Aprender pensando sobre a própria vida – Um atelier biográfico na formação de educadores/professores.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leal da costa, Conceição
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Biscaia, Constança, Parra, Andrés Arguello
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/25297
https://doi.org/DOI: http://dx.doi.org/10.7203/RASE.11.2.12445
Resumo: Neste texto assumimos o quadro da pesquisa biográfica em Educação e a corrente das histórias de vida em formação, incluindo alguns estudos atuais neste campo. Partilhamos vivências, práticas e reflexões em torno de um ateliê biográfico de projeto (ABP) gerado e desenvolvido com onze estudantes durante o atual ano letivo, no período final da formação inicial de educadores/professores. Apresentamos os contornos do modelo de formação deste recente perfil profissional em Portugal, o processo associado à conceção do dispositivo pedagógico em si e como se tem desenvolvido em articulação com a concretização do Curso de Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo na Universidade de Évora. Sustentando o ABP e testemunhando curiosidades e interesses iniciais, descortinamos algumas questões que nos moveram em busca de caminhos de construção de identidade(s). Para tanto, destacamos os conceitos de aprendizagem biográfica e de biographicity (Alleit & Dausien, 2000; Alleit, 2009) ou biograficidade em Delory-Momberger (2016), assim como o de ateliê biográfico de projeto proposto por (Delory-Momberger, 2016). Porque estamos na fase final, as considerações finais são narrativas emergentes de como em conjunto temos aprendido pensando sobre a própria vida. Terminamos sem concluir. Das releituras das narrativas biográficas escritas e das conversas que mantivemos nos momentos de encontro e partilha, anunciamos alguns aspetos onde ressalta(m) o(s) desejo(s) de ser educadora/professora em diferentes nuances e com voz. Advogamos que convocam reflexões sobre múltiplas identidade(s) em construção tendo em conta o processo, o contexto, o conhecimento e as pessoas em formação. Acompanhar e refletir em momentos de formação profissional universitária, pode ser um caminho que deixa carrilar projetos (d)e vida e identidades que se (re)constroem transgredindo posições e fomentando disposições.
id RCAP_dab1a49f415cfcaba33d4078c612de9a
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/25297
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Aprender pensando sobre a própria vida – Um atelier biográfico na formação de educadores/professores.Pesquisa biográficaNarrativasFormação de educadores/professoresAprendizagemIdentidadeNeste texto assumimos o quadro da pesquisa biográfica em Educação e a corrente das histórias de vida em formação, incluindo alguns estudos atuais neste campo. Partilhamos vivências, práticas e reflexões em torno de um ateliê biográfico de projeto (ABP) gerado e desenvolvido com onze estudantes durante o atual ano letivo, no período final da formação inicial de educadores/professores. Apresentamos os contornos do modelo de formação deste recente perfil profissional em Portugal, o processo associado à conceção do dispositivo pedagógico em si e como se tem desenvolvido em articulação com a concretização do Curso de Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo na Universidade de Évora. Sustentando o ABP e testemunhando curiosidades e interesses iniciais, descortinamos algumas questões que nos moveram em busca de caminhos de construção de identidade(s). Para tanto, destacamos os conceitos de aprendizagem biográfica e de biographicity (Alleit & Dausien, 2000; Alleit, 2009) ou biograficidade em Delory-Momberger (2016), assim como o de ateliê biográfico de projeto proposto por (Delory-Momberger, 2016). Porque estamos na fase final, as considerações finais são narrativas emergentes de como em conjunto temos aprendido pensando sobre a própria vida. Terminamos sem concluir. Das releituras das narrativas biográficas escritas e das conversas que mantivemos nos momentos de encontro e partilha, anunciamos alguns aspetos onde ressalta(m) o(s) desejo(s) de ser educadora/professora em diferentes nuances e com voz. Advogamos que convocam reflexões sobre múltiplas identidade(s) em construção tendo em conta o processo, o contexto, o conhecimento e as pessoas em formação. Acompanhar e refletir em momentos de formação profissional universitária, pode ser um caminho que deixa carrilar projetos (d)e vida e identidades que se (re)constroem transgredindo posições e fomentando disposições.Revista de Sociología de la Educación - RASE2019-02-28T21:27:10Z2019-02-282018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/25297http://hdl.handle.net/10174/25297https://doi.org/DOI: http://dx.doi.org/10.7203/RASE.11.2.12445porLeal da Costa, C. Biscaia, C. & Parra, A. (2018). Aprender pensando sobre a própria vida – Um atelier biográfico na formação de educadores/professores. Revista de Sociología de la Educación - RASE 11(2), 258-279.https://ojs.uv.es/index.php/RASE/article/view/12445Centro de Investigação em Educação e Psicologiamclc@uevora.ptcbiscaia@uevora.ptnd229Leal da costa, ConceiçãoBiscaia, ConstançaParra, Andrés Arguelloinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:19:02Zoai:dspace.uevora.pt:10174/25297Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:15:48.041577Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Aprender pensando sobre a própria vida – Um atelier biográfico na formação de educadores/professores.
title Aprender pensando sobre a própria vida – Um atelier biográfico na formação de educadores/professores.
spellingShingle Aprender pensando sobre a própria vida – Um atelier biográfico na formação de educadores/professores.
Leal da costa, Conceição
Pesquisa biográfica
Narrativas
Formação de educadores/professores
Aprendizagem
Identidade
title_short Aprender pensando sobre a própria vida – Um atelier biográfico na formação de educadores/professores.
title_full Aprender pensando sobre a própria vida – Um atelier biográfico na formação de educadores/professores.
title_fullStr Aprender pensando sobre a própria vida – Um atelier biográfico na formação de educadores/professores.
title_full_unstemmed Aprender pensando sobre a própria vida – Um atelier biográfico na formação de educadores/professores.
title_sort Aprender pensando sobre a própria vida – Um atelier biográfico na formação de educadores/professores.
author Leal da costa, Conceição
author_facet Leal da costa, Conceição
Biscaia, Constança
Parra, Andrés Arguello
author_role author
author2 Biscaia, Constança
Parra, Andrés Arguello
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leal da costa, Conceição
Biscaia, Constança
Parra, Andrés Arguello
dc.subject.por.fl_str_mv Pesquisa biográfica
Narrativas
Formação de educadores/professores
Aprendizagem
Identidade
topic Pesquisa biográfica
Narrativas
Formação de educadores/professores
Aprendizagem
Identidade
description Neste texto assumimos o quadro da pesquisa biográfica em Educação e a corrente das histórias de vida em formação, incluindo alguns estudos atuais neste campo. Partilhamos vivências, práticas e reflexões em torno de um ateliê biográfico de projeto (ABP) gerado e desenvolvido com onze estudantes durante o atual ano letivo, no período final da formação inicial de educadores/professores. Apresentamos os contornos do modelo de formação deste recente perfil profissional em Portugal, o processo associado à conceção do dispositivo pedagógico em si e como se tem desenvolvido em articulação com a concretização do Curso de Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo na Universidade de Évora. Sustentando o ABP e testemunhando curiosidades e interesses iniciais, descortinamos algumas questões que nos moveram em busca de caminhos de construção de identidade(s). Para tanto, destacamos os conceitos de aprendizagem biográfica e de biographicity (Alleit & Dausien, 2000; Alleit, 2009) ou biograficidade em Delory-Momberger (2016), assim como o de ateliê biográfico de projeto proposto por (Delory-Momberger, 2016). Porque estamos na fase final, as considerações finais são narrativas emergentes de como em conjunto temos aprendido pensando sobre a própria vida. Terminamos sem concluir. Das releituras das narrativas biográficas escritas e das conversas que mantivemos nos momentos de encontro e partilha, anunciamos alguns aspetos onde ressalta(m) o(s) desejo(s) de ser educadora/professora em diferentes nuances e com voz. Advogamos que convocam reflexões sobre múltiplas identidade(s) em construção tendo em conta o processo, o contexto, o conhecimento e as pessoas em formação. Acompanhar e refletir em momentos de formação profissional universitária, pode ser um caminho que deixa carrilar projetos (d)e vida e identidades que se (re)constroem transgredindo posições e fomentando disposições.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-01T00:00:00Z
2019-02-28T21:27:10Z
2019-02-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/25297
http://hdl.handle.net/10174/25297
https://doi.org/DOI: http://dx.doi.org/10.7203/RASE.11.2.12445
url http://hdl.handle.net/10174/25297
https://doi.org/DOI: http://dx.doi.org/10.7203/RASE.11.2.12445
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Leal da Costa, C. Biscaia, C. & Parra, A. (2018). Aprender pensando sobre a própria vida – Um atelier biográfico na formação de educadores/professores. Revista de Sociología de la Educación - RASE 11(2), 258-279.
https://ojs.uv.es/index.php/RASE/article/view/12445
Centro de Investigação em Educação e Psicologia
mclc@uevora.pt
cbiscaia@uevora.pt
nd
229
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista de Sociología de la Educación - RASE
publisher.none.fl_str_mv Revista de Sociología de la Educación - RASE
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136639981715456