A arte e a experiência estética clássica vs. contemporânea em recentes estudos das neurociências e da semiótica cognitiva: avanços e limitações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sá, Leonor
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/35578
Resumo: Este artigo começa por realçar a universal valorização da arte num quadro tradicional e paradoxal em que as ciências humanas não logram a sua cabal definição e as ciências exatas não a consideram digna de interesse. Foca depois a problematização da evolução da arte e da experiência estética a partir da segundametade do séc. XIX relativamente à sua receção, que se agudiza na contemporaneidade, registando, paradoxal e paralelamente, por um lado um aumento da sua popularidade e mitificação, por outro uma mudança de posicionamento das ciências exatas que, sobretudo através das neurociências, lhe passam a dedicar estudos. À luz desta problematização, analisa de seguida e compara cinco estudos pioneiros e recentes de neurocientistas e teóricos da semiótica cognitiva sobre a arte e a experiência estética, registando os seus contributos inovadores para a compreensão das mesmas, mas também as suas limitações – e, por fim, o seu caráter promissor em termos de futuro.
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