Contributos para a clarificação do conceito de competência numa perspetiva integrada e sistémica
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.21814/rpe.2985 |
Resumo: | Neste artigo temos como principal finalidade contribuir, através da análise reflexiva de perspetivas avançadas por diferentes autores (Allal, 2004; Alonso, 2006; Escamilla, 2009; Jonnaert, 2002; Le Boterf, 2005; Legendre, 2000; Perrenoud, 1999, 2001; Roldão, 2005a; Rychen & Tiana, 2005; entre outros), para a clarificação da noção de competência, assumindo uma perspetiva integrada e sistémica do conceito. Pretendemos, deste modo, colaborar para o esclarecimento de uma perspetiva global e integradora desta noção, que assuma as suas múltiplas dimensões, conteúdos e elementos no sentido da sua utilização partilhada, de modo mais incidente no domínio da Educação. Para tal, após uma curta introdução, o presente artigo defende a importância da clarificação conceptual da noção de competência, apresenta uma breve evolução do conceito e sistematiza as principais divergências e convergências encontradas nos entendimentos avançados pelos autores analisados. Palavras-chave Competência; Evolução do conceito; Perspetiva integrada e sistémica |
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Contributos para a clarificação do conceito de competência numa perspetiva integrada e sistémicaCONTRIBUCIONES A LA ClARIFICACIÓN DEL CONCEPTO DE COMPETENCIA EN UNA PERSPECTIVA INTEGRADA Y SISTÉMICAContributos para a clarificação do conceito de competência numa perspetiva integrada e sistémicaArtigosNeste artigo temos como principal finalidade contribuir, através da análise reflexiva de perspetivas avançadas por diferentes autores (Allal, 2004; Alonso, 2006; Escamilla, 2009; Jonnaert, 2002; Le Boterf, 2005; Legendre, 2000; Perrenoud, 1999, 2001; Roldão, 2005a; Rychen & Tiana, 2005; entre outros), para a clarificação da noção de competência, assumindo uma perspetiva integrada e sistémica do conceito. Pretendemos, deste modo, colaborar para o esclarecimento de uma perspetiva global e integradora desta noção, que assuma as suas múltiplas dimensões, conteúdos e elementos no sentido da sua utilização partilhada, de modo mais incidente no domínio da Educação. Para tal, após uma curta introdução, o presente artigo defende a importância da clarificação conceptual da noção de competência, apresenta uma breve evolução do conceito e sistematiza as principais divergências e convergências encontradas nos entendimentos avançados pelos autores analisados. Palavras-chave Competência; Evolução do conceito; Perspetiva integrada e sistémicaThis article aims to be a contribute, through different authors’ perspectives analysis (Allal, 2004; Alonso, 2006; Escamilla, 2009; Jonnaert, 2002; Le Boterf, 2005; Legendre, 2000; Perrenoud, 1999, 2001; Roldão, 2005a; Rychen & Tiana, 2005; among others), to the competence concept clarification, assuming a concept integrated and systemic approach. Therefore, we intent to collaborate towards a global and integrative perspective clarification, that considers competence multiple dimensions, contents and elements for its shared use, in a more incident way in the education field. To this end, after a brief introduction, this article defends the importance of competence conceptual clarification, presents a brief competence concept evolution and systematizes the main differences and similarities found in the analyzed perspectives. Keywords Competence; Concept evolution; Integrated and systemic approachEn este artículo tenemos como principal objetivo contribuir, a través del análisis reflexiva de las perspectivas presentadas por diferentes autores (Allal, 2004; Alonso, 2006; Escamilla, 2009; Jonnaert, 2002; Le Boterf, 2005; Legendre, 2000; Perrenoud, 1999, 2001; Roldão, 2005a; Rychen & Tiana, 2005; entre otros), para aclarar el concepto de competencia, asumiendo una perspectiva integrada y sistémica del concepto. Tenemos la intención de ayudar à la clarificación de una perspectiva global e integradora de este concepto, que asume sus múltiples dimensiones, contenidos y elementos, para su uso compartido más incidente en el campo de la educación. Para ello, tras de una breve introducción, se discute la importancia de la clarificación conceptual de la noción de competencia, se presenta una breve evolución del concepto y explora las principales diferencias y similitudes que se encuentran en el entendimiento avanzado por los autores analizados. Palabras clave Competencia; Evolución del concepto; Perspectiva integrada y sistémicaInstituto de Educação - Universidade do Minho2013-06-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.21814/rpe.2985por2183-04520871-9187Sá, PatriciaPaixão, Fátimainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T09:37:06Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/2985Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:35:26.229999Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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