Das limitações do ensino na contemporaneidade à redescoberta da filosofia através das plataformas digitais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/1581 |
Resumo: | A educação é o pilar da nossa civilização. A forma como educamos os mais novos não é a mesma forma usada pelos nossos antepassados. No passado, a nossa educação tinha uma validade útil; atualmente, assistimos a uma intervenção de vários agentes que compõem o tecido social, económico e cultural que rapidamente torna a educação adquirida em causa. Algo está diferente. Uma das grandes responsáveis pela mudança tem um nome, internet. Esta tecnologia alterou a forma como comunicamos e como percecionamos o nosso presente, o nosso passado e o nosso futuro. Estas mudanças são visíveis em sectores vários e já fazem parte do nosso quotidiano. No entanto, será que a escola está a acompanhar o desenvolvimento na relação novas tecnologias – aprendizagem? Estarão os alunos consciencializados da importância que a internet tem na educação? Será este novo paradigma uma mutação provisória de algo ainda em desenvolvimento? Pode o ensino da filosofia aproveitar as várias ferramentas da internet para se expandir? Tendo como ponto de partida estas e outras questões, desenvolvi uma experiência na turma CTLH 10 da escola Secundária do Fundão a fim de avaliar o impacto das wiki no ensino da Filosofia e, por conseguinte, concluir se existem potencialidades filosóficas no uso das mesmas. |
id |
RCAP_da92558b334cbe8eadb4a0575a05d386 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/1581 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Das limitações do ensino na contemporaneidade à redescoberta da filosofia através das plataformas digitaisO caso das wikiFilosofia - EnsinoFilosofia - Ensino - InternetFilosofia - Ensino - WikiWikiInternet - Sociedade de informaçãoA educação é o pilar da nossa civilização. A forma como educamos os mais novos não é a mesma forma usada pelos nossos antepassados. No passado, a nossa educação tinha uma validade útil; atualmente, assistimos a uma intervenção de vários agentes que compõem o tecido social, económico e cultural que rapidamente torna a educação adquirida em causa. Algo está diferente. Uma das grandes responsáveis pela mudança tem um nome, internet. Esta tecnologia alterou a forma como comunicamos e como percecionamos o nosso presente, o nosso passado e o nosso futuro. Estas mudanças são visíveis em sectores vários e já fazem parte do nosso quotidiano. No entanto, será que a escola está a acompanhar o desenvolvimento na relação novas tecnologias – aprendizagem? Estarão os alunos consciencializados da importância que a internet tem na educação? Será este novo paradigma uma mutação provisória de algo ainda em desenvolvimento? Pode o ensino da filosofia aproveitar as várias ferramentas da internet para se expandir? Tendo como ponto de partida estas e outras questões, desenvolvi uma experiência na turma CTLH 10 da escola Secundária do Fundão a fim de avaliar o impacto das wiki no ensino da Filosofia e, por conseguinte, concluir se existem potencialidades filosóficas no uso das mesmas.Education is the foundation of our civilization. The way we educate children is not the same as used by our ancestors. In the past, our education had a useful validity; we are currently witnessing a fast intervention of several agents that constitute social, economic and cultural bases. Something is different. The big change is made by internet. This technology has changed the way we communicate and how we perceive our past, our present and our future. These changes are visible in various sectors and they are already part of our daily lives. However, is the school following the development in new technologies in what regards learning? Are students aware of the importance that internet has in the education? Will this new paradigm bring about a provisional mutation or something that is still in development? Can the teaching of philosophy use the various tools of the internet in order to expand itself? Starting from these issues, an experience has been developed in the class CTLH 10, the class of philosophy, in order to understand the impact of wikis in the teaching of philosophy and understand if there is potential in using them.Universidade da Beira InteriorSerra, Joaquim Mateus PaulouBibliorumCastanheira, Guilherme Luís Leitão2014-01-30T11:25:43Z2013-062013-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/1581porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:37:13Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/1581Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:43:22.992121Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Das limitações do ensino na contemporaneidade à redescoberta da filosofia através das plataformas digitais O caso das wiki |
title |
Das limitações do ensino na contemporaneidade à redescoberta da filosofia através das plataformas digitais |
spellingShingle |
Das limitações do ensino na contemporaneidade à redescoberta da filosofia através das plataformas digitais Castanheira, Guilherme Luís Leitão Filosofia - Ensino Filosofia - Ensino - Internet Filosofia - Ensino - Wiki Wiki Internet - Sociedade de informação |
title_short |
Das limitações do ensino na contemporaneidade à redescoberta da filosofia através das plataformas digitais |
title_full |
Das limitações do ensino na contemporaneidade à redescoberta da filosofia através das plataformas digitais |
title_fullStr |
Das limitações do ensino na contemporaneidade à redescoberta da filosofia através das plataformas digitais |
title_full_unstemmed |
Das limitações do ensino na contemporaneidade à redescoberta da filosofia através das plataformas digitais |
title_sort |
Das limitações do ensino na contemporaneidade à redescoberta da filosofia através das plataformas digitais |
author |
Castanheira, Guilherme Luís Leitão |
author_facet |
Castanheira, Guilherme Luís Leitão |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Serra, Joaquim Mateus Paulo uBibliorum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Castanheira, Guilherme Luís Leitão |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Filosofia - Ensino Filosofia - Ensino - Internet Filosofia - Ensino - Wiki Wiki Internet - Sociedade de informação |
topic |
Filosofia - Ensino Filosofia - Ensino - Internet Filosofia - Ensino - Wiki Wiki Internet - Sociedade de informação |
description |
A educação é o pilar da nossa civilização. A forma como educamos os mais novos não é a mesma forma usada pelos nossos antepassados. No passado, a nossa educação tinha uma validade útil; atualmente, assistimos a uma intervenção de vários agentes que compõem o tecido social, económico e cultural que rapidamente torna a educação adquirida em causa. Algo está diferente. Uma das grandes responsáveis pela mudança tem um nome, internet. Esta tecnologia alterou a forma como comunicamos e como percecionamos o nosso presente, o nosso passado e o nosso futuro. Estas mudanças são visíveis em sectores vários e já fazem parte do nosso quotidiano. No entanto, será que a escola está a acompanhar o desenvolvimento na relação novas tecnologias – aprendizagem? Estarão os alunos consciencializados da importância que a internet tem na educação? Será este novo paradigma uma mutação provisória de algo ainda em desenvolvimento? Pode o ensino da filosofia aproveitar as várias ferramentas da internet para se expandir? Tendo como ponto de partida estas e outras questões, desenvolvi uma experiência na turma CTLH 10 da escola Secundária do Fundão a fim de avaliar o impacto das wiki no ensino da Filosofia e, por conseguinte, concluir se existem potencialidades filosóficas no uso das mesmas. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-06 2013-06-01T00:00:00Z 2014-01-30T11:25:43Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.6/1581 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.6/1581 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade da Beira Interior |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade da Beira Interior |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136333130629120 |