Relatório de Estágio da Prática de Ensino Supervisionada
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10314/5314 |
Resumo: | Este relatório surge no âmbito da conclusão do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, ministrado na Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto (ESECD), do Instituto Politécnico da Guarda (IPG). No plano curricular deste curso estão previstos dois estágios: a Prática de Ensino Supervisionada (PES) I – Educação Pré-escolar e a Prática de Ensino Supervisionada II – 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB). A PES I decorreu no Jardim de Infância da Póvoa do Mileu, com um grupo de 10 crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos e a PES II decorreu na Escola Básica de 1.º Ciclo Adães Bermudes, numa turma de 1.º ano, com 23 crianças de 6 e 7 anos. Foram elaborados dois relatórios, um por cada uma das Práticas de Ensino Supervisionadas realizadas, contendo o presente relatório uma compilação das aprendizagens efetuadas, acrescentando também o estudo/investigação realizado com a turma de 1.º ano. Este relatório está dividido em 3 capítulos: “Enquadramento Institucional”, “Descrição da Prática de Ensino Supervisionada” e “A Tecnologia como elemento facilitador e motivador na Matemática”, sendo este último, o estudo/investigação realizado. Após a análise de todos os dados recolhidos durante a investigação, foi possível concluir que a tecnologia é um elemento facilitador e motivador no processo de ensino e aprendizagem, uma vez que os alunos se mostraram mais interessados, motivados e atentos durante as atividades. Existem diversos recursos que podem ser utilizados para facilitar a aprendizagem. Se as escolas estiverem bem equipadas e os professores bem preparados, o processo de ensino e aprendizagem pode tornar-se muito mais eficiente. |
id |
RCAP_dad8afa8ea8d85ce0aef1921a588fdfa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdigital.ipg.pt:10314/5314 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório de Estágio da Prática de Ensino SupervisionadatecnologiamatemáticamotivaçãoaprendizagemEste relatório surge no âmbito da conclusão do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, ministrado na Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto (ESECD), do Instituto Politécnico da Guarda (IPG). No plano curricular deste curso estão previstos dois estágios: a Prática de Ensino Supervisionada (PES) I – Educação Pré-escolar e a Prática de Ensino Supervisionada II – 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB). A PES I decorreu no Jardim de Infância da Póvoa do Mileu, com um grupo de 10 crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos e a PES II decorreu na Escola Básica de 1.º Ciclo Adães Bermudes, numa turma de 1.º ano, com 23 crianças de 6 e 7 anos. Foram elaborados dois relatórios, um por cada uma das Práticas de Ensino Supervisionadas realizadas, contendo o presente relatório uma compilação das aprendizagens efetuadas, acrescentando também o estudo/investigação realizado com a turma de 1.º ano. Este relatório está dividido em 3 capítulos: “Enquadramento Institucional”, “Descrição da Prática de Ensino Supervisionada” e “A Tecnologia como elemento facilitador e motivador na Matemática”, sendo este último, o estudo/investigação realizado. Após a análise de todos os dados recolhidos durante a investigação, foi possível concluir que a tecnologia é um elemento facilitador e motivador no processo de ensino e aprendizagem, uma vez que os alunos se mostraram mais interessados, motivados e atentos durante as atividades. Existem diversos recursos que podem ser utilizados para facilitar a aprendizagem. Se as escolas estiverem bem equipadas e os professores bem preparados, o processo de ensino e aprendizagem pode tornar-se muito mais eficiente.Instituto Politécnico da Guarda2022-01-25T16:34:41Z2022-01-252021-12-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10314/5314http://hdl.handle.net/10314/5314TID:202895246porFormoso, Andreia Rinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-14T02:59:42Zoai:bdigital.ipg.pt:10314/5314Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:44:05.858513Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório de Estágio da Prática de Ensino Supervisionada |
title |
Relatório de Estágio da Prática de Ensino Supervisionada |
spellingShingle |
Relatório de Estágio da Prática de Ensino Supervisionada Formoso, Andreia R tecnologia matemática motivação aprendizagem |
title_short |
Relatório de Estágio da Prática de Ensino Supervisionada |
title_full |
Relatório de Estágio da Prática de Ensino Supervisionada |
title_fullStr |
Relatório de Estágio da Prática de Ensino Supervisionada |
title_full_unstemmed |
Relatório de Estágio da Prática de Ensino Supervisionada |
title_sort |
Relatório de Estágio da Prática de Ensino Supervisionada |
author |
Formoso, Andreia R |
author_facet |
Formoso, Andreia R |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Formoso, Andreia R |
dc.subject.por.fl_str_mv |
tecnologia matemática motivação aprendizagem |
topic |
tecnologia matemática motivação aprendizagem |
description |
Este relatório surge no âmbito da conclusão do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, ministrado na Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto (ESECD), do Instituto Politécnico da Guarda (IPG). No plano curricular deste curso estão previstos dois estágios: a Prática de Ensino Supervisionada (PES) I – Educação Pré-escolar e a Prática de Ensino Supervisionada II – 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB). A PES I decorreu no Jardim de Infância da Póvoa do Mileu, com um grupo de 10 crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos e a PES II decorreu na Escola Básica de 1.º Ciclo Adães Bermudes, numa turma de 1.º ano, com 23 crianças de 6 e 7 anos. Foram elaborados dois relatórios, um por cada uma das Práticas de Ensino Supervisionadas realizadas, contendo o presente relatório uma compilação das aprendizagens efetuadas, acrescentando também o estudo/investigação realizado com a turma de 1.º ano. Este relatório está dividido em 3 capítulos: “Enquadramento Institucional”, “Descrição da Prática de Ensino Supervisionada” e “A Tecnologia como elemento facilitador e motivador na Matemática”, sendo este último, o estudo/investigação realizado. Após a análise de todos os dados recolhidos durante a investigação, foi possível concluir que a tecnologia é um elemento facilitador e motivador no processo de ensino e aprendizagem, uma vez que os alunos se mostraram mais interessados, motivados e atentos durante as atividades. Existem diversos recursos que podem ser utilizados para facilitar a aprendizagem. Se as escolas estiverem bem equipadas e os professores bem preparados, o processo de ensino e aprendizagem pode tornar-se muito mais eficiente. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-29T00:00:00Z 2022-01-25T16:34:41Z 2022-01-25 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10314/5314 http://hdl.handle.net/10314/5314 TID:202895246 |
url |
http://hdl.handle.net/10314/5314 |
identifier_str_mv |
TID:202895246 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico da Guarda |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico da Guarda |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136936712994816 |