Aprender pensando sobre a própria vida – Um atelier biográfico na formação de educadores/professores.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/25297 https://doi.org/DOI: http://dx.doi.org/10.7203/RASE.11.2.12445 |
Resumo: | Neste texto assumimos o quadro da pesquisa biográfica em Educação e a corrente das histórias de vida em formação, incluindo alguns estudos atuais neste campo. Partilhamos vivências, práticas e reflexões em torno de um ateliê biográfico de projeto (ABP) gerado e desenvolvido com onze estudantes durante o atual ano letivo, no período final da formação inicial de educadores/professores. Apresentamos os contornos do modelo de formação deste recente perfil profissional em Portugal, o processo associado à conceção do dispositivo pedagógico em si e como se tem desenvolvido em articulação com a concretização do Curso de Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo na Universidade de Évora. Sustentando o ABP e testemunhando curiosidades e interesses iniciais, descortinamos algumas questões que nos moveram em busca de caminhos de construção de identidade(s). Para tanto, destacamos os conceitos de aprendizagem biográfica e de biographicity (Alleit & Dausien, 2000; Alleit, 2009) ou biograficidade em Delory-Momberger (2016), assim como o de ateliê biográfico de projeto proposto por (Delory-Momberger, 2016). Porque estamos na fase final, as considerações finais são narrativas emergentes de como em conjunto temos aprendido pensando sobre a própria vida. Terminamos sem concluir. Das releituras das narrativas biográficas escritas e das conversas que mantivemos nos momentos de encontro e partilha, anunciamos alguns aspetos onde ressalta(m) o(s) desejo(s) de ser educadora/professora em diferentes nuances e com voz. Advogamos que convocam reflexões sobre múltiplas identidade(s) em construção tendo em conta o processo, o contexto, o conhecimento e as pessoas em formação. Acompanhar e refletir em momentos de formação profissional universitária, pode ser um caminho que deixa carrilar projetos (d)e vida e identidades que se (re)constroem transgredindo posições e fomentando disposições. |
id |
RCAP_dab1a49f415cfcaba33d4078c612de9a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/25297 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Aprender pensando sobre a própria vida – Um atelier biográfico na formação de educadores/professores.Pesquisa biográficaNarrativasFormação de educadores/professoresAprendizagemIdentidadeNeste texto assumimos o quadro da pesquisa biográfica em Educação e a corrente das histórias de vida em formação, incluindo alguns estudos atuais neste campo. Partilhamos vivências, práticas e reflexões em torno de um ateliê biográfico de projeto (ABP) gerado e desenvolvido com onze estudantes durante o atual ano letivo, no período final da formação inicial de educadores/professores. Apresentamos os contornos do modelo de formação deste recente perfil profissional em Portugal, o processo associado à conceção do dispositivo pedagógico em si e como se tem desenvolvido em articulação com a concretização do Curso de Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo na Universidade de Évora. Sustentando o ABP e testemunhando curiosidades e interesses iniciais, descortinamos algumas questões que nos moveram em busca de caminhos de construção de identidade(s). Para tanto, destacamos os conceitos de aprendizagem biográfica e de biographicity (Alleit & Dausien, 2000; Alleit, 2009) ou biograficidade em Delory-Momberger (2016), assim como o de ateliê biográfico de projeto proposto por (Delory-Momberger, 2016). Porque estamos na fase final, as considerações finais são narrativas emergentes de como em conjunto temos aprendido pensando sobre a própria vida. Terminamos sem concluir. Das releituras das narrativas biográficas escritas e das conversas que mantivemos nos momentos de encontro e partilha, anunciamos alguns aspetos onde ressalta(m) o(s) desejo(s) de ser educadora/professora em diferentes nuances e com voz. Advogamos que convocam reflexões sobre múltiplas identidade(s) em construção tendo em conta o processo, o contexto, o conhecimento e as pessoas em formação. Acompanhar e refletir em momentos de formação profissional universitária, pode ser um caminho que deixa carrilar projetos (d)e vida e identidades que se (re)constroem transgredindo posições e fomentando disposições.Revista de Sociología de la Educación - RASE2019-02-28T21:27:10Z2019-02-282018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/25297http://hdl.handle.net/10174/25297https://doi.org/DOI: http://dx.doi.org/10.7203/RASE.11.2.12445porLeal da Costa, C. Biscaia, C. & Parra, A. (2018). Aprender pensando sobre a própria vida – Um atelier biográfico na formação de educadores/professores. Revista de Sociología de la Educación - RASE 11(2), 258-279.https://ojs.uv.es/index.php/RASE/article/view/12445Centro de Investigação em Educação e Psicologiamclc@uevora.ptcbiscaia@uevora.ptnd229Leal da costa, ConceiçãoBiscaia, ConstançaParra, Andrés Arguelloinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:19:02Zoai:dspace.uevora.pt:10174/25297Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:15:48.041577Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprender pensando sobre a própria vida – Um atelier biográfico na formação de educadores/professores. |
title |
Aprender pensando sobre a própria vida – Um atelier biográfico na formação de educadores/professores. |
spellingShingle |
Aprender pensando sobre a própria vida – Um atelier biográfico na formação de educadores/professores. Leal da costa, Conceição Pesquisa biográfica Narrativas Formação de educadores/professores Aprendizagem Identidade |
title_short |
Aprender pensando sobre a própria vida – Um atelier biográfico na formação de educadores/professores. |
title_full |
Aprender pensando sobre a própria vida – Um atelier biográfico na formação de educadores/professores. |
title_fullStr |
Aprender pensando sobre a própria vida – Um atelier biográfico na formação de educadores/professores. |
title_full_unstemmed |
Aprender pensando sobre a própria vida – Um atelier biográfico na formação de educadores/professores. |
title_sort |
Aprender pensando sobre a própria vida – Um atelier biográfico na formação de educadores/professores. |
author |
Leal da costa, Conceição |
author_facet |
Leal da costa, Conceição Biscaia, Constança Parra, Andrés Arguello |
author_role |
author |
author2 |
Biscaia, Constança Parra, Andrés Arguello |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leal da costa, Conceição Biscaia, Constança Parra, Andrés Arguello |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pesquisa biográfica Narrativas Formação de educadores/professores Aprendizagem Identidade |
topic |
Pesquisa biográfica Narrativas Formação de educadores/professores Aprendizagem Identidade |
description |
Neste texto assumimos o quadro da pesquisa biográfica em Educação e a corrente das histórias de vida em formação, incluindo alguns estudos atuais neste campo. Partilhamos vivências, práticas e reflexões em torno de um ateliê biográfico de projeto (ABP) gerado e desenvolvido com onze estudantes durante o atual ano letivo, no período final da formação inicial de educadores/professores. Apresentamos os contornos do modelo de formação deste recente perfil profissional em Portugal, o processo associado à conceção do dispositivo pedagógico em si e como se tem desenvolvido em articulação com a concretização do Curso de Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo na Universidade de Évora. Sustentando o ABP e testemunhando curiosidades e interesses iniciais, descortinamos algumas questões que nos moveram em busca de caminhos de construção de identidade(s). Para tanto, destacamos os conceitos de aprendizagem biográfica e de biographicity (Alleit & Dausien, 2000; Alleit, 2009) ou biograficidade em Delory-Momberger (2016), assim como o de ateliê biográfico de projeto proposto por (Delory-Momberger, 2016). Porque estamos na fase final, as considerações finais são narrativas emergentes de como em conjunto temos aprendido pensando sobre a própria vida. Terminamos sem concluir. Das releituras das narrativas biográficas escritas e das conversas que mantivemos nos momentos de encontro e partilha, anunciamos alguns aspetos onde ressalta(m) o(s) desejo(s) de ser educadora/professora em diferentes nuances e com voz. Advogamos que convocam reflexões sobre múltiplas identidade(s) em construção tendo em conta o processo, o contexto, o conhecimento e as pessoas em formação. Acompanhar e refletir em momentos de formação profissional universitária, pode ser um caminho que deixa carrilar projetos (d)e vida e identidades que se (re)constroem transgredindo posições e fomentando disposições. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-01-01T00:00:00Z 2019-02-28T21:27:10Z 2019-02-28 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/25297 http://hdl.handle.net/10174/25297 https://doi.org/DOI: http://dx.doi.org/10.7203/RASE.11.2.12445 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/25297 https://doi.org/DOI: http://dx.doi.org/10.7203/RASE.11.2.12445 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Leal da Costa, C. Biscaia, C. & Parra, A. (2018). Aprender pensando sobre a própria vida – Um atelier biográfico na formação de educadores/professores. Revista de Sociología de la Educación - RASE 11(2), 258-279. https://ojs.uv.es/index.php/RASE/article/view/12445 Centro de Investigação em Educação e Psicologia mclc@uevora.pt cbiscaia@uevora.pt nd 229 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista de Sociología de la Educación - RASE |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista de Sociología de la Educación - RASE |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136639981715456 |