Das limitações do ensino na contemporaneidade à redescoberta da filosofia através das plataformas digitais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castanheira, Guilherme Luís Leitão
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/1581
Resumo: A educação é o pilar da nossa civilização. A forma como educamos os mais novos não é a mesma forma usada pelos nossos antepassados. No passado, a nossa educação tinha uma validade útil; atualmente, assistimos a uma intervenção de vários agentes que compõem o tecido social, económico e cultural que rapidamente torna a educação adquirida em causa. Algo está diferente. Uma das grandes responsáveis pela mudança tem um nome, internet. Esta tecnologia alterou a forma como comunicamos e como percecionamos o nosso presente, o nosso passado e o nosso futuro. Estas mudanças são visíveis em sectores vários e já fazem parte do nosso quotidiano. No entanto, será que a escola está a acompanhar o desenvolvimento na relação novas tecnologias – aprendizagem? Estarão os alunos consciencializados da importância que a internet tem na educação? Será este novo paradigma uma mutação provisória de algo ainda em desenvolvimento? Pode o ensino da filosofia aproveitar as várias ferramentas da internet para se expandir? Tendo como ponto de partida estas e outras questões, desenvolvi uma experiência na turma CTLH 10 da escola Secundária do Fundão a fim de avaliar o impacto das wiki no ensino da Filosofia e, por conseguinte, concluir se existem potencialidades filosóficas no uso das mesmas.
id RCAP_da92558b334cbe8eadb4a0575a05d386
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/1581
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Das limitações do ensino na contemporaneidade à redescoberta da filosofia através das plataformas digitaisO caso das wikiFilosofia - EnsinoFilosofia - Ensino - InternetFilosofia - Ensino - WikiWikiInternet - Sociedade de informaçãoA educação é o pilar da nossa civilização. A forma como educamos os mais novos não é a mesma forma usada pelos nossos antepassados. No passado, a nossa educação tinha uma validade útil; atualmente, assistimos a uma intervenção de vários agentes que compõem o tecido social, económico e cultural que rapidamente torna a educação adquirida em causa. Algo está diferente. Uma das grandes responsáveis pela mudança tem um nome, internet. Esta tecnologia alterou a forma como comunicamos e como percecionamos o nosso presente, o nosso passado e o nosso futuro. Estas mudanças são visíveis em sectores vários e já fazem parte do nosso quotidiano. No entanto, será que a escola está a acompanhar o desenvolvimento na relação novas tecnologias – aprendizagem? Estarão os alunos consciencializados da importância que a internet tem na educação? Será este novo paradigma uma mutação provisória de algo ainda em desenvolvimento? Pode o ensino da filosofia aproveitar as várias ferramentas da internet para se expandir? Tendo como ponto de partida estas e outras questões, desenvolvi uma experiência na turma CTLH 10 da escola Secundária do Fundão a fim de avaliar o impacto das wiki no ensino da Filosofia e, por conseguinte, concluir se existem potencialidades filosóficas no uso das mesmas.Education is the foundation of our civilization. The way we educate children is not the same as used by our ancestors. In the past, our education had a useful validity; we are currently witnessing a fast intervention of several agents that constitute social, economic and cultural bases. Something is different. The big change is made by internet. This technology has changed the way we communicate and how we perceive our past, our present and our future. These changes are visible in various sectors and they are already part of our daily lives. However, is the school following the development in new technologies in what regards learning? Are students aware of the importance that internet has in the education? Will this new paradigm bring about a provisional mutation or something that is still in development? Can the teaching of philosophy use the various tools of the internet in order to expand itself? Starting from these issues, an experience has been developed in the class CTLH 10, the class of philosophy, in order to understand the impact of wikis in the teaching of philosophy and understand if there is potential in using them.Universidade da Beira InteriorSerra, Joaquim Mateus PaulouBibliorumCastanheira, Guilherme Luís Leitão2014-01-30T11:25:43Z2013-062013-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/1581porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:37:13Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/1581Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:43:22.992121Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Das limitações do ensino na contemporaneidade à redescoberta da filosofia através das plataformas digitais
O caso das wiki
title Das limitações do ensino na contemporaneidade à redescoberta da filosofia através das plataformas digitais
spellingShingle Das limitações do ensino na contemporaneidade à redescoberta da filosofia através das plataformas digitais
Castanheira, Guilherme Luís Leitão
Filosofia - Ensino
Filosofia - Ensino - Internet
Filosofia - Ensino - Wiki
Wiki
Internet - Sociedade de informação
title_short Das limitações do ensino na contemporaneidade à redescoberta da filosofia através das plataformas digitais
title_full Das limitações do ensino na contemporaneidade à redescoberta da filosofia através das plataformas digitais
title_fullStr Das limitações do ensino na contemporaneidade à redescoberta da filosofia através das plataformas digitais
title_full_unstemmed Das limitações do ensino na contemporaneidade à redescoberta da filosofia através das plataformas digitais
title_sort Das limitações do ensino na contemporaneidade à redescoberta da filosofia através das plataformas digitais
author Castanheira, Guilherme Luís Leitão
author_facet Castanheira, Guilherme Luís Leitão
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Serra, Joaquim Mateus Paulo
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Castanheira, Guilherme Luís Leitão
dc.subject.por.fl_str_mv Filosofia - Ensino
Filosofia - Ensino - Internet
Filosofia - Ensino - Wiki
Wiki
Internet - Sociedade de informação
topic Filosofia - Ensino
Filosofia - Ensino - Internet
Filosofia - Ensino - Wiki
Wiki
Internet - Sociedade de informação
description A educação é o pilar da nossa civilização. A forma como educamos os mais novos não é a mesma forma usada pelos nossos antepassados. No passado, a nossa educação tinha uma validade útil; atualmente, assistimos a uma intervenção de vários agentes que compõem o tecido social, económico e cultural que rapidamente torna a educação adquirida em causa. Algo está diferente. Uma das grandes responsáveis pela mudança tem um nome, internet. Esta tecnologia alterou a forma como comunicamos e como percecionamos o nosso presente, o nosso passado e o nosso futuro. Estas mudanças são visíveis em sectores vários e já fazem parte do nosso quotidiano. No entanto, será que a escola está a acompanhar o desenvolvimento na relação novas tecnologias – aprendizagem? Estarão os alunos consciencializados da importância que a internet tem na educação? Será este novo paradigma uma mutação provisória de algo ainda em desenvolvimento? Pode o ensino da filosofia aproveitar as várias ferramentas da internet para se expandir? Tendo como ponto de partida estas e outras questões, desenvolvi uma experiência na turma CTLH 10 da escola Secundária do Fundão a fim de avaliar o impacto das wiki no ensino da Filosofia e, por conseguinte, concluir se existem potencialidades filosóficas no uso das mesmas.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-06
2013-06-01T00:00:00Z
2014-01-30T11:25:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/1581
url http://hdl.handle.net/10400.6/1581
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade da Beira Interior
publisher.none.fl_str_mv Universidade da Beira Interior
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136333130629120