O triunfo da Acção
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/163467 |
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O triunfo da AcçãoThe triumph of ActionProjecting the "Christian reconquest"projectar a “reconquista cristã”A revolução de MaioAcção católicaAntónio FerroPropaganda filmsSalazar DinizSPN/SNICommunicationUIDB/05021/2020 UIDP/05021/2020A instrumentalização do cinema pelo Estado Novo foi feita pelo SPN/SNI e, embora não tenha sido imediata, teve grande impacto na produção cinematográfica portuguesa da época. Além da produção documental e de actualidades filmadas de propaganda, houve investimento em ficção nacionalista e/ou de propaganda explícita do regime autoritário, que António Ferro relevou ao fazer o balanço da acção do secretariado com que projectou a “política do espírito” que arquitectou. Esta produção cinematográfica de propaganda foi apresentada através do Cinema do Povo, rebaptizado como Cinema Ambulante do secretariado. Nesse contexto, qual a importância e de que modo é exemplar a produção, pelo SPN, de A Manifestação da Acção Católica em Braga? Este artigo apresenta uma panorâmica da produção estatal de propaganda para analisar o modo como Braga foi filmado, em meados da década de 30, pelo cinema de propaganda. Detalha, através da análise fílmica, como a festa da Acção Católica, aí celebrada quando A revolução de Maio estreou, internalizou o espírito da época, mimetizando, à escala do país e com as limitações impostas pela falta de investimento e meios cinematográficos, o modelo de ordem alemão, correspondendo a uma paramilitarização dos comportamentos dos crentes, incitados à “reconquista cristã” pela Acção Católica. The instrumentalization of cinema by the Estado Novo regime was carried out by SPN/SNI and had a great impact on Portuguese cinematographic production. In addition to the pro-pagandistic newsreels and documentary production, there was an investment in nationalist and explicit propaganda fiction feature films by the authoritarian regime. António Ferro emphasized this investment when taking stock of the action of the secretariat, with which he projected the “policy of the Spirit” conceived by him. The state cinema production was presented to rural audiences through the Mobile Cinema of the propaganda secretariat. In this context, how was the SPN’s production of A Manifestação da Acção Católica em Braga [The Manifestation of Catholic Action in Braga] exemplar? This article presents an overview of state propaganda production to analyze how Braga was filmed in the mid-1930s by propaganda films. Through film analysis, it details how the Catholic Action celebration in Braga, organized when The May Revolution debuted, internalized the spirit of the time. On the small country scale and with the limitations imposed by the lack of investment and cinematographic means, the youth celebration held in Braga mimicked the German order model. It corresponded to a militarization of the behaviour of believers, incited to a "Christian reconquest"movement by Catholic Action.Instituto de Comunicação da NOVA (ICNOVA)RUNPiçarra, Maria Carmo2024-02-12T23:57:25Z20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article15application/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/163467por1646-4974PURE: 83225248info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T05:46:53Zoai:run.unl.pt:10362/163467Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:59:25.341903Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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