Animação sociocultural com e para os seniores: um estudo de caso na Junta de Freguesia de Ramalde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Tânia Monteiro Moreira
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/2983
Resumo: O presente trabalho tem como tema a Animação Sociocultural com e para os Seniores, tem como objeto de estudo as atividades realizadas na Junta de Freguesia de Ramalde, foi desenvolvido no âmbito do 2º Ciclo de Estudos, Ciências de Educação – Especialização em Animação Sociocultural da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro da Escola de Ciências Humanas e Sociais do Pólo de Chaves. Pretendeu-se com este estudo averiguar se as atividades de Animação Sociocultural promovidas pela Junta de Freguesia de Ramalde correspondem àquilo que a teoria nos revela deverem ser atividades de Animação Sociocultural para e com os seniores e desta forma explicamos e identificamos todas as atividades que são promovidas na JFR, bem como os locais (Centros de Dia/Convívio) onde as mesmas ocorrem. A metodologia utilizada neste presente estudo é o estudo de caso, e as técnicas utilizadas foram a entrevista, realizada a Professores Universitários e autores no âmbito da Animação Sociocultural e a observação participante a todas as actividades que são realizadas na JFR. Focamos a questão da Animação Sociocultural quer no seu cômputo geral quer no âmbito dos seniores, não descurando a importância que têm as questões ligadas ao envelhecimento, o que nós enquanto animadores pretendemos preconizar um envelhecimento ativo e por isso se torna importante explanar acerca das técnicas e recursos utilizados neste âmbito. Procuramos alicerçar os princípios norteadores da Animação Sociocultural com a gerontologia social e educativa no sentido de encontrar novos paradigmas ancorados numa pedagogia da vivência, convivência, experiência, participações que constituem o âmago da nossa investigação. É esta ação educadora que alia o ser com o saber, o saber com o saber fazer procurando sempre um aprender e um reaprender a viver juntos num quadro participativo marcado pelo compromisso da procura da autonomia e do auto - desenvolvimento. A nossa investigação é por isso reveladora da importância de uma Animação Sociocultural que valoriza a educação intergerações como um novo rumo civilizacional para o século XXI.
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