A aposta digital do jornalismo regional: O caso do Jornal do Centro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Raquel Vitória
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/154250
Resumo: No ecossistema digital, o jornalismo de proximidade tem vindo a enfrentar diversos desafios que têm posto à prova a sua resiliência, sustentabilidade e durabilidade. Entre alterações nas dinâmicas das redações e no trabalho dos próprios jornalistas pela diminuição das redações e por financiamentos cada vez mais pequenos, os órgãos de comunicação social regionais têm procurado inovar no trabalho que desenvolvem para, assim, manterem a sua missão de informar comunidades que não são representadas em órgãos de índole nacional. Alguns desses apostaram tudo numa passagem para o digital, abandonando o tradicional formato do papel, e passando a estar presentes com websites, redes sociais, e até webtv. Este foi o caso do Jornal do Centro, órgão de comunicação social regional sediado na cidade beirã de Viseu, e onde foi realizado o estágio curricular para a elaboração do presente trabalho. Em 2020, o jornal modificou o seu posicionamento e passou a apresentar-se apenas para o digital nos três meios em que desenvolve o seu trabalho – o atual online, a rádio e a televisão. Tendo em consideração estes desafios e esta mudança, o objetivo deste relatório passa por analisar e compreender o posicionamento e as práticas de inovação, no digital, do Jornal do Centro através de quatro de perguntas de investigação. Assim, através de uma metodologia mista, composta por uma análise de conteúdo ao website e a duas redes sociais do Jornal do Centro, por três entrevistas a profissionais do órgão de comunicação social regional em estudo, pela observação participante realizada no decorrer do estágio curricular e pela recolha documental, foi possível concluir que, apesar de inovador, o Jornal do Centro tem ainda um longo caminho a percorrer, o que é reconhecido pelos seus profissionais.
id RCAP_db1aebd2d1a91fc2cb21dd5be7d0c8d2
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/154250
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A aposta digital do jornalismo regional: O caso do Jornal do CentroJornalismo regionalJornalismo de proximidadeInovaçãoModelo de negócioJornal do CentroRegional journalismLocal journalismInnovationBusiness modelDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da ComunicaçãoNo ecossistema digital, o jornalismo de proximidade tem vindo a enfrentar diversos desafios que têm posto à prova a sua resiliência, sustentabilidade e durabilidade. Entre alterações nas dinâmicas das redações e no trabalho dos próprios jornalistas pela diminuição das redações e por financiamentos cada vez mais pequenos, os órgãos de comunicação social regionais têm procurado inovar no trabalho que desenvolvem para, assim, manterem a sua missão de informar comunidades que não são representadas em órgãos de índole nacional. Alguns desses apostaram tudo numa passagem para o digital, abandonando o tradicional formato do papel, e passando a estar presentes com websites, redes sociais, e até webtv. Este foi o caso do Jornal do Centro, órgão de comunicação social regional sediado na cidade beirã de Viseu, e onde foi realizado o estágio curricular para a elaboração do presente trabalho. Em 2020, o jornal modificou o seu posicionamento e passou a apresentar-se apenas para o digital nos três meios em que desenvolve o seu trabalho – o atual online, a rádio e a televisão. Tendo em consideração estes desafios e esta mudança, o objetivo deste relatório passa por analisar e compreender o posicionamento e as práticas de inovação, no digital, do Jornal do Centro através de quatro de perguntas de investigação. Assim, através de uma metodologia mista, composta por uma análise de conteúdo ao website e a duas redes sociais do Jornal do Centro, por três entrevistas a profissionais do órgão de comunicação social regional em estudo, pela observação participante realizada no decorrer do estágio curricular e pela recolha documental, foi possível concluir que, apesar de inovador, o Jornal do Centro tem ainda um longo caminho a percorrer, o que é reconhecido pelos seus profissionais.In the digital ecosystem, local journalism has faced several challenges that have put their resilience, sustentability and durability up to the test. Among changes in the dynamics of the newsrooms and in the work of journalists themselves caused by the decreasing newsrooms’ dimensions and to increasingly less funding, local media outlets have tried to innovate in their work so they can, therefore, maintain the goal of informing communities who aren’t present in national media outlets. Some of those have relied and adopted the transition to the digital environment, letting go of the traditional formats such as paper printed media, and are now present on the internet with websites, social media and even webtvs. This is the case of Jornal do Centro, a local newspaper located in Viseu, which was the place where the internship that led to this work has taken place. In 2020, the newspaper changed its modus operandi and is now present only in the digital environment in the three formats they’ve adopted works – the online, radio and television. Taking these challenges and the changes into account, the main goal of this report is to analyze and understand – using four research questions – how Jornal do Centro incorporates innovative routines. Therefore, with a mix method of content analysis of their website and two social networks, interviews to three of the media outlet’s professionals, direct observation made when the internship occurred and through documental research, it was possible to conclude that even though Jornal do Centro innovates, the path is still to be taken, something the professionals themselves acknowledge.Silva, Dora dos SantosRUNRodrigues, Raquel Vitória2023-06-22T14:20:07Z2022-11-232022-03-162022-11-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/154250TID:203119223porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-22T18:12:15Zoai:run.unl.pt:10362/154250Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-22T18:12:15Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A aposta digital do jornalismo regional: O caso do Jornal do Centro
title A aposta digital do jornalismo regional: O caso do Jornal do Centro
spellingShingle A aposta digital do jornalismo regional: O caso do Jornal do Centro
Rodrigues, Raquel Vitória
Jornalismo regional
Jornalismo de proximidade
Inovação
Modelo de negócio
Jornal do Centro
Regional journalism
Local journalism
Innovation
Business model
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
title_short A aposta digital do jornalismo regional: O caso do Jornal do Centro
title_full A aposta digital do jornalismo regional: O caso do Jornal do Centro
title_fullStr A aposta digital do jornalismo regional: O caso do Jornal do Centro
title_full_unstemmed A aposta digital do jornalismo regional: O caso do Jornal do Centro
title_sort A aposta digital do jornalismo regional: O caso do Jornal do Centro
author Rodrigues, Raquel Vitória
author_facet Rodrigues, Raquel Vitória
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Dora dos Santos
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Raquel Vitória
dc.subject.por.fl_str_mv Jornalismo regional
Jornalismo de proximidade
Inovação
Modelo de negócio
Jornal do Centro
Regional journalism
Local journalism
Innovation
Business model
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
topic Jornalismo regional
Jornalismo de proximidade
Inovação
Modelo de negócio
Jornal do Centro
Regional journalism
Local journalism
Innovation
Business model
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
description No ecossistema digital, o jornalismo de proximidade tem vindo a enfrentar diversos desafios que têm posto à prova a sua resiliência, sustentabilidade e durabilidade. Entre alterações nas dinâmicas das redações e no trabalho dos próprios jornalistas pela diminuição das redações e por financiamentos cada vez mais pequenos, os órgãos de comunicação social regionais têm procurado inovar no trabalho que desenvolvem para, assim, manterem a sua missão de informar comunidades que não são representadas em órgãos de índole nacional. Alguns desses apostaram tudo numa passagem para o digital, abandonando o tradicional formato do papel, e passando a estar presentes com websites, redes sociais, e até webtv. Este foi o caso do Jornal do Centro, órgão de comunicação social regional sediado na cidade beirã de Viseu, e onde foi realizado o estágio curricular para a elaboração do presente trabalho. Em 2020, o jornal modificou o seu posicionamento e passou a apresentar-se apenas para o digital nos três meios em que desenvolve o seu trabalho – o atual online, a rádio e a televisão. Tendo em consideração estes desafios e esta mudança, o objetivo deste relatório passa por analisar e compreender o posicionamento e as práticas de inovação, no digital, do Jornal do Centro através de quatro de perguntas de investigação. Assim, através de uma metodologia mista, composta por uma análise de conteúdo ao website e a duas redes sociais do Jornal do Centro, por três entrevistas a profissionais do órgão de comunicação social regional em estudo, pela observação participante realizada no decorrer do estágio curricular e pela recolha documental, foi possível concluir que, apesar de inovador, o Jornal do Centro tem ainda um longo caminho a percorrer, o que é reconhecido pelos seus profissionais.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-23
2022-03-16
2022-11-23T00:00:00Z
2023-06-22T14:20:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/154250
TID:203119223
url http://hdl.handle.net/10362/154250
identifier_str_mv TID:203119223
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817545939672367104