Relatório de Estágio da Prática de Ensino Supervisionada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Formoso, Andreia R
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10314/5314
Resumo: Este relatório surge no âmbito da conclusão do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, ministrado na Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto (ESECD), do Instituto Politécnico da Guarda (IPG). No plano curricular deste curso estão previstos dois estágios: a Prática de Ensino Supervisionada (PES) I – Educação Pré-escolar e a Prática de Ensino Supervisionada II – 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB). A PES I decorreu no Jardim de Infância da Póvoa do Mileu, com um grupo de 10 crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos e a PES II decorreu na Escola Básica de 1.º Ciclo Adães Bermudes, numa turma de 1.º ano, com 23 crianças de 6 e 7 anos. Foram elaborados dois relatórios, um por cada uma das Práticas de Ensino Supervisionadas realizadas, contendo o presente relatório uma compilação das aprendizagens efetuadas, acrescentando também o estudo/investigação realizado com a turma de 1.º ano. Este relatório está dividido em 3 capítulos: “Enquadramento Institucional”, “Descrição da Prática de Ensino Supervisionada” e “A Tecnologia como elemento facilitador e motivador na Matemática”, sendo este último, o estudo/investigação realizado. Após a análise de todos os dados recolhidos durante a investigação, foi possível concluir que a tecnologia é um elemento facilitador e motivador no processo de ensino e aprendizagem, uma vez que os alunos se mostraram mais interessados, motivados e atentos durante as atividades. Existem diversos recursos que podem ser utilizados para facilitar a aprendizagem. Se as escolas estiverem bem equipadas e os professores bem preparados, o processo de ensino e aprendizagem pode tornar-se muito mais eficiente.
id RCAP_dad8afa8ea8d85ce0aef1921a588fdfa
oai_identifier_str oai:bdigital.ipg.pt:10314/5314
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de Estágio da Prática de Ensino SupervisionadatecnologiamatemáticamotivaçãoaprendizagemEste relatório surge no âmbito da conclusão do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, ministrado na Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto (ESECD), do Instituto Politécnico da Guarda (IPG). No plano curricular deste curso estão previstos dois estágios: a Prática de Ensino Supervisionada (PES) I – Educação Pré-escolar e a Prática de Ensino Supervisionada II – 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB). A PES I decorreu no Jardim de Infância da Póvoa do Mileu, com um grupo de 10 crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos e a PES II decorreu na Escola Básica de 1.º Ciclo Adães Bermudes, numa turma de 1.º ano, com 23 crianças de 6 e 7 anos. Foram elaborados dois relatórios, um por cada uma das Práticas de Ensino Supervisionadas realizadas, contendo o presente relatório uma compilação das aprendizagens efetuadas, acrescentando também o estudo/investigação realizado com a turma de 1.º ano. Este relatório está dividido em 3 capítulos: “Enquadramento Institucional”, “Descrição da Prática de Ensino Supervisionada” e “A Tecnologia como elemento facilitador e motivador na Matemática”, sendo este último, o estudo/investigação realizado. Após a análise de todos os dados recolhidos durante a investigação, foi possível concluir que a tecnologia é um elemento facilitador e motivador no processo de ensino e aprendizagem, uma vez que os alunos se mostraram mais interessados, motivados e atentos durante as atividades. Existem diversos recursos que podem ser utilizados para facilitar a aprendizagem. Se as escolas estiverem bem equipadas e os professores bem preparados, o processo de ensino e aprendizagem pode tornar-se muito mais eficiente.Instituto Politécnico da Guarda2022-01-25T16:34:41Z2022-01-252021-12-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10314/5314http://hdl.handle.net/10314/5314TID:202895246porFormoso, Andreia Rinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-14T02:59:42Zoai:bdigital.ipg.pt:10314/5314Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:44:05.858513Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de Estágio da Prática de Ensino Supervisionada
title Relatório de Estágio da Prática de Ensino Supervisionada
spellingShingle Relatório de Estágio da Prática de Ensino Supervisionada
Formoso, Andreia R
tecnologia
matemática
motivação
aprendizagem
title_short Relatório de Estágio da Prática de Ensino Supervisionada
title_full Relatório de Estágio da Prática de Ensino Supervisionada
title_fullStr Relatório de Estágio da Prática de Ensino Supervisionada
title_full_unstemmed Relatório de Estágio da Prática de Ensino Supervisionada
title_sort Relatório de Estágio da Prática de Ensino Supervisionada
author Formoso, Andreia R
author_facet Formoso, Andreia R
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Formoso, Andreia R
dc.subject.por.fl_str_mv tecnologia
matemática
motivação
aprendizagem
topic tecnologia
matemática
motivação
aprendizagem
description Este relatório surge no âmbito da conclusão do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, ministrado na Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto (ESECD), do Instituto Politécnico da Guarda (IPG). No plano curricular deste curso estão previstos dois estágios: a Prática de Ensino Supervisionada (PES) I – Educação Pré-escolar e a Prática de Ensino Supervisionada II – 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB). A PES I decorreu no Jardim de Infância da Póvoa do Mileu, com um grupo de 10 crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos e a PES II decorreu na Escola Básica de 1.º Ciclo Adães Bermudes, numa turma de 1.º ano, com 23 crianças de 6 e 7 anos. Foram elaborados dois relatórios, um por cada uma das Práticas de Ensino Supervisionadas realizadas, contendo o presente relatório uma compilação das aprendizagens efetuadas, acrescentando também o estudo/investigação realizado com a turma de 1.º ano. Este relatório está dividido em 3 capítulos: “Enquadramento Institucional”, “Descrição da Prática de Ensino Supervisionada” e “A Tecnologia como elemento facilitador e motivador na Matemática”, sendo este último, o estudo/investigação realizado. Após a análise de todos os dados recolhidos durante a investigação, foi possível concluir que a tecnologia é um elemento facilitador e motivador no processo de ensino e aprendizagem, uma vez que os alunos se mostraram mais interessados, motivados e atentos durante as atividades. Existem diversos recursos que podem ser utilizados para facilitar a aprendizagem. Se as escolas estiverem bem equipadas e os professores bem preparados, o processo de ensino e aprendizagem pode tornar-se muito mais eficiente.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-29T00:00:00Z
2022-01-25T16:34:41Z
2022-01-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10314/5314
http://hdl.handle.net/10314/5314
TID:202895246
url http://hdl.handle.net/10314/5314
identifier_str_mv TID:202895246
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico da Guarda
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico da Guarda
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136936712994816