Inclusão de alunos com NEE nas turmas regulares: formação e representações dos professores de língua estrangeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura, Maria de Fátima Santos Fernandes
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10284/4230
Resumo: Dissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação: Educação Especial, área de especialização em Domínio Cognitivo e Motor
id RCAP_da9678bf0af5bb4ba32aa0ad63e94d00
oai_identifier_str oai:bdigital.ufp.pt:10284/4230
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Inclusão de alunos com NEE nas turmas regulares: formação e representações dos professores de língua estrangeiraNecessidades educativas especiaisLíngua estrangeiraEscola inclusivaInclusãoEducação especialSpecial educational needsForeign languageInclusive schoolInclusionSpecial educationDissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação: Educação Especial, área de especialização em Domínio Cognitivo e MotorA inclusão de alunos com NEE na escola regular não sendo uma questão consensual é, com certeza, um desafio cada vez mais presente no contexto educacional, pelo que escolas, professores e demais profissionais que atuam nesta área veem-se, hoje, confrontados com a necessidade de dar as mesmas oportunidades de progresso e sucesso académico e social, mas angustiados perante a perspetiva de não saber como responder adequadamente a estes alunos que integram as suas turmas e sobre cujas problemáticas e estratégias de intervenção pouco ou nada sabem. Com este trabalho pretendeu-se averiguar a formação dos professores de Língua estrangeira (LE) da região Douro Sul no âmbito das NEE, conhecer as dificuldades e constrangimentos sentidos pelos mesmos na implementação da inclusão, estudar as representações deste grupo de profissionais relativamente à escola inclusiva e à inclusão dos alunos com NEE nas turmas regulares e ficar a conhecer as estratégias por eles usadas para promover a inclusão de alunos com NEE, nas suas aulas. Assim, verificou-se que, embora a maioria dos professores não tenha formação no âmbito das NEE, não revela dificuldades ao nível do relacionamento pessoal e pedagógico com alunos com NEE, considerando-se aptos para identificar e colaborar no processo educativo destes alunos, embora menos aptos para intervir e avaliar os mesmos. Do mesmo modo, estes professores revelam ter representações positivas relativamente à inclusão dos alunos com NEE na escola regular, adotando, por isso, estratégias e práticas facilitadoras da mesma.The inclusion of students with SEN in the regular school is not a consensual issue, but it is certainly an increasingly challenge present in the educational context so, today, schools, teachers and other professionals working in this area are faced with the need of giving the same opportunities of progress and academic and social success but uncomfortable with the prospect of not knowing how to answer appropriately to these students that are a part of their classes and on whose issues and intervention strategies they have none or a little knowledge. This work aims to investigate the training of foreign language (LE) teachers in the SEN context, know the difficulties and constraints felt by them in the practical situations of inclusion, study the representations of this professional group on inclusive education and on the inclusion of pupils with SEN in regular schools and get to know the strategies used by them to promote the inclusion of pupils with SEN in their classes So, we have seen that, although the majority of the teachers doesn´t have training in the SEN issues, they don´t seem to have difficulties in the personal and pedagogical relationship with the SEN students, considering themselves able to identify and collaborate in their educational process, though they do feel a little less able to step in and evaluate them. In the same way, these study shows that teachers have positive representations regarding the inclusion of the SEN students in the regular school, adopting therefore strategies and practices to facilitate it.[s.n.]Costa, AnaRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaMoura, Maria de Fátima Santos Fernandes2014-04-28T08:15:07Z2014-01-01T00:00:00Z2014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/4230202128210porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T02:03:37Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/4230Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:41:08.076927Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Inclusão de alunos com NEE nas turmas regulares: formação e representações dos professores de língua estrangeira
title Inclusão de alunos com NEE nas turmas regulares: formação e representações dos professores de língua estrangeira
spellingShingle Inclusão de alunos com NEE nas turmas regulares: formação e representações dos professores de língua estrangeira
Moura, Maria de Fátima Santos Fernandes
Necessidades educativas especiais
Língua estrangeira
Escola inclusiva
Inclusão
Educação especial
Special educational needs
Foreign language
Inclusive school
Inclusion
Special education
title_short Inclusão de alunos com NEE nas turmas regulares: formação e representações dos professores de língua estrangeira
title_full Inclusão de alunos com NEE nas turmas regulares: formação e representações dos professores de língua estrangeira
title_fullStr Inclusão de alunos com NEE nas turmas regulares: formação e representações dos professores de língua estrangeira
title_full_unstemmed Inclusão de alunos com NEE nas turmas regulares: formação e representações dos professores de língua estrangeira
title_sort Inclusão de alunos com NEE nas turmas regulares: formação e representações dos professores de língua estrangeira
author Moura, Maria de Fátima Santos Fernandes
author_facet Moura, Maria de Fátima Santos Fernandes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Costa, Ana
Repositório Institucional da Universidade Fernando Pessoa
dc.contributor.author.fl_str_mv Moura, Maria de Fátima Santos Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Necessidades educativas especiais
Língua estrangeira
Escola inclusiva
Inclusão
Educação especial
Special educational needs
Foreign language
Inclusive school
Inclusion
Special education
topic Necessidades educativas especiais
Língua estrangeira
Escola inclusiva
Inclusão
Educação especial
Special educational needs
Foreign language
Inclusive school
Inclusion
Special education
description Dissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação: Educação Especial, área de especialização em Domínio Cognitivo e Motor
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-04-28T08:15:07Z
2014-01-01T00:00:00Z
2014-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10284/4230
202128210
url http://hdl.handle.net/10284/4230
identifier_str_mv 202128210
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130277722718208