O associativismo e as condições laborais dos actores na primeira república

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Maria Eduarda de Oliveira
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/9950
Resumo: Tese de mestrado, Estudos de Teatro, Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, 2013
id RCAP_db2fbfe3e2e3893b1acdb39b6d4d3880
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/9950
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O associativismo e as condições laborais dos actores na primeira repúblicaTeatro português - séc.20Actores - Portugal - Condições de trabalho - séc.20Associações profissionais - Portugal - séc.20Teses de mestrado - 2013Tese de mestrado, Estudos de Teatro, Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, 2013Nesta dissertação de mestrado, proponho-me analisar como viviam e trabalhavam os actores portugueses na Primeira República, inserindo este tema no contexto histórico, cultural, económico e social do início do século XX e destacando o desenvolvimento do associativismo e do sindicalismo, fenómenos que iriam alastrar ao mundo artístico. Nesse sentido, dou relevância à criação da Associação de Classe dos Artistas Dramáticos, projecto pioneiro do actor António Pinheiro, descrevendo o seu percurso e as suas primeiras reivindicações, até ao seu desaparecimento prematuro, e acompanhando o seu ressurgimento, alguns anos depois, como Grémio/Sindicato Profissional. Analiso igualmente os mecanismos económicos de protecção laboral que foram surgindo ao longo desse tempo, com o objectivo de melhorar, a longo prazo, as vidas dos actores. A vida profissional dos actores é descrita, incluindo a sua formação, o funcionamento dos teatros Nacional e privados, as temporadas teatrais, as digressões, os salários, as récitas, e as preocupações principais da vida profissional dos actores e das actrizes. Nesse contexto, é abordado o tema da crise do teatro, amplamente discutido nas ruas lisboetas e difundido nas páginas dos jornais, que afectou directamente as condições laborais dos actores nas duas primeiras décadas do século passado sendo também revisitada a importância da função educadora e moralizadora do teatro na sociedade.ABSTRACT: In this master’s degree dissertation, it is my aim to reveal how the Portuguese actors lived and worked during the First Republic, viewing this subject in light of, and linking it to, the historic, cultural, economic and social context of the beginning of the 20st century. In this study, I specifically highlight the development of unions and professional associations, institutions which also came to affect the artistic world. In this context, I focus part of this study on the creation of the Dramatic Artists’ Class Association, a pioneer project by actor António Pinheiro, and I describe the course of action it took and its first demands, following it through its premature end and its return, a few years later, as a Professional Union. I equally mention all the economic mechanisms of labor and social protection which were brought to existence during the course of these times, and which meant to improve, with a long term horizon in view, the livelihood of actors. The professional lives of actors is also exposed in many of its details, namely their training, the way by which the National and private theaters worked, the theatre seasons, the tours, the salaries, and the récitas, as much as the primary concerns pertaining to the dramatic artists’ professional lives. This exposition also makes reference to the crisis that affected theatre, a subject which was widely discussed both in Lisbon’s streets and in the newspapers’ pages, and which directly had its effects on the labor conditions of actors during the two first decades of the 20st century, having also created the opportunity to discuss the educational and moralization functions that theater held in the society.Laborinho, Ana PaulaRepositório da Universidade de LisboaDias, Maria Eduarda de Oliveira2014-01-06T16:35:09Z2013-03-282013-03-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/9950porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:54:50Zoai:repositorio.ul.pt:10451/9950Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:34:01.392675Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O associativismo e as condições laborais dos actores na primeira república
title O associativismo e as condições laborais dos actores na primeira república
spellingShingle O associativismo e as condições laborais dos actores na primeira república
Dias, Maria Eduarda de Oliveira
Teatro português - séc.20
Actores - Portugal - Condições de trabalho - séc.20
Associações profissionais - Portugal - séc.20
Teses de mestrado - 2013
title_short O associativismo e as condições laborais dos actores na primeira república
title_full O associativismo e as condições laborais dos actores na primeira república
title_fullStr O associativismo e as condições laborais dos actores na primeira república
title_full_unstemmed O associativismo e as condições laborais dos actores na primeira república
title_sort O associativismo e as condições laborais dos actores na primeira república
author Dias, Maria Eduarda de Oliveira
author_facet Dias, Maria Eduarda de Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Laborinho, Ana Paula
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Maria Eduarda de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Teatro português - séc.20
Actores - Portugal - Condições de trabalho - séc.20
Associações profissionais - Portugal - séc.20
Teses de mestrado - 2013
topic Teatro português - séc.20
Actores - Portugal - Condições de trabalho - séc.20
Associações profissionais - Portugal - séc.20
Teses de mestrado - 2013
description Tese de mestrado, Estudos de Teatro, Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, 2013
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-03-28
2013-03-28T00:00:00Z
2014-01-06T16:35:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/9950
url http://hdl.handle.net/10451/9950
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134234737115136