Discursos proferidos pelo rei D. Pedro V nas sessões solenes de atribuição de prémios na Escola Real de Mafra (1858-1860)
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/34822 |
Resumo: | Não obstante ter tido uma vida breve, o rei D. Pedro V (1837-1861) ficou conhecido por dedicar atenção à causa pública, manifestando especial interesse pelo tema da educação. Culto, de grande capacidade intelectual e, além do mais, viajado – realizou, em 1854-1855, o grand tour (uma prática de educação comum entre a nobreza europeia), visitando então Itália, Suíça, Inglaterra, Bélgica, Holanda, Alemanha e França –, foi capaz de concretizar, justamente no campo educativo, alguns projetos de inegável mérito. Para isso concorreu, também, a circunstância de o seu reinado ter sido um dos mais consensuais da centúria de Oitocentos. Citem-se, tão-somente, duas realizações: a criação da Escola Real de Mafra , em 1855; e, seis anos mais tarde, a inauguração do Curso Superior de Letras Com a divulgação de um conjunto de discursos escritos por D. Pedro V, pretende-se, no fundamental, contribuir para o conhecimento do seu pensamento pedagógico. Refiro-me a três discursos redigidos pelo próprio punho do rei nos anos de 1858 e de 1860, todos autógrafos, destinados a ser lidos num contexto muito particular: as sessões solenes de entrega de prémios aos alunos da Escola Real de Mafra. |
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Discursos proferidos pelo rei D. Pedro V nas sessões solenes de atribuição de prémios na Escola Real de Mafra (1858-1860)D. Pedro VEscola Real de MafraPensamento pedagógicoNão obstante ter tido uma vida breve, o rei D. Pedro V (1837-1861) ficou conhecido por dedicar atenção à causa pública, manifestando especial interesse pelo tema da educação. Culto, de grande capacidade intelectual e, além do mais, viajado – realizou, em 1854-1855, o grand tour (uma prática de educação comum entre a nobreza europeia), visitando então Itália, Suíça, Inglaterra, Bélgica, Holanda, Alemanha e França –, foi capaz de concretizar, justamente no campo educativo, alguns projetos de inegável mérito. Para isso concorreu, também, a circunstância de o seu reinado ter sido um dos mais consensuais da centúria de Oitocentos. Citem-se, tão-somente, duas realizações: a criação da Escola Real de Mafra , em 1855; e, seis anos mais tarde, a inauguração do Curso Superior de Letras Com a divulgação de um conjunto de discursos escritos por D. Pedro V, pretende-se, no fundamental, contribuir para o conhecimento do seu pensamento pedagógico. Refiro-me a três discursos redigidos pelo próprio punho do rei nos anos de 1858 e de 1860, todos autógrafos, destinados a ser lidos num contexto muito particular: as sessões solenes de entrega de prémios aos alunos da Escola Real de Mafra.Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da EducaçãoRepositório da Universidade de LisboaSilva, Carlos Manique Da2018-09-19T13:45:23Z2018-092018-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/34822porSilva, C. M. (2018). Discursos proferidos pelo rei D. Pedro V nas sessões solenes de atribuição de prémios na Escola Real de Mafra (1858-1860), História da Educação, 22(56), 254-264.1414-3518 (print)http://dx.doi.org/10.1590/2236-3459/82160info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:29:49Zoai:repositorio.ul.pt:10451/34822Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:49:12.985292Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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