigmas qualitativo e quantitativo. Resultados: Conceção e validação de escala para avaliar as tecnologias educativas nas transições do desenvolvimento curricular. Conclusões: Validação da escala das tecnologias educativas como transição no desenvolvimento curricular. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-30T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.25746/ruiips.v8.i4.21988 |
url |
https://doi.org/10.25746/ruiips.v8.i4.21988 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2182-9608 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Research Unit of Polytechnic Institute of Santarém |
publisher.none.fl_str_mv |
Research Unit of Polytechnic Institute of Santarém |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130486905241600 |