Representatividade: reflexão sobre a indústria literária através do livro reportagem “Não. Ele não está”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faria, Eduardo
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Alves, Andreza, Andrade, José Gabriel
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/78829
Resumo: Este estudo busca refletir sobre a Indústria Criativa da literatura no Brasil, bem como o desempenho no mercado editorial e literário através do livro-reportagem “Não. Ele Não Está”, de Maíra de Deus Brito, considerando a inclusão racial (aplica-se aqui, também, outros campos inclusivos) como uma maneira de consolidar o mercado, estimular a produção cultural bibliográfica e conquistar novos públicos por vezes negligenciados pela falta de representatividade. Proposta pela UNESCO, a Indústria Criativa tem a intenção de promover rupturas em cada nicho que atua, propondo inovação e mudanças sociais; portanto, a partir da entrevista com a escritora, buscamos compreender a atuação da Indústria Criativa na literatura sob à ótica de uma escritora mulher e negra - características por vezes negligenciadas pela sociedade e pela indústria literária. Esta pesquisa foi desenvolvida para a disciplina de “Indústrias Culturais, Públicos e Mercados”, da Universidade do Minho, em Portugal, e ampliada considerando o recorte pós-pandêmico.
id RCAP_db267986e2a80642e6836740f42e010e
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/78829
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Representatividade: reflexão sobre a indústria literária através do livro reportagem “Não. Ele não está”Representativeness: reflection on the literary industry through the book-report “No. He is not”Indústria criativaLiteratura brasileiraUNESCORepresentatividade literáriaCreative IndustryBrazilian literatureLiterary representationCiências Sociais::Ciências da ComunicaçãoIgualdade de géneroEste estudo busca refletir sobre a Indústria Criativa da literatura no Brasil, bem como o desempenho no mercado editorial e literário através do livro-reportagem “Não. Ele Não Está”, de Maíra de Deus Brito, considerando a inclusão racial (aplica-se aqui, também, outros campos inclusivos) como uma maneira de consolidar o mercado, estimular a produção cultural bibliográfica e conquistar novos públicos por vezes negligenciados pela falta de representatividade. Proposta pela UNESCO, a Indústria Criativa tem a intenção de promover rupturas em cada nicho que atua, propondo inovação e mudanças sociais; portanto, a partir da entrevista com a escritora, buscamos compreender a atuação da Indústria Criativa na literatura sob à ótica de uma escritora mulher e negra - características por vezes negligenciadas pela sociedade e pela indústria literária. Esta pesquisa foi desenvolvida para a disciplina de “Indústrias Culturais, Públicos e Mercados”, da Universidade do Minho, em Portugal, e ampliada considerando o recorte pós-pandêmico.This study seeks to reflect on the Creative Industry of Literature in Brazil, as well as the performance in the editorial and literary market through the book-report “No. He is not”, by Maíra de Deus Brito, considering racial inclusion (it also applies here to other inclusive fields) as a way of consolidating the market, stimulating bibliographic cultural production and conquering new audiences sometimes neglected by the lack of knowledge. representativeness. Proposed by UNESCO, the Creative Industry intends to promote ruptures in each niche it operates, proposing innovation and social changes; therefore, from the interview with the writer, we seek to understand the role of the Creative Industry in literature from the perspective of a black woman writer — characteristics sometimes neglected by society and the literary industry. This research was developed for the discipline of “Cultural Industries, Publics and Markets”, at the University of Minho, in Portugal, and expanded considering the post-pandemic clipping.Atena EditoraCosta, EdwaldoFeliz, Juliana da CostaUniversidade do MinhoFaria, EduardoAlves, AndrezaAndrade, José Gabriel20222022-01-01T00:00:00Zbook partinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/78829porFaria, C. E., Alves, A., & Andrade, J. G. (2022). Representatividade: Reflexão sobre a indústria literária através do livro reportagem “Não. Ele não está”. In E. Costa & J. da C. Feliz (Eds.), Comunicação e cultura: Processos contemporâneos 2 (pp. 136-148). Atena Editora.978-562-5803-0-5-010.22533/at.ed.05022120710https://www.atenaeditora.com.br/post-artigo/66227info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-11T05:48:48Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/78829Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-11T05:48:48Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Representatividade: reflexão sobre a indústria literária através do livro reportagem “Não. Ele não está”
Representativeness: reflection on the literary industry through the book-report “No. He is not”
title Representatividade: reflexão sobre a indústria literária através do livro reportagem “Não. Ele não está”
spellingShingle Representatividade: reflexão sobre a indústria literária através do livro reportagem “Não. Ele não está”
Faria, Eduardo
Indústria criativa
Literatura brasileira
UNESCO
Representatividade literária
Creative Industry
Brazilian literature
Literary representation
Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
Igualdade de género
title_short Representatividade: reflexão sobre a indústria literária através do livro reportagem “Não. Ele não está”
title_full Representatividade: reflexão sobre a indústria literária através do livro reportagem “Não. Ele não está”
title_fullStr Representatividade: reflexão sobre a indústria literária através do livro reportagem “Não. Ele não está”
title_full_unstemmed Representatividade: reflexão sobre a indústria literária através do livro reportagem “Não. Ele não está”
title_sort Representatividade: reflexão sobre a indústria literária através do livro reportagem “Não. Ele não está”
author Faria, Eduardo
author_facet Faria, Eduardo
Alves, Andreza
Andrade, José Gabriel
author_role author
author2 Alves, Andreza
Andrade, José Gabriel
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Costa, Edwaldo
Feliz, Juliana da Costa
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Faria, Eduardo
Alves, Andreza
Andrade, José Gabriel
dc.subject.por.fl_str_mv Indústria criativa
Literatura brasileira
UNESCO
Representatividade literária
Creative Industry
Brazilian literature
Literary representation
Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
Igualdade de género
topic Indústria criativa
Literatura brasileira
UNESCO
Representatividade literária
Creative Industry
Brazilian literature
Literary representation
Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
Igualdade de género
description Este estudo busca refletir sobre a Indústria Criativa da literatura no Brasil, bem como o desempenho no mercado editorial e literário através do livro-reportagem “Não. Ele Não Está”, de Maíra de Deus Brito, considerando a inclusão racial (aplica-se aqui, também, outros campos inclusivos) como uma maneira de consolidar o mercado, estimular a produção cultural bibliográfica e conquistar novos públicos por vezes negligenciados pela falta de representatividade. Proposta pela UNESCO, a Indústria Criativa tem a intenção de promover rupturas em cada nicho que atua, propondo inovação e mudanças sociais; portanto, a partir da entrevista com a escritora, buscamos compreender a atuação da Indústria Criativa na literatura sob à ótica de uma escritora mulher e negra - características por vezes negligenciadas pela sociedade e pela indústria literária. Esta pesquisa foi desenvolvida para a disciplina de “Indústrias Culturais, Públicos e Mercados”, da Universidade do Minho, em Portugal, e ampliada considerando o recorte pós-pandêmico.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2022-01-01T00:00:00Z
dc.type.driver.fl_str_mv book part
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/78829
url https://hdl.handle.net/1822/78829
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Faria, C. E., Alves, A., & Andrade, J. G. (2022). Representatividade: Reflexão sobre a indústria literária através do livro reportagem “Não. Ele não está”. In E. Costa & J. da C. Feliz (Eds.), Comunicação e cultura: Processos contemporâneos 2 (pp. 136-148). Atena Editora.
978-562-5803-0-5-0
10.22533/at.ed.05022120710
https://www.atenaeditora.com.br/post-artigo/66227
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Atena Editora
publisher.none.fl_str_mv Atena Editora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817544749422215168