Intervenção Precoce, formação profissional e os desafios para a implementação de práticas baseadas em evidência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-13722021000100004 |
Resumo: | Resumo: Objetivo: Identificar, pela ótica dos profissionais, os referenciais utilizados em suas práticas no campo da Intervenção Precoce, se empregam práticas baseadas em evidências e quais os desafios relacionados à formação profissional. Método: Estudo transversal, descritivo, exploratório, de abordagem quali-quantitativa, desenvolvido em duas etapas. Resultados: Na primeira etapa, foram identificados 95 profissionais, de 15 diferentes especialidades, atuando em nove serviços de Intervenção Precoce. Na segunda etapa, participaram profissionais de quatro serviços selecionados, que descreveram o uso de variados referenciais teóricos, assim como dificuldades no acesso à formação continuada e conhecimentos científicos que fundamentam as práticas baseadas em evidências. Considerações finais: A formação profissional e o acesso e emprego de referenciais atualizados constituem dificuldades enfrentadas por profissionais no campo da Intervenção Precoce. Dessa forma, verifica-se a importância de promover a qualificação do corpo técnico dos serviços para um trabalho fundamentado em conhecimentos científicos, potencializando a adoção de práticas baseadas em evidências. |
id |
RCAP_db243c0b900b7845dfd43a12f2815535 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S2182-13722021000100004 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Intervenção Precoce, formação profissional e os desafios para a implementação de práticas baseadas em evidênciaDesenvolvimento infantilIntervenção PrecoceFormação profissionalPráticas baseadas em evidênciaResumo: Objetivo: Identificar, pela ótica dos profissionais, os referenciais utilizados em suas práticas no campo da Intervenção Precoce, se empregam práticas baseadas em evidências e quais os desafios relacionados à formação profissional. Método: Estudo transversal, descritivo, exploratório, de abordagem quali-quantitativa, desenvolvido em duas etapas. Resultados: Na primeira etapa, foram identificados 95 profissionais, de 15 diferentes especialidades, atuando em nove serviços de Intervenção Precoce. Na segunda etapa, participaram profissionais de quatro serviços selecionados, que descreveram o uso de variados referenciais teóricos, assim como dificuldades no acesso à formação continuada e conhecimentos científicos que fundamentam as práticas baseadas em evidências. Considerações finais: A formação profissional e o acesso e emprego de referenciais atualizados constituem dificuldades enfrentadas por profissionais no campo da Intervenção Precoce. Dessa forma, verifica-se a importância de promover a qualificação do corpo técnico dos serviços para um trabalho fundamentado em conhecimentos científicos, potencializando a adoção de práticas baseadas em evidências.Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação2021-03-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-13722021000100004Da Investigação às Práticas v.11 n.1 2021reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-13722021000100004Marini,Bruna Pereira RicciBarba,Patrícia Carla de Souza Dellainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:26:23Zoai:scielo:S2182-13722021000100004Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:31:30.881321Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Intervenção Precoce, formação profissional e os desafios para a implementação de práticas baseadas em evidência |
title |
Intervenção Precoce, formação profissional e os desafios para a implementação de práticas baseadas em evidência |
spellingShingle |
Intervenção Precoce, formação profissional e os desafios para a implementação de práticas baseadas em evidência Marini,Bruna Pereira Ricci Desenvolvimento infantil Intervenção Precoce Formação profissional Práticas baseadas em evidência |
title_short |
Intervenção Precoce, formação profissional e os desafios para a implementação de práticas baseadas em evidência |
title_full |
Intervenção Precoce, formação profissional e os desafios para a implementação de práticas baseadas em evidência |
title_fullStr |
Intervenção Precoce, formação profissional e os desafios para a implementação de práticas baseadas em evidência |
title_full_unstemmed |
Intervenção Precoce, formação profissional e os desafios para a implementação de práticas baseadas em evidência |
title_sort |
Intervenção Precoce, formação profissional e os desafios para a implementação de práticas baseadas em evidência |
author |
Marini,Bruna Pereira Ricci |
author_facet |
Marini,Bruna Pereira Ricci Barba,Patrícia Carla de Souza Della |
author_role |
author |
author2 |
Barba,Patrícia Carla de Souza Della |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marini,Bruna Pereira Ricci Barba,Patrícia Carla de Souza Della |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desenvolvimento infantil Intervenção Precoce Formação profissional Práticas baseadas em evidência |
topic |
Desenvolvimento infantil Intervenção Precoce Formação profissional Práticas baseadas em evidência |
description |
Resumo: Objetivo: Identificar, pela ótica dos profissionais, os referenciais utilizados em suas práticas no campo da Intervenção Precoce, se empregam práticas baseadas em evidências e quais os desafios relacionados à formação profissional. Método: Estudo transversal, descritivo, exploratório, de abordagem quali-quantitativa, desenvolvido em duas etapas. Resultados: Na primeira etapa, foram identificados 95 profissionais, de 15 diferentes especialidades, atuando em nove serviços de Intervenção Precoce. Na segunda etapa, participaram profissionais de quatro serviços selecionados, que descreveram o uso de variados referenciais teóricos, assim como dificuldades no acesso à formação continuada e conhecimentos científicos que fundamentam as práticas baseadas em evidências. Considerações finais: A formação profissional e o acesso e emprego de referenciais atualizados constituem dificuldades enfrentadas por profissionais no campo da Intervenção Precoce. Dessa forma, verifica-se a importância de promover a qualificação do corpo técnico dos serviços para um trabalho fundamentado em conhecimentos científicos, potencializando a adoção de práticas baseadas em evidências. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-03-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-13722021000100004 |
url |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-13722021000100004 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-13722021000100004 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Da Investigação às Práticas v.11 n.1 2021 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137376448020480 |