Dança no currículo da formação de professores de Educação Física e a Base Nacional Comum Curricular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Débora Beatriz
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/13768
Resumo: O currículo da formação inicial de professores de Educação Física - Licenciatura deve garantir os saberes pertencentes à cultura corporal com o que preconiza a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Nosso problema: qual a relação entre o que se ensina no processo de formação inicial de professores de Educação Física no que diz respeito ao conteúdo Dança, e o que se preconiza a Base Nacional Comum Curricular para esse conteúdo? Nesse sentido o objetivo geral foi analisar as relações entre o que se ensina no processo de formação inicial de professores de Educação Física das IES do Paraná e o que preconiza a BNCC no que diz respeito ao conteúdo Dança. A metodologia utilizada foi de cunho qualitativo. A coleta de dados foi por meio de entrevista e análise das ementas e dos programas das disciplinas de Dança das sete universidades. Podemos afirmar que, os professores entrevistados sabem da existência do documento, mas não o conhecem em profundidade, ficando restritos aos tipos de Danças que a BNCC apresenta. Na análise das ementas e programas, pode-se constatar a ausência dos princípios da BNCC em todas as ementas da disciplina de Dança. Palavras-chave: formação de professores, currículo, educação física, BNCC, dança.
id RCAP_dbcdef6e92f6795dd3d00048b7d26670
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/13768
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Dança no currículo da formação de professores de Educação Física e a Base Nacional Comum CurricularDOUTORAMENTO EM EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTODESPORTOEDUCAÇÃO FÍSICAFORMAÇÃO DE PROFESSORESCURRÍCULOSDANÇASPORTPHYSICAL EDUCATIONTEACHERS EDUCATIONCURRICULADANCEO currículo da formação inicial de professores de Educação Física - Licenciatura deve garantir os saberes pertencentes à cultura corporal com o que preconiza a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Nosso problema: qual a relação entre o que se ensina no processo de formação inicial de professores de Educação Física no que diz respeito ao conteúdo Dança, e o que se preconiza a Base Nacional Comum Curricular para esse conteúdo? Nesse sentido o objetivo geral foi analisar as relações entre o que se ensina no processo de formação inicial de professores de Educação Física das IES do Paraná e o que preconiza a BNCC no que diz respeito ao conteúdo Dança. A metodologia utilizada foi de cunho qualitativo. A coleta de dados foi por meio de entrevista e análise das ementas e dos programas das disciplinas de Dança das sete universidades. Podemos afirmar que, os professores entrevistados sabem da existência do documento, mas não o conhecem em profundidade, ficando restritos aos tipos de Danças que a BNCC apresenta. Na análise das ementas e programas, pode-se constatar a ausência dos princípios da BNCC em todas as ementas da disciplina de Dança. Palavras-chave: formação de professores, currículo, educação física, BNCC, dança.The initial training curriculum for Physical Education teachers must ensure the knowledge pertaining to body culture with what is recommended by the Commom National Curriculum Base. Our problem: what is the relationship between what is taught in the process of initial training of Physical Education teachers regarding the Dance content with what is recommended by the Common National Curricular Base for this content. And as a general objective, we proposed to analyze the relationship between what is taught in the process of initial training of Physical Education teachers at the State Universities of Parana and what is recommended by the Common National Curricular Base about the Dance content. The methodology used was qualitative. Data were gathered through interviews and analysis of the menus and programs of the dance courses of the seven universities .IESs. We can say that the interviewed teachers know about the existence of the document, but they do not Know it in depth, being restricted to the types of the Dances that BNCC presents. In the analysis of the menus and programs,it was possible to observe the absence of the BNCC principles in all the menus of the Dance discipline. Keywords: teacher training, curriculum, physical education, BNCC, dance.2023-03-31T15:48:43Z2023-01-01T00:00:00Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/13768TID:101610548porMartins, Débora Beatrizinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-04-07T01:30:54Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/13768Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:48:57.215750Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Dança no currículo da formação de professores de Educação Física e a Base Nacional Comum Curricular
title Dança no currículo da formação de professores de Educação Física e a Base Nacional Comum Curricular
spellingShingle Dança no currículo da formação de professores de Educação Física e a Base Nacional Comum Curricular
Martins, Débora Beatriz
DOUTORAMENTO EM EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTO
DESPORTO
EDUCAÇÃO FÍSICA
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
CURRÍCULOS
DANÇA
SPORT
PHYSICAL EDUCATION
TEACHERS EDUCATION
CURRICULA
DANCE
title_short Dança no currículo da formação de professores de Educação Física e a Base Nacional Comum Curricular
title_full Dança no currículo da formação de professores de Educação Física e a Base Nacional Comum Curricular
title_fullStr Dança no currículo da formação de professores de Educação Física e a Base Nacional Comum Curricular
title_full_unstemmed Dança no currículo da formação de professores de Educação Física e a Base Nacional Comum Curricular
title_sort Dança no currículo da formação de professores de Educação Física e a Base Nacional Comum Curricular
author Martins, Débora Beatriz
author_facet Martins, Débora Beatriz
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Débora Beatriz
dc.subject.por.fl_str_mv DOUTORAMENTO EM EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTO
DESPORTO
EDUCAÇÃO FÍSICA
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
CURRÍCULOS
DANÇA
SPORT
PHYSICAL EDUCATION
TEACHERS EDUCATION
CURRICULA
DANCE
topic DOUTORAMENTO EM EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTO
DESPORTO
EDUCAÇÃO FÍSICA
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
CURRÍCULOS
DANÇA
SPORT
PHYSICAL EDUCATION
TEACHERS EDUCATION
CURRICULA
DANCE
description O currículo da formação inicial de professores de Educação Física - Licenciatura deve garantir os saberes pertencentes à cultura corporal com o que preconiza a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Nosso problema: qual a relação entre o que se ensina no processo de formação inicial de professores de Educação Física no que diz respeito ao conteúdo Dança, e o que se preconiza a Base Nacional Comum Curricular para esse conteúdo? Nesse sentido o objetivo geral foi analisar as relações entre o que se ensina no processo de formação inicial de professores de Educação Física das IES do Paraná e o que preconiza a BNCC no que diz respeito ao conteúdo Dança. A metodologia utilizada foi de cunho qualitativo. A coleta de dados foi por meio de entrevista e análise das ementas e dos programas das disciplinas de Dança das sete universidades. Podemos afirmar que, os professores entrevistados sabem da existência do documento, mas não o conhecem em profundidade, ficando restritos aos tipos de Danças que a BNCC apresenta. Na análise das ementas e programas, pode-se constatar a ausência dos princípios da BNCC em todas as ementas da disciplina de Dança. Palavras-chave: formação de professores, currículo, educação física, BNCC, dança.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-03-31T15:48:43Z
2023-01-01T00:00:00Z
2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/13768
TID:101610548
url http://hdl.handle.net/10437/13768
identifier_str_mv TID:101610548
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131571108708352