Cartografia imprecisa do teatro em Portugal
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/6774 |
Resumo: | Texto dividido em duas partes, na primeira aborda-se a evolução do teatro em Portugal do pós segunda grande guerra à contemporaneidade, focando particularmente o experimentalismo do final dos anos quarenta, um período que se pode caracterizar por uma ânsia de renovação e modernização; a constituição de um teatro independente fortemente politizado nos anos setenta; e a pluralidade da cena contemporânea. Na segunda parte aborda-se a alegada incapacidade atávica dos escritores portugueses para a escrita dramática, mapeando os nomes mais significativos do pós-25 de Abril de 1974 até à contemporaneidade. |
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Cartografia imprecisa do teatro em PortugalHistória do teatro em PortugalDramaturgia portuguesaTeatro independenteMovimento experimentalTeatro contemporâneoPortuguese theatre historyPortuguese dramaturgyExperimental movementIndependent theatreContemporary theatreTexto dividido em duas partes, na primeira aborda-se a evolução do teatro em Portugal do pós segunda grande guerra à contemporaneidade, focando particularmente o experimentalismo do final dos anos quarenta, um período que se pode caracterizar por uma ânsia de renovação e modernização; a constituição de um teatro independente fortemente politizado nos anos setenta; e a pluralidade da cena contemporânea. Na segunda parte aborda-se a alegada incapacidade atávica dos escritores portugueses para a escrita dramática, mapeando os nomes mais significativos do pós-25 de Abril de 1974 até à contemporaneidade.Abstract - The essay is divided in two parts. The first one deals with the development of Portuguese theatre from post second world war years to present days, focusing particularly on the experimental movement that took place in the forties, a period characterized an acute desire to renewal and modernization; on the constitution of a very politicized independent theatre during the sixties and seventies; and on the extremely plural contemporary Portuguese theatrical landscape. The second half of the essay questions the alleged intrinsic incapacity of Portuguese writers for dramatic literature, mapping out the most significant authors, from 1974 to present days.Imprensa Politécnico de LisboaRCIPLCoelho, Rui Pina2017-02-03T15:47:59Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/6774por9789897291746info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:51:55Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/6774Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:15:51.672343Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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