Burnout em professores do ensino superior em Portugal e no Brasil durante a pandemia COVID-19
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/21734 |
Resumo: | O contexto pandémico mundial, vivido nestes últimos anos exacerbou a realidade de que, nem sempre, o ambiente de trabalho oferece as condições necessárias para a realização das tarefas. Este estudo teve como objetivo identificar e caraterizar os níveis de brunout, nos professores do ensino superior de Portugal e do Brasil. Concretamente procurou-se identificar e comparar a existência de recursos ao coping nos dois países, bem como os recursos disponibilizados pelas respetivas instituições de ensino superior onde lecionavam. Participaram neste estudo 132 professores do ensino superior que responderam a questionários online. Os instrumentos utilizados foram o Oldenburg Inventory (OLBI) e o BriefCOPE. Os resultados obtidos demonstraram que as condições de trabalho a que estes professores do ensino superior estiveram sujeitos durante a COVID-19, tanto em Portugal como no Brasil, não revelaram diferenças estatisticamente significativas. No que diz respeito às estratégias de coping, que se associaram às dimensões de burnout, verificaram-se diferenças estatisticamente significativas nas estratégias mais voltadas para o coping emocional, especialmente, nos professores do Brasil. Foi verificado que professores utilizam estratégias focadas na emoção são mais vulneráveis à síndrome de burnout (SB). |
id |
RCAP_db37e54da951b767ae59ffb58d2904e6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/21734 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Burnout em professores do ensino superior em Portugal e no Brasil durante a pandemia COVID-19BurnoutBriefCOPECopingProfessoresStresse ocupacionalOLBIO contexto pandémico mundial, vivido nestes últimos anos exacerbou a realidade de que, nem sempre, o ambiente de trabalho oferece as condições necessárias para a realização das tarefas. Este estudo teve como objetivo identificar e caraterizar os níveis de brunout, nos professores do ensino superior de Portugal e do Brasil. Concretamente procurou-se identificar e comparar a existência de recursos ao coping nos dois países, bem como os recursos disponibilizados pelas respetivas instituições de ensino superior onde lecionavam. Participaram neste estudo 132 professores do ensino superior que responderam a questionários online. Os instrumentos utilizados foram o Oldenburg Inventory (OLBI) e o BriefCOPE. Os resultados obtidos demonstraram que as condições de trabalho a que estes professores do ensino superior estiveram sujeitos durante a COVID-19, tanto em Portugal como no Brasil, não revelaram diferenças estatisticamente significativas. No que diz respeito às estratégias de coping, que se associaram às dimensões de burnout, verificaram-se diferenças estatisticamente significativas nas estratégias mais voltadas para o coping emocional, especialmente, nos professores do Brasil. Foi verificado que professores utilizam estratégias focadas na emoção são mais vulneráveis à síndrome de burnout (SB).Santos, JoanaPinto, AnaSimões, AnaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoRodriguez, Susana Gonçalves2023-01-20T14:36:35Z2022-12-022022-12-02T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/21734TID:203153480porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:18:03Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/21734Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:41:49.350523Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Burnout em professores do ensino superior em Portugal e no Brasil durante a pandemia COVID-19 |
title |
Burnout em professores do ensino superior em Portugal e no Brasil durante a pandemia COVID-19 |
spellingShingle |
Burnout em professores do ensino superior em Portugal e no Brasil durante a pandemia COVID-19 Rodriguez, Susana Gonçalves Burnout BriefCOPE Coping Professores Stresse ocupacional OLBI |
title_short |
Burnout em professores do ensino superior em Portugal e no Brasil durante a pandemia COVID-19 |
title_full |
Burnout em professores do ensino superior em Portugal e no Brasil durante a pandemia COVID-19 |
title_fullStr |
Burnout em professores do ensino superior em Portugal e no Brasil durante a pandemia COVID-19 |
title_full_unstemmed |
Burnout em professores do ensino superior em Portugal e no Brasil durante a pandemia COVID-19 |
title_sort |
Burnout em professores do ensino superior em Portugal e no Brasil durante a pandemia COVID-19 |
author |
Rodriguez, Susana Gonçalves |
author_facet |
Rodriguez, Susana Gonçalves |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Santos, Joana Pinto, Ana Simões, Ana Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodriguez, Susana Gonçalves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Burnout BriefCOPE Coping Professores Stresse ocupacional OLBI |
topic |
Burnout BriefCOPE Coping Professores Stresse ocupacional OLBI |
description |
O contexto pandémico mundial, vivido nestes últimos anos exacerbou a realidade de que, nem sempre, o ambiente de trabalho oferece as condições necessárias para a realização das tarefas. Este estudo teve como objetivo identificar e caraterizar os níveis de brunout, nos professores do ensino superior de Portugal e do Brasil. Concretamente procurou-se identificar e comparar a existência de recursos ao coping nos dois países, bem como os recursos disponibilizados pelas respetivas instituições de ensino superior onde lecionavam. Participaram neste estudo 132 professores do ensino superior que responderam a questionários online. Os instrumentos utilizados foram o Oldenburg Inventory (OLBI) e o BriefCOPE. Os resultados obtidos demonstraram que as condições de trabalho a que estes professores do ensino superior estiveram sujeitos durante a COVID-19, tanto em Portugal como no Brasil, não revelaram diferenças estatisticamente significativas. No que diz respeito às estratégias de coping, que se associaram às dimensões de burnout, verificaram-se diferenças estatisticamente significativas nas estratégias mais voltadas para o coping emocional, especialmente, nos professores do Brasil. Foi verificado que professores utilizam estratégias focadas na emoção são mais vulneráveis à síndrome de burnout (SB). |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-02 2022-12-02T00:00:00Z 2023-01-20T14:36:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/21734 TID:203153480 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/21734 |
identifier_str_mv |
TID:203153480 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131505353555968 |