Os 3 farros. Descida aos infermos. Currespondências de Alberto Pimenta e de António Aragão: textualidades criativas sobre um país e um mundo à deriva
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10284/4704 |
Resumo: | Pretendemos traçar as linhas gerais que atravessam os 3 farros. descida aos infermos. currespondências. Trata-se de um artefacto com acento posto numa textualidade que sublinha a inquietação criativa, a agitação estética e a consciência crítica de Alberto pimenta (a) e de António Aragão (A). nas missivas trocadas entre os dois autores, o efeito do enigma e de estranhamento, a irrisão paródica e uma observação desencantada dos padrões culturais, políticos e morais da época observada, acentuará o carácter irreverente e a maliciosa ironia das quarenta cartas que compõem o livro. |
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Os 3 farros. Descida aos infermos. Currespondências de Alberto Pimenta e de António Aragão: textualidades criativas sobre um país e um mundo à derivaAlberto PimentaAntónio AragãoDecifraçãoIroniaCríticaDistopiaDecodingIronyCriticismDystopiaPretendemos traçar as linhas gerais que atravessam os 3 farros. descida aos infermos. currespondências. Trata-se de um artefacto com acento posto numa textualidade que sublinha a inquietação criativa, a agitação estética e a consciência crítica de Alberto pimenta (a) e de António Aragão (A). nas missivas trocadas entre os dois autores, o efeito do enigma e de estranhamento, a irrisão paródica e uma observação desencantada dos padrões culturais, políticos e morais da época observada, acentuará o carácter irreverente e a maliciosa ironia das quarenta cartas que compõem o livro.We aim to outline the general lines that are common to the three farros. descida aos infermos. currespondências. This artifact stresses a textuality that highlights the creative restlessness, aesthetical disquiet and critical awareness of Alberto pimenta (a) and António Aragão (A). In the letters they exchanged, the enigma and estrangement effect, the parodic mockery and a disenchanted observation of the cultural, political and moral standards of the time stressed the irreverent character and malicious irony of the forty letters that make up the book.Edições Universidade Fernando PessoaRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaCoelho, Leonor Martins2015-03-21T21:38:24Z2015-01-01T00:00:00Z2015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/4704porCibertextualidades. Porto. ISSN 1646-4435. 7 (2015) 53-60.1646-4435info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T02:04:02Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/4704Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:41:32.210473Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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