De estudante a Terapeuta Ocupacional: um survey sobre formação e ingresso no mundo laboral

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Ana Rita D.
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Santos, Fabiana S., Ferreira, Lídia R., Ribeiro, Jaime
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/4439
Resumo: Introdução: A entrada no mundo laboral dos jovens recém-licenciados reveste-se de incertezas e configura-se como uma intimidante tarefa pouco documentada no contexto português. Sem experiência laboral, o percurso académico revela-se da maior importância para procurar e encontrar o primeiro emprego. O presente estudo tem como objetivo explorar e descrever a experiência do ingresso no contexto laboral dos recém-licenciados em Terapia Ocupacional (TO) pela ESSLei em 2013 e 2014, de forma a observar o contributo da sua formação académica para esta etapa. Métodos: A nível metodológico foi realizado um estudo de abordagem mista e de objetivo exploratóriodescritivo, concretizado através de inquérito por questionário dirigido a recém-licenciados em TO da ESSLei (N). Resultados: Os entrevistados consideram seu primeiro emprego exigente, estão satisfeitos e valorizam a sua formação inicial, mas consideram que seria útil ter formação mais prática e, especialmente, supervisão e aconselhamento por Terapeutas Ocupacionais mais experientes. Conclusão: Pode verificar-se a natureza complexa do período de adaptação ao contexto laboral pelos recém-licenciados em TO pela ESSLei, ficando evidente a importância de uma formação de base completa a todos os níveis, a existência de um terapeuta orientador com experiência para realizar um acompanhamento sistemático neste período de adaptação e as principais inseguranças sentidas com as respetivas estratégias adotadas para as superar. As instituições de ensino superior aliadas às associações profissionais podem desempenhar um papel preponderante no desenvolvimento de programas de preceptoria e apoiar os terapeutas seniores para desenvolver estratégias que contribuam para o desenvolvimento do novo profissional. O presente estudo é pioneiro na área uma vez que a experiência vivida pelos estudantes e recém-licenciados do Curso de Terapia Ocupacional em Portugal é efetivamente uma área em que ainda não foram encetados estudos. Acresce que, a nível internacional se observa que os estudos foram produzidos nas décadas passadas de 80, 90 e 2000, verificando-se um extenso hiato até à atualidade que justifica a necessidade de atualização de conhecimentos nesta temática.
id RCAP_dbb9b2de7be637a75d06b63821e333cd
oai_identifier_str oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/4439
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling De estudante a Terapeuta Ocupacional: um survey sobre formação e ingresso no mundo laboralFrom student to Occupational Therapist: a survey about training and employment initiationTerapia OcupacionalRecém-licenciadosExperiênciaEmpregabilidadeSatisfação profissionalPerfil de competênciasIntrodução: A entrada no mundo laboral dos jovens recém-licenciados reveste-se de incertezas e configura-se como uma intimidante tarefa pouco documentada no contexto português. Sem experiência laboral, o percurso académico revela-se da maior importância para procurar e encontrar o primeiro emprego. O presente estudo tem como objetivo explorar e descrever a experiência do ingresso no contexto laboral dos recém-licenciados em Terapia Ocupacional (TO) pela ESSLei em 2013 e 2014, de forma a observar o contributo da sua formação académica para esta etapa. Métodos: A nível metodológico foi realizado um estudo de abordagem mista e de objetivo exploratóriodescritivo, concretizado através de inquérito por questionário dirigido a recém-licenciados em TO da ESSLei (N). Resultados: Os entrevistados consideram seu primeiro emprego exigente, estão satisfeitos e valorizam a sua formação inicial, mas consideram que seria útil ter formação mais prática e, especialmente, supervisão e aconselhamento por Terapeutas Ocupacionais mais experientes. Conclusão: Pode verificar-se a natureza complexa do período de adaptação ao contexto laboral pelos recém-licenciados em TO pela ESSLei, ficando evidente a importância de uma formação de base completa a todos os níveis, a existência de um terapeuta orientador com experiência para realizar um acompanhamento sistemático neste período de adaptação e as principais inseguranças sentidas com as respetivas estratégias adotadas para as superar. As instituições de ensino superior aliadas às associações profissionais podem desempenhar um papel preponderante no desenvolvimento de programas de preceptoria e apoiar os terapeutas seniores para desenvolver estratégias que contribuam para o desenvolvimento do novo profissional. O presente estudo é pioneiro na área uma vez que a experiência vivida pelos estudantes e recém-licenciados do Curso de Terapia Ocupacional em Portugal é efetivamente uma área em que ainda não foram encetados estudos. Acresce que, a nível internacional se observa que os estudos foram produzidos nas décadas passadas de 80, 90 e 2000, verificando-se um extenso hiato até à atualidade que justifica a necessidade de atualização de conhecimentos nesta temática.Instituto Politécnico de LeiriaIC-OnlineAlmeida, Ana Rita D.Santos, Fabiana S.Ferreira, Lídia R.Ribeiro, Jaime2020-01-16T17:11:57Z2017-12-302017-12-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/4439porAlmeida, A. R., Santos, F. S., Ferreira, L. R. & Ribeiro, J. M. (2017). From student to Occupational Therapist: a survey about training and employment initiation. Res Net Health 3, e- 1-14.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:49:19Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/4439Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:48:17.583710Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv De estudante a Terapeuta Ocupacional: um survey sobre formação e ingresso no mundo laboral
From student to Occupational Therapist: a survey about training and employment initiation
title De estudante a Terapeuta Ocupacional: um survey sobre formação e ingresso no mundo laboral
spellingShingle De estudante a Terapeuta Ocupacional: um survey sobre formação e ingresso no mundo laboral
Almeida, Ana Rita D.
Terapia Ocupacional
Recém-licenciados
Experiência
Empregabilidade
Satisfação profissional
Perfil de competências
title_short De estudante a Terapeuta Ocupacional: um survey sobre formação e ingresso no mundo laboral
title_full De estudante a Terapeuta Ocupacional: um survey sobre formação e ingresso no mundo laboral
title_fullStr De estudante a Terapeuta Ocupacional: um survey sobre formação e ingresso no mundo laboral
title_full_unstemmed De estudante a Terapeuta Ocupacional: um survey sobre formação e ingresso no mundo laboral
title_sort De estudante a Terapeuta Ocupacional: um survey sobre formação e ingresso no mundo laboral
author Almeida, Ana Rita D.
author_facet Almeida, Ana Rita D.
Santos, Fabiana S.
Ferreira, Lídia R.
Ribeiro, Jaime
author_role author
author2 Santos, Fabiana S.
Ferreira, Lídia R.
Ribeiro, Jaime
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv IC-Online
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Ana Rita D.
Santos, Fabiana S.
Ferreira, Lídia R.
Ribeiro, Jaime
dc.subject.por.fl_str_mv Terapia Ocupacional
Recém-licenciados
Experiência
Empregabilidade
Satisfação profissional
Perfil de competências
topic Terapia Ocupacional
Recém-licenciados
Experiência
Empregabilidade
Satisfação profissional
Perfil de competências
description Introdução: A entrada no mundo laboral dos jovens recém-licenciados reveste-se de incertezas e configura-se como uma intimidante tarefa pouco documentada no contexto português. Sem experiência laboral, o percurso académico revela-se da maior importância para procurar e encontrar o primeiro emprego. O presente estudo tem como objetivo explorar e descrever a experiência do ingresso no contexto laboral dos recém-licenciados em Terapia Ocupacional (TO) pela ESSLei em 2013 e 2014, de forma a observar o contributo da sua formação académica para esta etapa. Métodos: A nível metodológico foi realizado um estudo de abordagem mista e de objetivo exploratóriodescritivo, concretizado através de inquérito por questionário dirigido a recém-licenciados em TO da ESSLei (N). Resultados: Os entrevistados consideram seu primeiro emprego exigente, estão satisfeitos e valorizam a sua formação inicial, mas consideram que seria útil ter formação mais prática e, especialmente, supervisão e aconselhamento por Terapeutas Ocupacionais mais experientes. Conclusão: Pode verificar-se a natureza complexa do período de adaptação ao contexto laboral pelos recém-licenciados em TO pela ESSLei, ficando evidente a importância de uma formação de base completa a todos os níveis, a existência de um terapeuta orientador com experiência para realizar um acompanhamento sistemático neste período de adaptação e as principais inseguranças sentidas com as respetivas estratégias adotadas para as superar. As instituições de ensino superior aliadas às associações profissionais podem desempenhar um papel preponderante no desenvolvimento de programas de preceptoria e apoiar os terapeutas seniores para desenvolver estratégias que contribuam para o desenvolvimento do novo profissional. O presente estudo é pioneiro na área uma vez que a experiência vivida pelos estudantes e recém-licenciados do Curso de Terapia Ocupacional em Portugal é efetivamente uma área em que ainda não foram encetados estudos. Acresce que, a nível internacional se observa que os estudos foram produzidos nas décadas passadas de 80, 90 e 2000, verificando-se um extenso hiato até à atualidade que justifica a necessidade de atualização de conhecimentos nesta temática.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-30
2017-12-30T00:00:00Z
2020-01-16T17:11:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.8/4439
url http://hdl.handle.net/10400.8/4439
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Almeida, A. R., Santos, F. S., Ferreira, L. R. & Ribeiro, J. M. (2017). From student to Occupational Therapist: a survey about training and employment initiation. Res Net Health 3, e- 1-14.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Leiria
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Leiria
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136976865067008