Como se informa quem não lê jornais nem vê televisão: o consumo de conteúdos jornalísticos dos jovens na era da World Wide Web

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Andrea Lopes
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/20082
Resumo: Nesta dissertação de Mestrado o nosso objetivo é analisar a relação dos jovens com o jornalismo na era da World Wide Web através dos seus consumos de notícias. Para o efeito, tomamos como objeto de estudo os jovens entre os 15 e os 34 anos e olhamos para os seus consumos noticiosos através da televisão, dos jornais e da web. Fazemos uma abordagem metodológica qualitativa, em que ouvimos os jovens através de um grupo de foco destinado a perceber as escolhas e as razões desses consumos. O nosso estudo conclui que os jovens estão a reduzir substancialmente o seu consumo de notícias através dos meios tradicionais e que procuram utilizar as ferramentas do digital para construir uma dieta informativa personalizada.
id RCAP_db535763413cba0468a241f2856dea62
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/20082
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Como se informa quem não lê jornais nem vê televisão: o consumo de conteúdos jornalísticos dos jovens na era da World Wide WebInformaçãoNotíciaMillennialsWWW -- World wide webInformationNewsNesta dissertação de Mestrado o nosso objetivo é analisar a relação dos jovens com o jornalismo na era da World Wide Web através dos seus consumos de notícias. Para o efeito, tomamos como objeto de estudo os jovens entre os 15 e os 34 anos e olhamos para os seus consumos noticiosos através da televisão, dos jornais e da web. Fazemos uma abordagem metodológica qualitativa, em que ouvimos os jovens através de um grupo de foco destinado a perceber as escolhas e as razões desses consumos. O nosso estudo conclui que os jovens estão a reduzir substancialmente o seu consumo de notícias através dos meios tradicionais e que procuram utilizar as ferramentas do digital para construir uma dieta informativa personalizada.In this Master’s dissertation, our goal is to analyze the relationship between the young people and the journalism in the World Wide Web era through their news consumption. For that, our object was youngsters aged 15 to 34 years old and the way they consume news in television, newspapers and web. To understand their choices and reasons, we based our investigation on a qualitative methodological approach, through a focus group. Our study concludes that young people are increasingly reducing their news consumptions through traditional channels and are increasingly resorting to digital tools in order to compose their personalized news diet.2020-03-10T16:14:24Z2019-12-19T00:00:00Z2019-12-192019-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/20082TID:202453790porFonseca, Andrea Lopesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:33:32Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/20082Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:15:07.159195Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Como se informa quem não lê jornais nem vê televisão: o consumo de conteúdos jornalísticos dos jovens na era da World Wide Web
title Como se informa quem não lê jornais nem vê televisão: o consumo de conteúdos jornalísticos dos jovens na era da World Wide Web
spellingShingle Como se informa quem não lê jornais nem vê televisão: o consumo de conteúdos jornalísticos dos jovens na era da World Wide Web
Fonseca, Andrea Lopes
Informação
Notícia
Millennials
WWW -- World wide web
Information
News
title_short Como se informa quem não lê jornais nem vê televisão: o consumo de conteúdos jornalísticos dos jovens na era da World Wide Web
title_full Como se informa quem não lê jornais nem vê televisão: o consumo de conteúdos jornalísticos dos jovens na era da World Wide Web
title_fullStr Como se informa quem não lê jornais nem vê televisão: o consumo de conteúdos jornalísticos dos jovens na era da World Wide Web
title_full_unstemmed Como se informa quem não lê jornais nem vê televisão: o consumo de conteúdos jornalísticos dos jovens na era da World Wide Web
title_sort Como se informa quem não lê jornais nem vê televisão: o consumo de conteúdos jornalísticos dos jovens na era da World Wide Web
author Fonseca, Andrea Lopes
author_facet Fonseca, Andrea Lopes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fonseca, Andrea Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv Informação
Notícia
Millennials
WWW -- World wide web
Information
News
topic Informação
Notícia
Millennials
WWW -- World wide web
Information
News
description Nesta dissertação de Mestrado o nosso objetivo é analisar a relação dos jovens com o jornalismo na era da World Wide Web através dos seus consumos de notícias. Para o efeito, tomamos como objeto de estudo os jovens entre os 15 e os 34 anos e olhamos para os seus consumos noticiosos através da televisão, dos jornais e da web. Fazemos uma abordagem metodológica qualitativa, em que ouvimos os jovens através de um grupo de foco destinado a perceber as escolhas e as razões desses consumos. O nosso estudo conclui que os jovens estão a reduzir substancialmente o seu consumo de notícias através dos meios tradicionais e que procuram utilizar as ferramentas do digital para construir uma dieta informativa personalizada.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-19T00:00:00Z
2019-12-19
2019-11
2020-03-10T16:14:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/20082
TID:202453790
url http://hdl.handle.net/10071/20082
identifier_str_mv TID:202453790
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134708215316480