A Arte Urbana como Fator Motivacional: estratégias para um plano de ação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lã, Lúcia Maria Martins Baptista
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/5823
Resumo: O presente estudo pretende investigar estratégias de motivação para as Artes Visuais, facilitadoras da escolha desta área como vocação profissional. Baseado num modelo de investigação-ação, o projeto procura compreender os níveis motivacionais dos alunos que frequentam as disciplinas de Educação Visual e de Desenho no Agrupamento de Escolas do Fundão, onde foi realizado. Procura ainda aferir o impacto que a concretização de uma Obra de Arte Urbana em Contexto Escolar pode trazer na motivação para as Artes Visuais (destes alunos), sob o ponto de vista dos próprios alunos, dos professores, da comunidade escolar (representada pelo diretor da escola) e da comunidade Fundanense em geral (representada pela vereadora da cultura da CMF). Os resultados corroboram os de estudos prévios: os níveis de motivação dos alunos para as Artes Visuais dependem, em muito, da interação entre fatores individuais, sociais e ecológicos e a natureza da atividade. Os alunos escolhem as Artes Visuais como curso vocacional porque acreditam que desenvolvem elevados níveis de concentração, a possibilidade de dominar um vasto leque de técnicas artísticas e de intervir ativamente na sociedade, pelo contributo que dão com a criação da sua obra. Um ambiente escolar e social que desvalorize as Artes Visuais enquanto saída profissional funciona como fator significativo de desmotivação. Atividades no âmbito das Artes Visuais, de que é exemplo o desenho em grande dimensão, que reflitam a forte ligação emocional e liberdade de expressão do aluno relativamente à sua obra, são determinantes na construção de autoeficácia do aluno enquanto artista. Face a estes resultados, este projeto continuará com a conclusão do segundo ciclo de investigação-ação, no sentido de efetuar uma aplicação prática do observado no primeiro ciclo de investigação-ação: realização de uma Obra de Arte Urbana no Edifício das Artes do Agrupamento de Escolas do Fundão como projeto catalisador de competências individuais e artísticas, desenvolvidas a partir do domínio de técnicas variadas, aplicadas em grande dimensão. Tal obra, ao criar um impacto visual a nível das comunidades escolar e Fundanense, poderá servir como incentivo na escolha de uma carreira artística nas Artes Visuais.
id RCAP_da97c9e7abde4690174722aac21cadb7
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/5823
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A Arte Urbana como Fator Motivacional: estratégias para um plano de açãoArte UrbanaArtes VisuaisDesenhoEscolha VocacionalMotivaçãoDomínio/Área Científica::Humanidades::ArtesO presente estudo pretende investigar estratégias de motivação para as Artes Visuais, facilitadoras da escolha desta área como vocação profissional. Baseado num modelo de investigação-ação, o projeto procura compreender os níveis motivacionais dos alunos que frequentam as disciplinas de Educação Visual e de Desenho no Agrupamento de Escolas do Fundão, onde foi realizado. Procura ainda aferir o impacto que a concretização de uma Obra de Arte Urbana em Contexto Escolar pode trazer na motivação para as Artes Visuais (destes alunos), sob o ponto de vista dos próprios alunos, dos professores, da comunidade escolar (representada pelo diretor da escola) e da comunidade Fundanense em geral (representada pela vereadora da cultura da CMF). Os resultados corroboram os de estudos prévios: os níveis de motivação dos alunos para as Artes Visuais dependem, em muito, da interação entre fatores individuais, sociais e ecológicos e a natureza da atividade. Os alunos escolhem as Artes Visuais como curso vocacional porque acreditam que desenvolvem elevados níveis de concentração, a possibilidade de dominar um vasto leque de técnicas artísticas e de intervir ativamente na sociedade, pelo contributo que dão com a criação da sua obra. Um ambiente escolar e social que desvalorize as Artes Visuais enquanto saída profissional funciona como fator significativo de desmotivação. Atividades no âmbito das Artes Visuais, de que é exemplo o desenho em grande dimensão, que reflitam a forte ligação emocional e liberdade de expressão do aluno relativamente à sua obra, são determinantes na construção de autoeficácia do aluno enquanto artista. Face a estes resultados, este projeto continuará com a conclusão do segundo ciclo de investigação-ação, no sentido de efetuar uma aplicação prática do observado no primeiro ciclo de investigação-ação: realização de uma Obra de Arte Urbana no Edifício das Artes do Agrupamento de Escolas do Fundão como projeto catalisador de competências individuais e artísticas, desenvolvidas a partir do domínio de técnicas variadas, aplicadas em grande dimensão. Tal obra, ao criar um impacto visual a nível das comunidades escolar e Fundanense, poderá servir como incentivo na escolha de uma carreira artística nas Artes Visuais.The present study aims at investigating strategies that may motivate students to follow a career in Visual Arts. Based on an action-research study design, this project aims at assessing the motivational levels of those students who attend Visual Arts Education courses at the school where this project is being carried out, i.e., Agrupamento de Escolas do Fundão. The study also reports the procedures for assessing the impact that a piece of Urban Art might have at this school, drawing conclusions from the perceptions of students, teachers, school director and the city’s cultural vice-council. The results corroborate those of previous investigations, indicating that students’ motivational levels much depend on the interaction of individual, social and ecological factors, as well as on the nature of the activities in which they are engaged. Students seem to choose Visual Arts as a vocational area, providing that it facilitates the development of higher concentration levels, learning expertise through the experimentation of a diverse range of artistic techniques and the possibility of actively engage with the educational and the city’s social environments. Educational institutions and living communities that transmit the idea that Visual Arts do not constitute a useful career are highly demotivating for these students. Artistic activities involving the creation of pieces of art of considerable dimensions, which also reflect the emotional engagement and the students’ artistic identity and expression are of paramount importance for keeping students highly motivated, as these act as promoters of artistic self-efficacy. Taking into account these results, the project will continue with a second action-research cycle, in which observations from the first action-research cycle here described can be applied: the realization of a piece of Urban Art in the art’s school building as the promoter of individual and artistic skills, developed through the experimentation of a variety of techniques applied in large dimensions. Such piece of Art may create a great visual impact on the school and city communities, which, in turn, might act as positive reinforcement for those who will decide to pursue an artistic career in Visual Arts.Vieira, Sónia Liliana da SilvauBibliorumLã, Lúcia Maria Martins Baptista2018-08-28T15:58:39Z2015-6-82015-06-222015-06-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/5823TID:201647052porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:44:00Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/5823Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:46:39.474063Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A Arte Urbana como Fator Motivacional: estratégias para um plano de ação
title A Arte Urbana como Fator Motivacional: estratégias para um plano de ação
spellingShingle A Arte Urbana como Fator Motivacional: estratégias para um plano de ação
Lã, Lúcia Maria Martins Baptista
Arte Urbana
Artes Visuais
Desenho
Escolha Vocacional
Motivação
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
title_short A Arte Urbana como Fator Motivacional: estratégias para um plano de ação
title_full A Arte Urbana como Fator Motivacional: estratégias para um plano de ação
title_fullStr A Arte Urbana como Fator Motivacional: estratégias para um plano de ação
title_full_unstemmed A Arte Urbana como Fator Motivacional: estratégias para um plano de ação
title_sort A Arte Urbana como Fator Motivacional: estratégias para um plano de ação
author Lã, Lúcia Maria Martins Baptista
author_facet Lã, Lúcia Maria Martins Baptista
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vieira, Sónia Liliana da Silva
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Lã, Lúcia Maria Martins Baptista
dc.subject.por.fl_str_mv Arte Urbana
Artes Visuais
Desenho
Escolha Vocacional
Motivação
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
topic Arte Urbana
Artes Visuais
Desenho
Escolha Vocacional
Motivação
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
description O presente estudo pretende investigar estratégias de motivação para as Artes Visuais, facilitadoras da escolha desta área como vocação profissional. Baseado num modelo de investigação-ação, o projeto procura compreender os níveis motivacionais dos alunos que frequentam as disciplinas de Educação Visual e de Desenho no Agrupamento de Escolas do Fundão, onde foi realizado. Procura ainda aferir o impacto que a concretização de uma Obra de Arte Urbana em Contexto Escolar pode trazer na motivação para as Artes Visuais (destes alunos), sob o ponto de vista dos próprios alunos, dos professores, da comunidade escolar (representada pelo diretor da escola) e da comunidade Fundanense em geral (representada pela vereadora da cultura da CMF). Os resultados corroboram os de estudos prévios: os níveis de motivação dos alunos para as Artes Visuais dependem, em muito, da interação entre fatores individuais, sociais e ecológicos e a natureza da atividade. Os alunos escolhem as Artes Visuais como curso vocacional porque acreditam que desenvolvem elevados níveis de concentração, a possibilidade de dominar um vasto leque de técnicas artísticas e de intervir ativamente na sociedade, pelo contributo que dão com a criação da sua obra. Um ambiente escolar e social que desvalorize as Artes Visuais enquanto saída profissional funciona como fator significativo de desmotivação. Atividades no âmbito das Artes Visuais, de que é exemplo o desenho em grande dimensão, que reflitam a forte ligação emocional e liberdade de expressão do aluno relativamente à sua obra, são determinantes na construção de autoeficácia do aluno enquanto artista. Face a estes resultados, este projeto continuará com a conclusão do segundo ciclo de investigação-ação, no sentido de efetuar uma aplicação prática do observado no primeiro ciclo de investigação-ação: realização de uma Obra de Arte Urbana no Edifício das Artes do Agrupamento de Escolas do Fundão como projeto catalisador de competências individuais e artísticas, desenvolvidas a partir do domínio de técnicas variadas, aplicadas em grande dimensão. Tal obra, ao criar um impacto visual a nível das comunidades escolar e Fundanense, poderá servir como incentivo na escolha de uma carreira artística nas Artes Visuais.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-6-8
2015-06-22
2015-06-22T00:00:00Z
2018-08-28T15:58:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/5823
TID:201647052
url http://hdl.handle.net/10400.6/5823
identifier_str_mv TID:201647052
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136362737172480