O ensino-aprendizagem do som no 3º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Macedo, Cacilda Maria Morais Sarmento Pato de
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/4828
Resumo: Actualmente, Portugal encontra-se num processo de reorganização curricular que inclui propostas inovadoras para o ensino-aprendizagem das Ciências no 3O ciclo do ensino básico. Nesta perspectiva, pretendeu-se desenvolver um estudo que desse resposta ao seguinte problema de investigação: "Conceber e validar estratégias de ensino-aprendizagem, a partir da análise de dificuldades sobre conceitos de som, no contexto da actual reorganização curricular do 3O ciclo do ensino básico". Assim, procedeu-se ao levantamento e análise das actuais orientações curriculares para o 3O ciclo do ensino básico no que diz respeito aos conteúdos inerentes ao sub-tema Produção e Transmissão do Som, bem como de outros documentos orientadores do currículo. Procedeu-se igualmente ao levantamento bibliográfico sobre concepções alternativas relativamente a esses conteúdos. Posteriormente, foi elaborado um conjunto de estratégias para o estudo do Som dando ênfase a interdisciplinaridade, optimizando tempos lectivos para a discussão de temas relacionados com o tópico e a diversidade de metodologias de ensinoaprendizagem. Contemplaram-se essencialmente estratégias de cariz experimental, que fossem de encontro a melhoria da compreensão dos conceitos subjacentes ao tema, nomeadamente através de situaçõesproblema. Salienta-se ainda o recurso a aspectos de História da Ciência como uma das metodologias utilizadas nesta abordagem. A implementação e avaliação das estratégias foi feita na Escola EB 213 José Ferreira Pinto Basto de ilhavo, no ano lectivo 2004/2005, e envolveu alunos de duas turmas do 8* ano, professores e outros profissionais ligados a audiometria e ao ruído. O estudo desenvolvido utilizou uma metodologia de investigação mista, englobando, fundamentalmente uma dimensão de investigação-acção mas também um formato quase-experimental. As potencialidades das estratégias foram analisadas através de vários instrumentos concebidos para o efeito, tais como registos de aulas observadas e questionários aos alunos. Estes últimos do tipo diagnóstico e de interesses, tendo-se também administrado questionários aos outros intervenientes neste processo de investigação. Da análise dos resultados foi possível concluir que: questionários aos outros intervenientes neste processo de investigação. Da análise dos resultados foi possível concluir que: Os alunos evidenciaram um maior envolvimento durante o processo de ensino e no final revelaram melhores competências, comparativamente a situações lectivas mais tradicionais; Os professores das disciplinas envolvidas consideraram bastante positiva a abordagem na medida em que promoveu e desenvolveu a articulação de saberes disciplinares, assim como a realização de actividades conjuntas entre professores de áreas distintas; Os profissionais externos que intervieram consideraram que a sua participação neste processo foi eficaz na sensibilização dos jovens para a prevenção do ruído. Apesar das limitações do estudo, considera-se que dá um contributo significativo quer para professores, quer para investigadores na medida em que apresenta todo um conjunto de situações, actividades e materiais propostos que se poderão utilizar no contexto de sala de aula ou servir como recurso de trabalho.
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Procedeu-se igualmente ao levantamento bibliográfico sobre concepções alternativas relativamente a esses conteúdos. Posteriormente, foi elaborado um conjunto de estratégias para o estudo do Som dando ênfase a interdisciplinaridade, optimizando tempos lectivos para a discussão de temas relacionados com o tópico e a diversidade de metodologias de ensinoaprendizagem. Contemplaram-se essencialmente estratégias de cariz experimental, que fossem de encontro a melhoria da compreensão dos conceitos subjacentes ao tema, nomeadamente através de situaçõesproblema. Salienta-se ainda o recurso a aspectos de História da Ciência como uma das metodologias utilizadas nesta abordagem. A implementação e avaliação das estratégias foi feita na Escola EB 213 José Ferreira Pinto Basto de ilhavo, no ano lectivo 2004/2005, e envolveu alunos de duas turmas do 8* ano, professores e outros profissionais ligados a audiometria e ao ruído. O estudo desenvolvido utilizou uma metodologia de investigação mista, englobando, fundamentalmente uma dimensão de investigação-acção mas também um formato quase-experimental. As potencialidades das estratégias foram analisadas através de vários instrumentos concebidos para o efeito, tais como registos de aulas observadas e questionários aos alunos. Estes últimos do tipo diagnóstico e de interesses, tendo-se também administrado questionários aos outros intervenientes neste processo de investigação. Da análise dos resultados foi possível concluir que: questionários aos outros intervenientes neste processo de investigação. Da análise dos resultados foi possível concluir que: Os alunos evidenciaram um maior envolvimento durante o processo de ensino e no final revelaram melhores competências, comparativamente a situações lectivas mais tradicionais; Os professores das disciplinas envolvidas consideraram bastante positiva a abordagem na medida em que promoveu e desenvolveu a articulação de saberes disciplinares, assim como a realização de actividades conjuntas entre professores de áreas distintas; Os profissionais externos que intervieram consideraram que a sua participação neste processo foi eficaz na sensibilização dos jovens para a prevenção do ruído. Apesar das limitações do estudo, considera-se que dá um contributo significativo quer para professores, quer para investigadores na medida em que apresenta todo um conjunto de situações, actividades e materiais propostos que se poderão utilizar no contexto de sala de aula ou servir como recurso de trabalho.In the past few years Portugal has been undergoing a process of curriculum reorganization which has pioneering proposals to the teaching and learning process of Sciences in the elementary level - 7'" and SIth grades. From this point of view we intended to develop a study which would provide us with an answer to the following investigative problem: In the framework of present reorganization of curricula for the 3rd cycle of basic education: To conceive and validate teacher-learning strategies following the analysis of difficulties on concepts of sound. Thus, we selected and analysed the present curriculum guidelines for this level of education as far as the contents related with the production and the transmission of sound are concerned, as well as other curriculum guidelining documents. We also selected bibliography concerning alternative conceptions to those contents. Afterwards, a set of strategies were created in order to study the sound promoting cross-section among different curriculum subjects and managing the lesson time in such a way that the discussion of issues related with sound as well as the diversity of teaching methodology were possible. In this learning process we mostly thought of experimental strategies which would lead to a better understanding of those contents, narnely using problem-solving situations. Data of the History of Science were used as one of the methodologies in this approach. We implemented and evaluated the strategies in Escola EB 213 José Ferreira Pinto Basto de ilhavo in the school year 200412005 and involved two 8th grade classes, one experimental, where the strategies were implemented, namely involving some teachers and other sound and audiometria professionals, and another one used as the control-class, to each we did not teach, that followed a more traditional way of teaching. The study we developed used a mixed investigation methodology , essentially includi ng action-research dimension but also a quasi experimental format. The potencial of strategies were analysed through a variety of instruments especially designed for this study, such as the record of supervised lessons, the diagnosis questionnaire (which was handed out before and after the implementation of the strategies in both classes) a questionnaire of interest, both given to the students, and also questionnaires aiming at coliecting information from other intervenients. From the analysis of the results, we concluded that: The students gave evidence of a deeper commitment during the process of teaching and revealed better skills, when compared to more traditional scenarios; The teachers involved considered this study a positive approach in the sense that it promoted and developed the intersection among different subject contents, as well as, their own envolvement, although coming from different areas; The other professionals admitted that their participation in this process has contributed to alert the young people to harmful effects of noise.Universidade de Aveiro2011-12-27T15:23:55Z2006-01-01T00:00:00Z2006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/4828porMacedo, Cacilda Maria Morais Sarmento Pato deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:05:54Zoai:ria.ua.pt:10773/4828Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:42:41.353260Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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