Lutando por uma ideia: o papel de Alexandre Luís da Cunha na difusão do ensino múto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Manique Da Silva, Carlos
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/9066
Resumo: A configuração de redes educativas internacionais destinadas a difundir o ensino mútuo constitui o ponto principal da minha análise. Para o efeito, sublinho a contribuição de uma personalidade que – tendo nascido em Portugal, mais precisamente na ilha da Madeira, onde primeiramente teve contato com o modelo de ensino proposto por Joseph Lancaster – realizou viagens a Lisboa, Londres, Baltimore e Rio de Janeiro. O propósito dessas viagens esteve frequentemente associado à aprendizagem / promoção do sistema de ensino lancasteriano. Do ponto de vista teórico, assumo aqui que na difusão e circulação do conhecimento pedagógico existe uma interface entre o mundial e o local (cf., por exemplo, CARUSO, 2004; CARVALHO & Ó, 2009; SCHRIEWER, 2001). Por outras palavras, não se afigura legítimo falar de replicação de modelos estandardizados de organização educacional mas sim de processos seletivos de incorporação nos diversos contextos – em função de novos espaços sociais e culturais e de outros atores. A par dessa recontextualização é seguramente importante termos presente que a validação (e, obviamente, a legitimação) de um determinado modelo educacional só acontece aquando da sua “exportação”; quando se torna, portanto, universal (ROLDÁN VERA, 2007). Por outro lado, parece-me igualmente útil reter a lição de Mary S. Morgan (2011), designadamente quando entende que o conhecimento “circulou bem” se: i) manteve uma certa integridade; ii) encontrou novos utilizadores e produziu novas narrativas (nesse sentido foi frutífero).
id RCAP_db16e4b81e6b6541f458a603ef7fb603
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/9066
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Lutando por uma ideia: o papel de Alexandre Luís da Cunha na difusão do ensino mútoEnsino mútuoAlexandre Luís da CunhaJoseph LancasterA configuração de redes educativas internacionais destinadas a difundir o ensino mútuo constitui o ponto principal da minha análise. Para o efeito, sublinho a contribuição de uma personalidade que – tendo nascido em Portugal, mais precisamente na ilha da Madeira, onde primeiramente teve contato com o modelo de ensino proposto por Joseph Lancaster – realizou viagens a Lisboa, Londres, Baltimore e Rio de Janeiro. O propósito dessas viagens esteve frequentemente associado à aprendizagem / promoção do sistema de ensino lancasteriano. Do ponto de vista teórico, assumo aqui que na difusão e circulação do conhecimento pedagógico existe uma interface entre o mundial e o local (cf., por exemplo, CARUSO, 2004; CARVALHO & Ó, 2009; SCHRIEWER, 2001). Por outras palavras, não se afigura legítimo falar de replicação de modelos estandardizados de organização educacional mas sim de processos seletivos de incorporação nos diversos contextos – em função de novos espaços sociais e culturais e de outros atores. A par dessa recontextualização é seguramente importante termos presente que a validação (e, obviamente, a legitimação) de um determinado modelo educacional só acontece aquando da sua “exportação”; quando se torna, portanto, universal (ROLDÁN VERA, 2007). Por outro lado, parece-me igualmente útil reter a lição de Mary S. Morgan (2011), designadamente quando entende que o conhecimento “circulou bem” se: i) manteve uma certa integridade; ii) encontrou novos utilizadores e produziu novas narrativas (nesse sentido foi frutífero).Universidade de UberabaRepositório da Universidade de LisboaManique Da Silva, Carlos2013-09-03T08:55:13Z2013-062013-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/9066porSilva, Carlos Manique da (2013). Lutando por uma ideia: o papel de Alexandre Luís da Cunha na difusão do ensino mútuo. Revista Profissão Docente, 13 (28), pp. 42-54.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:52:28Zoai:repositorio.ul.pt:10451/9066Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:33:03.759286Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Lutando por uma ideia: o papel de Alexandre Luís da Cunha na difusão do ensino múto
title Lutando por uma ideia: o papel de Alexandre Luís da Cunha na difusão do ensino múto
spellingShingle Lutando por uma ideia: o papel de Alexandre Luís da Cunha na difusão do ensino múto
Manique Da Silva, Carlos
Ensino mútuo
Alexandre Luís da Cunha
Joseph Lancaster
title_short Lutando por uma ideia: o papel de Alexandre Luís da Cunha na difusão do ensino múto
title_full Lutando por uma ideia: o papel de Alexandre Luís da Cunha na difusão do ensino múto
title_fullStr Lutando por uma ideia: o papel de Alexandre Luís da Cunha na difusão do ensino múto
title_full_unstemmed Lutando por uma ideia: o papel de Alexandre Luís da Cunha na difusão do ensino múto
title_sort Lutando por uma ideia: o papel de Alexandre Luís da Cunha na difusão do ensino múto
author Manique Da Silva, Carlos
author_facet Manique Da Silva, Carlos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Manique Da Silva, Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino mútuo
Alexandre Luís da Cunha
Joseph Lancaster
topic Ensino mútuo
Alexandre Luís da Cunha
Joseph Lancaster
description A configuração de redes educativas internacionais destinadas a difundir o ensino mútuo constitui o ponto principal da minha análise. Para o efeito, sublinho a contribuição de uma personalidade que – tendo nascido em Portugal, mais precisamente na ilha da Madeira, onde primeiramente teve contato com o modelo de ensino proposto por Joseph Lancaster – realizou viagens a Lisboa, Londres, Baltimore e Rio de Janeiro. O propósito dessas viagens esteve frequentemente associado à aprendizagem / promoção do sistema de ensino lancasteriano. Do ponto de vista teórico, assumo aqui que na difusão e circulação do conhecimento pedagógico existe uma interface entre o mundial e o local (cf., por exemplo, CARUSO, 2004; CARVALHO & Ó, 2009; SCHRIEWER, 2001). Por outras palavras, não se afigura legítimo falar de replicação de modelos estandardizados de organização educacional mas sim de processos seletivos de incorporação nos diversos contextos – em função de novos espaços sociais e culturais e de outros atores. A par dessa recontextualização é seguramente importante termos presente que a validação (e, obviamente, a legitimação) de um determinado modelo educacional só acontece aquando da sua “exportação”; quando se torna, portanto, universal (ROLDÁN VERA, 2007). Por outro lado, parece-me igualmente útil reter a lição de Mary S. Morgan (2011), designadamente quando entende que o conhecimento “circulou bem” se: i) manteve uma certa integridade; ii) encontrou novos utilizadores e produziu novas narrativas (nesse sentido foi frutífero).
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-09-03T08:55:13Z
2013-06
2013-06-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/9066
url http://hdl.handle.net/10451/9066
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Silva, Carlos Manique da (2013). Lutando por uma ideia: o papel de Alexandre Luís da Cunha na difusão do ensino mútuo. Revista Profissão Docente, 13 (28), pp. 42-54.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Uberaba
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Uberaba
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134224430661632