Ler a poesia de Luísa Ducla Soares e pensar o mundo: um estudo com alunos do 5.º ano
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11960/2448 |
Resumo: | O presente relatório desenvolveu-se no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada contemplada no Mestrado em Ensino do 1.º CEB e 2.º CEB em Português e História e Geografia de Portugal. Esta prática ocorreu em dois contextos escolares: num primeiro momento numa escola de 1.º Ciclo e, num segundo momento, numa escola de 2.º Ciclo. Neste relatório encontra-se presente uma síntese referente à intervenção nos contextos e caracteriza-se a investigação. Este estudo realizou-se com numa turma de 5.º ano, na disciplina de Português, e teve como objetivo principal sensibilizar o gosto dos alunos para a leitura do texto poético, a reflexão sobre temáticas que afetam a nossa sociedade, a aquisição de conhecimentos e a promoção de valores e atitudes de cidadania participativa, seguindo a poesia de Luísa Ducla Soares. Neste sentido definiram-se as seguintes questões de investigação: (i) Que conceções apresentam os alunos sobre a poesia? (ii) Que envolvimento manifestam os alunos ao abordar a poesia de Luísa Ducla Soares? O estudo seguiu uma metodologia de investigação qualitativa e de matiz interpretativo, tendo como instrumentos de recolha de dados o inquérito por questionário, a observação direta, a gravação de voz de algumas aulas e notas de campo por parte da investigadora. Termina-se este estudo referindo que o trabalho desenvolvido por parte da investigadora incentivou o gosto pela poesia bem como, proporcionou aos alunos uma reflexão de vários assuntos da atualidade através da escrita poética de Luísa Ducla Soares, concretamente: a valorização do aspeto físico face ao aspeto psicológico, desvalorização dos valores humanos, o consumismo, problemas vivenciados nas cidades e o uso excessivo das novas tecnologias. Os alunos mostraram-se envolvidos e gostaram de realizar todas as atividades. A poesia despertou a cidadania crítica e despertou para problemáticas reais e globais. |
id |
RCAP_da8f1194f7c32d3af1dfefbe1cb356e9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/2448 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Ler a poesia de Luísa Ducla Soares e pensar o mundo: um estudo com alunos do 5.º anoPoesiaLuísa Ducla SoaresLeituraPoetryLuísa Ducla SoaresReadingO presente relatório desenvolveu-se no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada contemplada no Mestrado em Ensino do 1.º CEB e 2.º CEB em Português e História e Geografia de Portugal. Esta prática ocorreu em dois contextos escolares: num primeiro momento numa escola de 1.º Ciclo e, num segundo momento, numa escola de 2.º Ciclo. Neste relatório encontra-se presente uma síntese referente à intervenção nos contextos e caracteriza-se a investigação. Este estudo realizou-se com numa turma de 5.º ano, na disciplina de Português, e teve como objetivo principal sensibilizar o gosto dos alunos para a leitura do texto poético, a reflexão sobre temáticas que afetam a nossa sociedade, a aquisição de conhecimentos e a promoção de valores e atitudes de cidadania participativa, seguindo a poesia de Luísa Ducla Soares. Neste sentido definiram-se as seguintes questões de investigação: (i) Que conceções apresentam os alunos sobre a poesia? (ii) Que envolvimento manifestam os alunos ao abordar a poesia de Luísa Ducla Soares? O estudo seguiu uma metodologia de investigação qualitativa e de matiz interpretativo, tendo como instrumentos de recolha de dados o inquérito por questionário, a observação direta, a gravação de voz de algumas aulas e notas de campo por parte da investigadora. Termina-se este estudo referindo que o trabalho desenvolvido por parte da investigadora incentivou o gosto pela poesia bem como, proporcionou aos alunos uma reflexão de vários assuntos da atualidade através da escrita poética de Luísa Ducla Soares, concretamente: a valorização do aspeto físico face ao aspeto psicológico, desvalorização dos valores humanos, o consumismo, problemas vivenciados nas cidades e o uso excessivo das novas tecnologias. Os alunos mostraram-se envolvidos e gostaram de realizar todas as atividades. A poesia despertou a cidadania crítica e despertou para problemáticas reais e globais.This report was developed within the scope of the Supervised Teaching Practice contemplated in the Master's degree in Teaching of the 1st CEB and 2nd CEB in Portuguese and History and Geography of Portugal. This practice occurred in two school contexts: at first in a 1st Cycle school and, in a second moment, in a 2nd Cycle school. This report presents a synthesis referring to intervention in contexts and research is characterized. This study was carried out with a 5th year class, in the discipline of Portuguese, and had as main objective to sensitize the taste of students for reading the poetic text, reflection on themes that affect our society, the acquisition of knowledge and the promotion of values and attitudes of participatory citizenship, following the poetry of Luísa Ducla Soares. In this sense, the following research questions were defined: (i) What conceptions do students present about poetry? (ii) What involvement do students manifest in addressing the poetry of Luísa Ducla Soares? The study followed a qualitative research methodology with an interpretative hue, having as instruments of data collection the questionnaire survey, direct observation, voice recording of some classes and field notes by the researcher. This study ends by mentioning that the work developed by the researcher encouraged the taste for poetry as well as, provided students with a reflection of various current issues through the poetic writing of Luísa Ducla Soares, specifically: the valorization of the physical aspect in the face of the psychological aspect, devaluation of human values, consumerism, problems experienced in cities and the excessive use of new technologies. The students were involved and enjoyed performing all the activities. Poetry awakened critical citizenship and awakened to real and global problems.2020-12-02T16:45:12Z2020-07-20T00:00:00Z2020-07-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/2448TID:202544915porOliveira, Marta Filipa Angélicoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:44:19Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/2448Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:44:44.038762Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ler a poesia de Luísa Ducla Soares e pensar o mundo: um estudo com alunos do 5.º ano |
title |
Ler a poesia de Luísa Ducla Soares e pensar o mundo: um estudo com alunos do 5.º ano |
spellingShingle |
Ler a poesia de Luísa Ducla Soares e pensar o mundo: um estudo com alunos do 5.º ano Oliveira, Marta Filipa Angélico Poesia Luísa Ducla Soares Leitura Poetry Luísa Ducla Soares Reading |
title_short |
Ler a poesia de Luísa Ducla Soares e pensar o mundo: um estudo com alunos do 5.º ano |
title_full |
Ler a poesia de Luísa Ducla Soares e pensar o mundo: um estudo com alunos do 5.º ano |
title_fullStr |
Ler a poesia de Luísa Ducla Soares e pensar o mundo: um estudo com alunos do 5.º ano |
title_full_unstemmed |
Ler a poesia de Luísa Ducla Soares e pensar o mundo: um estudo com alunos do 5.º ano |
title_sort |
Ler a poesia de Luísa Ducla Soares e pensar o mundo: um estudo com alunos do 5.º ano |
author |
Oliveira, Marta Filipa Angélico |
author_facet |
Oliveira, Marta Filipa Angélico |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Marta Filipa Angélico |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Poesia Luísa Ducla Soares Leitura Poetry Luísa Ducla Soares Reading |
topic |
Poesia Luísa Ducla Soares Leitura Poetry Luísa Ducla Soares Reading |
description |
O presente relatório desenvolveu-se no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada contemplada no Mestrado em Ensino do 1.º CEB e 2.º CEB em Português e História e Geografia de Portugal. Esta prática ocorreu em dois contextos escolares: num primeiro momento numa escola de 1.º Ciclo e, num segundo momento, numa escola de 2.º Ciclo. Neste relatório encontra-se presente uma síntese referente à intervenção nos contextos e caracteriza-se a investigação. Este estudo realizou-se com numa turma de 5.º ano, na disciplina de Português, e teve como objetivo principal sensibilizar o gosto dos alunos para a leitura do texto poético, a reflexão sobre temáticas que afetam a nossa sociedade, a aquisição de conhecimentos e a promoção de valores e atitudes de cidadania participativa, seguindo a poesia de Luísa Ducla Soares. Neste sentido definiram-se as seguintes questões de investigação: (i) Que conceções apresentam os alunos sobre a poesia? (ii) Que envolvimento manifestam os alunos ao abordar a poesia de Luísa Ducla Soares? O estudo seguiu uma metodologia de investigação qualitativa e de matiz interpretativo, tendo como instrumentos de recolha de dados o inquérito por questionário, a observação direta, a gravação de voz de algumas aulas e notas de campo por parte da investigadora. Termina-se este estudo referindo que o trabalho desenvolvido por parte da investigadora incentivou o gosto pela poesia bem como, proporcionou aos alunos uma reflexão de vários assuntos da atualidade através da escrita poética de Luísa Ducla Soares, concretamente: a valorização do aspeto físico face ao aspeto psicológico, desvalorização dos valores humanos, o consumismo, problemas vivenciados nas cidades e o uso excessivo das novas tecnologias. Os alunos mostraram-se envolvidos e gostaram de realizar todas as atividades. A poesia despertou a cidadania crítica e despertou para problemáticas reais e globais. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-02T16:45:12Z 2020-07-20T00:00:00Z 2020-07-20 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.11960/2448 TID:202544915 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.11960/2448 |
identifier_str_mv |
TID:202544915 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131532919570432 |