1º Ciclo do Ensino Básico: velhos-novos actores: estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11328/38 |
Resumo: | Fazendo uma ligeira incursão a épocas mais recuadas, mais propriamente ao Estado Novo, este trabalho pretende estabelecer algumas pontes de contacto entre o ensinoprimário de então e o actual 1º Ciclo do Ensino Básico. Analisar similitudes e detectar divergências,permite-nos compreender, um pouco mais, a evolução enorme dessa "profissão". O professor primário é uma das peças fundamentais na infância de qualquer criança, independentemente da época, da cultura ou do pa´s. Crianças que fomos e educadores que somos, temos consciência da importância de todas as atitudes que se desenrolam dentro de uma sala de aula. Assim, optamos por entender um pouco das características e vivências quotidianas dos agentes educativos no concelho de Castelo de Paiva. Este estudo de caso pretende procurar compreender em que medidaas relações existentes são determinadas no exercício das funções que cabem aos mesmos profissionais. |
id |
RCAP_db162e91a9710c413293563044954ea1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.upt.pt:11328/38 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
1º Ciclo do Ensino Básico: velhos-novos actores: estudo de casoEducaçãoProfessor primárioEnsino BásicoCastelo de PaivaTMEFazendo uma ligeira incursão a épocas mais recuadas, mais propriamente ao Estado Novo, este trabalho pretende estabelecer algumas pontes de contacto entre o ensinoprimário de então e o actual 1º Ciclo do Ensino Básico. Analisar similitudes e detectar divergências,permite-nos compreender, um pouco mais, a evolução enorme dessa "profissão". O professor primário é uma das peças fundamentais na infância de qualquer criança, independentemente da época, da cultura ou do pa´s. Crianças que fomos e educadores que somos, temos consciência da importância de todas as atitudes que se desenrolam dentro de uma sala de aula. Assim, optamos por entender um pouco das características e vivências quotidianas dos agentes educativos no concelho de Castelo de Paiva. Este estudo de caso pretende procurar compreender em que medidaas relações existentes são determinadas no exercício das funções que cabem aos mesmos profissionais.Orientação: Prof.º Doutor José António Oliveira.2013-08-14T17:59:35Z2013-08-142006-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfLoureiro, Paula Cristina da Rocha (2006). 1º Ciclo do Ensino Básico: velhos-novos actores: estudo de caso [Dissertação de Mestrado em Administração e Planificação da Educação]. Universidade Portucalense. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/38http://hdl.handle.net/11328/38Loureiro, Paula Cristina da Rocha (2006). 1º Ciclo do Ensino Básico: velhos-novos actores: estudo de caso [Dissertação de Mestrado em Administração e Planificação da Educação]. Universidade Portucalense. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/38http://hdl.handle.net/11328/38porCota: TME 288Loureiro, Paula Cristina da Rocha info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T02:11:12Zoai:repositorio.upt.pt:11328/38Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:40:57.330883Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
1º Ciclo do Ensino Básico: velhos-novos actores: estudo de caso |
title |
1º Ciclo do Ensino Básico: velhos-novos actores: estudo de caso |
spellingShingle |
1º Ciclo do Ensino Básico: velhos-novos actores: estudo de caso Loureiro, Paula Cristina da Rocha Educação Professor primário Ensino Básico Castelo de Paiva TME |
title_short |
1º Ciclo do Ensino Básico: velhos-novos actores: estudo de caso |
title_full |
1º Ciclo do Ensino Básico: velhos-novos actores: estudo de caso |
title_fullStr |
1º Ciclo do Ensino Básico: velhos-novos actores: estudo de caso |
title_full_unstemmed |
1º Ciclo do Ensino Básico: velhos-novos actores: estudo de caso |
title_sort |
1º Ciclo do Ensino Básico: velhos-novos actores: estudo de caso |
author |
Loureiro, Paula Cristina da Rocha |
author_facet |
Loureiro, Paula Cristina da Rocha |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Loureiro, Paula Cristina da Rocha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Professor primário Ensino Básico Castelo de Paiva TME |
topic |
Educação Professor primário Ensino Básico Castelo de Paiva TME |
description |
Fazendo uma ligeira incursão a épocas mais recuadas, mais propriamente ao Estado Novo, este trabalho pretende estabelecer algumas pontes de contacto entre o ensinoprimário de então e o actual 1º Ciclo do Ensino Básico. Analisar similitudes e detectar divergências,permite-nos compreender, um pouco mais, a evolução enorme dessa "profissão". O professor primário é uma das peças fundamentais na infância de qualquer criança, independentemente da época, da cultura ou do pa´s. Crianças que fomos e educadores que somos, temos consciência da importância de todas as atitudes que se desenrolam dentro de uma sala de aula. Assim, optamos por entender um pouco das características e vivências quotidianas dos agentes educativos no concelho de Castelo de Paiva. Este estudo de caso pretende procurar compreender em que medidaas relações existentes são determinadas no exercício das funções que cabem aos mesmos profissionais. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-01-01T00:00:00Z 2013-08-14T17:59:35Z 2013-08-14 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Loureiro, Paula Cristina da Rocha (2006). 1º Ciclo do Ensino Básico: velhos-novos actores: estudo de caso [Dissertação de Mestrado em Administração e Planificação da Educação]. Universidade Portucalense. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/38 http://hdl.handle.net/11328/38 Loureiro, Paula Cristina da Rocha (2006). 1º Ciclo do Ensino Básico: velhos-novos actores: estudo de caso [Dissertação de Mestrado em Administração e Planificação da Educação]. Universidade Portucalense. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/38 http://hdl.handle.net/11328/38 |
identifier_str_mv |
Loureiro, Paula Cristina da Rocha (2006). 1º Ciclo do Ensino Básico: velhos-novos actores: estudo de caso [Dissertação de Mestrado em Administração e Planificação da Educação]. Universidade Portucalense. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/38 |
url |
http://hdl.handle.net/11328/38 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Cota: TME 288 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134972544548864 |