Eventos e sua influência no valor do destino: uma análise em diversas medidas de valor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, André Filipe Pereira Nelas
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/9500
Resumo: Os eventos são e continuarão a ser um elemento inseparavelmente ligado à promoção turística, dado que a relação entre eventos e turismo é intensa e os efeitos gerados são recíprocos (Vieira, 2015). O estudo da influência dos eventos nos destinos onde se realizam tem ganho força no decorrer dos anos, na investigação do turismo, dada a importância destes na promoção, posicionamento e moldar da imagem do destino. Indo de encontro à crescente evolução da relação entre turismo e eventos, o presente estudo tem como objetivo perceber a influência de um evento – RFM SOMNII – no valor do destino – Figueira da Foz –, analisando diversas medidas de valor, como: a sustentabilidade, a imagem e valor do destino, a comunidade local, o valor gerado para os negócios de atividades turísticas e os benefícios económicos para a região. A metodologia adotada para atingir o objetivo proposto, teve como base uma metodologia mista, com uma investigação quantitativa, através de um questionário aplicado a visitantes do evento e a residentes do município da Figueira da Foz e com uma investigação qualitativa, na forma de entrevistas semiestruturadas realizadas a proprietários de negócios locais ligados à atividade turística. O questionário teve como objetivo entender a perceção dos inquiridos acerca dos impactos do evento nas diversas medidas de valor referidas e resultou numa amostra de 154 inquéritos válidos, enquanto a entrevista, aplicada a três empresários, pretendeu estudar a influência do evento nos negócios turísticos locais. Após terem sido analisados os dados, verificou-se que, à exceção da comunidade local, o RFM SOMNII surte uma influência positiva nas restantes medidas de valor. As conclusões retiradas deste estudo podem fornecer um modelo para uma avaliação estratégica integrante das três forças – evento, destino e comunidade local.
id RCAP_db92b19a243319347d82ee81d8c77e4d
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/9500
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Eventos e sua influência no valor do destino: uma análise em diversas medidas de valorMESTRADO EM TURISMOTURISMOEVENTOSDESTINOS TURÍSTICOSPROMOÇÃO TURÍSTICAIMPACTO TURÍSTICOIMPACTO ECONÓMICOTOURISMEVENTSTOURIST DESTINATIONSTOURISM PROMOTIONTOURISM IMPACTECONOMIC IMPACTOs eventos são e continuarão a ser um elemento inseparavelmente ligado à promoção turística, dado que a relação entre eventos e turismo é intensa e os efeitos gerados são recíprocos (Vieira, 2015). O estudo da influência dos eventos nos destinos onde se realizam tem ganho força no decorrer dos anos, na investigação do turismo, dada a importância destes na promoção, posicionamento e moldar da imagem do destino. Indo de encontro à crescente evolução da relação entre turismo e eventos, o presente estudo tem como objetivo perceber a influência de um evento – RFM SOMNII – no valor do destino – Figueira da Foz –, analisando diversas medidas de valor, como: a sustentabilidade, a imagem e valor do destino, a comunidade local, o valor gerado para os negócios de atividades turísticas e os benefícios económicos para a região. A metodologia adotada para atingir o objetivo proposto, teve como base uma metodologia mista, com uma investigação quantitativa, através de um questionário aplicado a visitantes do evento e a residentes do município da Figueira da Foz e com uma investigação qualitativa, na forma de entrevistas semiestruturadas realizadas a proprietários de negócios locais ligados à atividade turística. O questionário teve como objetivo entender a perceção dos inquiridos acerca dos impactos do evento nas diversas medidas de valor referidas e resultou numa amostra de 154 inquéritos válidos, enquanto a entrevista, aplicada a três empresários, pretendeu estudar a influência do evento nos negócios turísticos locais. Após terem sido analisados os dados, verificou-se que, à exceção da comunidade local, o RFM SOMNII surte uma influência positiva nas restantes medidas de valor. As conclusões retiradas deste estudo podem fornecer um modelo para uma avaliação estratégica integrante das três forças – evento, destino e comunidade local.Events are and will continue to be an element inseparably linked to tourism promotion, given that the relationship between events and tourism is intense and the effects generated are reciprocal (Vieira, 2015). The study of the influence of events in the destinations where they take place has gained strength over the years in tourism research, given their importance in promoting, positioning and shaping the image of destiny. Taking into account the growing evolution of the relationship between tourism and events, the present study aims to perceive the influence of an event – RFM SOMNII – on the destination’s value – Figueira da Foz, Portugal –, analyzing various value measures such as: sustainability, the image and value of the destination, the local community, the value generated for the business of tourist activities and the economic benefits to the region. The methodology adopted to reach the proposed objective was based on a mixed methodology, with a quantitative investigation, through a questionnaire applied to visitors of the event and to residents of the municipality of Figueira da Foz and with a qualitative investigation, in the form of semi-structured interviews to local business owners linked to tourism. The questionnaire aimed to understand the perception of the respondents about the impacts of the event on the various measures of value referred to and resulted in a sample of 154 valid surveys, while the interview, applied to three entrepreneurs, intended to study the influence of the event on local tourism businesses. After the data were analyzed it was verified that, with the exception of the local community, RFM SOMNII has a positive influence on the remaining value measures. The conclusions drawn from this study can provide a model for an integrated strategic assessment of the three forces - event, destination and local community.2019-04-12T13:09:32Z2019-01-01T00:00:00Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/9500TID:202212823porOliveira, André Filipe Pereira Nelasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:09:55Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/9500Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:16:46.220069Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Eventos e sua influência no valor do destino: uma análise em diversas medidas de valor
title Eventos e sua influência no valor do destino: uma análise em diversas medidas de valor
spellingShingle Eventos e sua influência no valor do destino: uma análise em diversas medidas de valor
Oliveira, André Filipe Pereira Nelas
MESTRADO EM TURISMO
TURISMO
EVENTOS
DESTINOS TURÍSTICOS
PROMOÇÃO TURÍSTICA
IMPACTO TURÍSTICO
IMPACTO ECONÓMICO
TOURISM
EVENTS
TOURIST DESTINATIONS
TOURISM PROMOTION
TOURISM IMPACT
ECONOMIC IMPACT
title_short Eventos e sua influência no valor do destino: uma análise em diversas medidas de valor
title_full Eventos e sua influência no valor do destino: uma análise em diversas medidas de valor
title_fullStr Eventos e sua influência no valor do destino: uma análise em diversas medidas de valor
title_full_unstemmed Eventos e sua influência no valor do destino: uma análise em diversas medidas de valor
title_sort Eventos e sua influência no valor do destino: uma análise em diversas medidas de valor
author Oliveira, André Filipe Pereira Nelas
author_facet Oliveira, André Filipe Pereira Nelas
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, André Filipe Pereira Nelas
dc.subject.por.fl_str_mv MESTRADO EM TURISMO
TURISMO
EVENTOS
DESTINOS TURÍSTICOS
PROMOÇÃO TURÍSTICA
IMPACTO TURÍSTICO
IMPACTO ECONÓMICO
TOURISM
EVENTS
TOURIST DESTINATIONS
TOURISM PROMOTION
TOURISM IMPACT
ECONOMIC IMPACT
topic MESTRADO EM TURISMO
TURISMO
EVENTOS
DESTINOS TURÍSTICOS
PROMOÇÃO TURÍSTICA
IMPACTO TURÍSTICO
IMPACTO ECONÓMICO
TOURISM
EVENTS
TOURIST DESTINATIONS
TOURISM PROMOTION
TOURISM IMPACT
ECONOMIC IMPACT
description Os eventos são e continuarão a ser um elemento inseparavelmente ligado à promoção turística, dado que a relação entre eventos e turismo é intensa e os efeitos gerados são recíprocos (Vieira, 2015). O estudo da influência dos eventos nos destinos onde se realizam tem ganho força no decorrer dos anos, na investigação do turismo, dada a importância destes na promoção, posicionamento e moldar da imagem do destino. Indo de encontro à crescente evolução da relação entre turismo e eventos, o presente estudo tem como objetivo perceber a influência de um evento – RFM SOMNII – no valor do destino – Figueira da Foz –, analisando diversas medidas de valor, como: a sustentabilidade, a imagem e valor do destino, a comunidade local, o valor gerado para os negócios de atividades turísticas e os benefícios económicos para a região. A metodologia adotada para atingir o objetivo proposto, teve como base uma metodologia mista, com uma investigação quantitativa, através de um questionário aplicado a visitantes do evento e a residentes do município da Figueira da Foz e com uma investigação qualitativa, na forma de entrevistas semiestruturadas realizadas a proprietários de negócios locais ligados à atividade turística. O questionário teve como objetivo entender a perceção dos inquiridos acerca dos impactos do evento nas diversas medidas de valor referidas e resultou numa amostra de 154 inquéritos válidos, enquanto a entrevista, aplicada a três empresários, pretendeu estudar a influência do evento nos negócios turísticos locais. Após terem sido analisados os dados, verificou-se que, à exceção da comunidade local, o RFM SOMNII surte uma influência positiva nas restantes medidas de valor. As conclusões retiradas deste estudo podem fornecer um modelo para uma avaliação estratégica integrante das três forças – evento, destino e comunidade local.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-12T13:09:32Z
2019-01-01T00:00:00Z
2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/9500
TID:202212823
url http://hdl.handle.net/10437/9500
identifier_str_mv TID:202212823
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131264918224896