Evaluation of bus transit network: the case of CIM Ave
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/60335 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Engenharia de Sistemas |
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Evaluation of bus transit network: the case of CIM AvePublic transportPerformance evaluationTransit accessibilityTerritorial coverageSchool transportationTransporte públicoAvaliação de desempenhoAcessibilidade ao trânsitoCobertura territorialTransporte escolarEngenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e TecnologiasDissertação de mestrado em Engenharia de SistemasPublic Transport (PT) networks are complex system that are essential to promote population´s mobility. In Portugal, the new Legal Regime of the Public Transport Service of Passengers (RJSPTP, Regime Jurídico de Serviços Públicos de Transporte de Passageiros) is the legal framework of PT networks and addresses the European directives established in Regulation (EC) 1370/2007. This new legal regime profoundly changes the paradigm of the management of public passenger transport services, decentralizing skills and responsibilities, previously concentrated in the Institute of Mobility and Transportation (IMT). In this context, it is critical to understand how existing PT network performance can be assessed in order to identify flaws supporting the design of the future PT networks. This project aims at developing a framework to support the performance evaluation of PT networks in the new RJSPTP. A broad literature review allowed to identify main issues concerning the evaluation and improvement of bus public transport networks, as well as, the main techniques and methodologies associated. Based on the literature review a framework was developed to support the performance evaluation process, identifying key elements and key performance indicators A case study of a PT network in the CIM Ave has been carried out and the framework has been explored to support the analysis and design stages of the construction of a new network. Results allowed to identify the main challenges associated to the redesign of a PT network, in particular, the difficulty in obtaining the relevant data to undertake a full assessment process. After the case study, the performance of the framework was evaluated. It revealed the advantages, limitations and possible improvements of the proposed framework.Redes de Transporte público (TP) são sistemas complexos que são essenciais para promover a mobilidade de população. Em Portugal, o novo Regime Jurídico de Serviços Públicos de Transporte de Passageiros (RJSPTP) elimina as diretivas Europeias estabelecidas no Regulamento n.º 1370/2007. Este novo regime jurídico muda profundamente o paradigma de gestão de serviços públicos de transporte de passageiros, a descentralização de competências e responsabilidades, anteriormente concentrada no Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT). Novos Autoridades de Transporte, baseados em Municípios ou Comunidades Intermunicipais são agora responsáveis pela conceção e gestão de redes de transporte público. Neste contexto, é fundamental entender como o desempenho da rede existente de TP pode ser avaliado, a fim de identificar falhas e apoiar a conceção de redes de TP. Este projeto inclui o desenvolvimento de um modelo para apoiar a avaliação de desempenho de redes de TP considerando o novo RJSPTP. Uma ampla revisão da literatura permitiu identificar as principais questões relativas à avaliação e melhoria de redes de transportes públicos, bem como, as principais técnicas e metodologias associadas. Com base na revisão de literatura foi desenvolvido um modelo para apoiar o processo de avaliação do desempenho, identificação de elementos-chave e indicadores-chave. O estudo de caso da rede TP da CIM do Ave foi realizado e o modelo foi explorado para apoiar a análise e o planeamento de uma nova rede. Os resultados permitiram identificar os principais desafios associados ao redesenho de uma rede TP, em particular, a dificuldade na obtenção de dados relevantes para realizar uma avaliação completa do processo. No final, o modelo foi avaliado, tendo-se identificar as suas vantagens, limitações e possíveis melhorias.Financial support provided by COMPETE: POCI-01-0145-FEDER-007043 and FCT - Fundação para a Ciência e Tecnologia within the Project Scope: UID/CEC/00319/2013Carvalho, Maria SameiroTelhada, JoséUniversidade do MinhoBrilenkov, Igor20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/60335eng202211061info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-09-30T01:28:54Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/60335Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:22:03.150160Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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