1º Ciclo do Ensino Básico: velhos-novos actores: estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Loureiro, Paula Cristina da Rocha 
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/38
Resumo: Fazendo uma ligeira incursão a épocas mais recuadas, mais propriamente ao Estado Novo, este trabalho pretende estabelecer algumas pontes de contacto entre o ensinoprimário de então e o actual 1º Ciclo do Ensino Básico. Analisar similitudes e detectar divergências,permite-nos compreender, um pouco mais, a evolução enorme dessa "profissão". O professor primário é uma das peças fundamentais na infância de qualquer criança, independentemente da época, da cultura ou do pa´s. Crianças que fomos e educadores que somos, temos consciência da importância de todas as atitudes que se desenrolam dentro de uma sala de aula. Assim, optamos por entender um pouco das características e vivências quotidianas dos agentes educativos no concelho de Castelo de Paiva. Este estudo de caso pretende procurar compreender em que medidaas relações existentes são determinadas no exercício das funções que cabem aos mesmos profissionais.
id RCAP_db162e91a9710c413293563044954ea1
oai_identifier_str oai:repositorio.upt.pt:11328/38
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling 1º Ciclo do Ensino Básico: velhos-novos actores: estudo de casoEducaçãoProfessor primárioEnsino BásicoCastelo de PaivaTMEFazendo uma ligeira incursão a épocas mais recuadas, mais propriamente ao Estado Novo, este trabalho pretende estabelecer algumas pontes de contacto entre o ensinoprimário de então e o actual 1º Ciclo do Ensino Básico. Analisar similitudes e detectar divergências,permite-nos compreender, um pouco mais, a evolução enorme dessa "profissão". O professor primário é uma das peças fundamentais na infância de qualquer criança, independentemente da época, da cultura ou do pa´s. Crianças que fomos e educadores que somos, temos consciência da importância de todas as atitudes que se desenrolam dentro de uma sala de aula. Assim, optamos por entender um pouco das características e vivências quotidianas dos agentes educativos no concelho de Castelo de Paiva. Este estudo de caso pretende procurar compreender em que medidaas relações existentes são determinadas no exercício das funções que cabem aos mesmos profissionais.Orientação: Prof.º Doutor José António Oliveira.2013-08-14T17:59:35Z2013-08-142006-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfLoureiro, Paula Cristina da Rocha (2006). 1º Ciclo do Ensino Básico: velhos-novos actores: estudo de caso [Dissertação de Mestrado em Administração e Planificação da Educação]. Universidade Portucalense. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/38http://hdl.handle.net/11328/38Loureiro, Paula Cristina da Rocha (2006). 1º Ciclo do Ensino Básico: velhos-novos actores: estudo de caso [Dissertação de Mestrado em Administração e Planificação da Educação]. Universidade Portucalense. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/38http://hdl.handle.net/11328/38porCota: TME 288Loureiro, Paula Cristina da Rocha info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T02:11:12Zoai:repositorio.upt.pt:11328/38Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:40:57.330883Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv 1º Ciclo do Ensino Básico: velhos-novos actores: estudo de caso
title 1º Ciclo do Ensino Básico: velhos-novos actores: estudo de caso
spellingShingle 1º Ciclo do Ensino Básico: velhos-novos actores: estudo de caso
Loureiro, Paula Cristina da Rocha 
Educação
Professor primário
Ensino Básico
Castelo de Paiva
TME
title_short 1º Ciclo do Ensino Básico: velhos-novos actores: estudo de caso
title_full 1º Ciclo do Ensino Básico: velhos-novos actores: estudo de caso
title_fullStr 1º Ciclo do Ensino Básico: velhos-novos actores: estudo de caso
title_full_unstemmed 1º Ciclo do Ensino Básico: velhos-novos actores: estudo de caso
title_sort 1º Ciclo do Ensino Básico: velhos-novos actores: estudo de caso
author Loureiro, Paula Cristina da Rocha 
author_facet Loureiro, Paula Cristina da Rocha 
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Loureiro, Paula Cristina da Rocha 
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Professor primário
Ensino Básico
Castelo de Paiva
TME
topic Educação
Professor primário
Ensino Básico
Castelo de Paiva
TME
description Fazendo uma ligeira incursão a épocas mais recuadas, mais propriamente ao Estado Novo, este trabalho pretende estabelecer algumas pontes de contacto entre o ensinoprimário de então e o actual 1º Ciclo do Ensino Básico. Analisar similitudes e detectar divergências,permite-nos compreender, um pouco mais, a evolução enorme dessa "profissão". O professor primário é uma das peças fundamentais na infância de qualquer criança, independentemente da época, da cultura ou do pa´s. Crianças que fomos e educadores que somos, temos consciência da importância de todas as atitudes que se desenrolam dentro de uma sala de aula. Assim, optamos por entender um pouco das características e vivências quotidianas dos agentes educativos no concelho de Castelo de Paiva. Este estudo de caso pretende procurar compreender em que medidaas relações existentes são determinadas no exercício das funções que cabem aos mesmos profissionais.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-01-01T00:00:00Z
2013-08-14T17:59:35Z
2013-08-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Loureiro, Paula Cristina da Rocha (2006). 1º Ciclo do Ensino Básico: velhos-novos actores: estudo de caso [Dissertação de Mestrado em Administração e Planificação da Educação]. Universidade Portucalense. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/38
http://hdl.handle.net/11328/38
Loureiro, Paula Cristina da Rocha (2006). 1º Ciclo do Ensino Básico: velhos-novos actores: estudo de caso [Dissertação de Mestrado em Administração e Planificação da Educação]. Universidade Portucalense. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/38
http://hdl.handle.net/11328/38
identifier_str_mv Loureiro, Paula Cristina da Rocha (2006). 1º Ciclo do Ensino Básico: velhos-novos actores: estudo de caso [Dissertação de Mestrado em Administração e Planificação da Educação]. Universidade Portucalense. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/38
url http://hdl.handle.net/11328/38
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Cota: TME 288
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134972544548864