A comunicação nas pessoas surdocegas em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Canais, Maria Carolina Garcia Alvares Ferreira
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/22242
Resumo: A surdocegueira é uma condição somatória de uma ausência, ou de uma redução ou de uma baixa das capacidades auditivas e visuais. Neste contexto, a pesssoa surdocega enfrenta limitações de acesso e de conhecimento do ambiente em redor e dificuldades de comunicação com a família, amigos e sociedade, resultando no isolamento. Verificando-se a omissão do número de pessoas surdocegas em Portugal, de dados descritivos sobre o percurso académico destas pessoas em conjunto com as suas práticas comunicativas, o presente trabalho tem como objetivo apresentar a condição surdocegueira junto com as mudanças e adaptações cerebrais, descrever os sistemas linguísticos e comunicativos disponíveis para as pessoas surdocegas comunicarem e terem acesso à informação e explorar as experiências comunicativas dos indivíduos adultos surdocegos em Portugal. O estudo das práticas comunicativas das pessoas surdocegas em Portugal baseou-se na criação e aplicação de um questionário a 15 adultos surdocegos portugueses (de norte a sul do país) e através de uma análise quantitativa das respostas e qualitativa na discussão. Concluiu-se que a surdocegueira parece ser predominantemente, em Portugal, numa condição pós-linguística após uma surdez num estádio infantil. A língua gestual parece ser o sistema linguístico predominante na comunicação com a adaptação para a modalidade tátil, sendo no entanto verificado que o português escrito é o sistema utilizado para comunicar com a população ouvinte ou não gestuante. A tecnologia mais utilizada é o tablet, talvez derivado do desconhecimento de outras tecnologias existentes ou derivado da falta de recursos para adquirir outro tipo de tecnologia ou de aprender outro sistema comunicativo mais adequado.
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