FAZENDinho – um suplemento editorial de Sustentabilidade nas escolas dos Açores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.34624/captar.v7i1.1072 |
Resumo: | O FAZENDinho é o suplemento para crianças da publicação mensal Fazendo que sai às ruas dos Açores desde 2008. Ambos são gratuitos, comunitários, não lucrativos e politicamente independentes. A missão do FAZENDinho é proporcionar momentos de diversão, sensibilização, cultura e aprendizagem lúdica e criativa, na exploração de temáticas, maioritariamente, relacionadas com o património natural e cultural dos Açores, sob uma lente de Sustentabilidade. No papel da Educação Formal da Região Autónoma dos Açores estão definidas intenções de Sustentabilidade e de Açorianidade. No entanto, muitas vezes, estas são atropeladas pela força da exigência dos conteúdos programáticos, que não deixa aos professores disponibilidade para preparar materiais mais ajustados às temáticas regionais. Durante a exploração orientada do FAZENDinho, na disciplina de Desenvolvimento Pessoal e Social em turmas do segundo ciclo do ensino básico, no ano letivo 2015-2016, fez-se uma avaliação da sua aplicabilidade, dos pontos positivos e a melhorar, através da aplicação de questionários aos alunos e entrevistas aos professores envolvidos. Com a análise dos resultados deste estudo, aspira-se a inovação em termos de conteúdos e respetivas formas de exploração do FAZENDinho, bem como a partilha de saberes e materiais entre a educação formal e não formal, com vista a um melhor desenvolvimento da Educação para o Desenvolvimento Sustentável dos jovens açorianos. |
id |
RCAP_dbd04f7fbe88f84b48a4a70bc0fcd0d3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:proa.ua.pt:article/1072 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
FAZENDinho – um suplemento editorial de Sustentabilidade nas escolas dos AçoresO FAZENDinho é o suplemento para crianças da publicação mensal Fazendo que sai às ruas dos Açores desde 2008. Ambos são gratuitos, comunitários, não lucrativos e politicamente independentes. A missão do FAZENDinho é proporcionar momentos de diversão, sensibilização, cultura e aprendizagem lúdica e criativa, na exploração de temáticas, maioritariamente, relacionadas com o património natural e cultural dos Açores, sob uma lente de Sustentabilidade. No papel da Educação Formal da Região Autónoma dos Açores estão definidas intenções de Sustentabilidade e de Açorianidade. No entanto, muitas vezes, estas são atropeladas pela força da exigência dos conteúdos programáticos, que não deixa aos professores disponibilidade para preparar materiais mais ajustados às temáticas regionais. Durante a exploração orientada do FAZENDinho, na disciplina de Desenvolvimento Pessoal e Social em turmas do segundo ciclo do ensino básico, no ano letivo 2015-2016, fez-se uma avaliação da sua aplicabilidade, dos pontos positivos e a melhorar, através da aplicação de questionários aos alunos e entrevistas aos professores envolvidos. Com a análise dos resultados deste estudo, aspira-se a inovação em termos de conteúdos e respetivas formas de exploração do FAZENDinho, bem como a partilha de saberes e materiais entre a educação formal e não formal, com vista a um melhor desenvolvimento da Educação para o Desenvolvimento Sustentável dos jovens açorianos.Revista Captar: Ciência e Ambiente para TodosRevista Captar: Ciência e Ambiente para Todos2019-03-15T00:00:00Zjournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://doi.org/10.34624/captar.v7i1.1072oai:proa.ua.pt:article/1072Revista Captar: Ciência e Ambiente para Todos; Vol 7 No 1 (2018); 55-68Revista Captar: Ciência e Ambiente para Todos; vol. 7 n.º 1 (2018); 55-681647-323Xreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://proa.ua.pt/index.php/captar/article/view/1072https://doi.org/10.34624/captar.v7i1.1072https://proa.ua.pt/index.php/captar/article/view/1072/871https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessSusana DR Mendes, RitaBacelar Nicolau, PaulaM Azeiteiro, Ulisses2022-09-05T12:32:54Zoai:proa.ua.pt:article/1072Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:00:21.228494Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
FAZENDinho – um suplemento editorial de Sustentabilidade nas escolas dos Açores |
title |
FAZENDinho – um suplemento editorial de Sustentabilidade nas escolas dos Açores |
spellingShingle |
FAZENDinho – um suplemento editorial de Sustentabilidade nas escolas dos Açores Susana DR Mendes, Rita |
title_short |
FAZENDinho – um suplemento editorial de Sustentabilidade nas escolas dos Açores |
title_full |
FAZENDinho – um suplemento editorial de Sustentabilidade nas escolas dos Açores |
title_fullStr |
FAZENDinho – um suplemento editorial de Sustentabilidade nas escolas dos Açores |
title_full_unstemmed |
FAZENDinho – um suplemento editorial de Sustentabilidade nas escolas dos Açores |
title_sort |
FAZENDinho – um suplemento editorial de Sustentabilidade nas escolas dos Açores |
author |
Susana DR Mendes, Rita |
author_facet |
Susana DR Mendes, Rita Bacelar Nicolau, Paula M Azeiteiro, Ulisses |
author_role |
author |
author2 |
Bacelar Nicolau, Paula M Azeiteiro, Ulisses |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Susana DR Mendes, Rita Bacelar Nicolau, Paula M Azeiteiro, Ulisses |
description |
O FAZENDinho é o suplemento para crianças da publicação mensal Fazendo que sai às ruas dos Açores desde 2008. Ambos são gratuitos, comunitários, não lucrativos e politicamente independentes. A missão do FAZENDinho é proporcionar momentos de diversão, sensibilização, cultura e aprendizagem lúdica e criativa, na exploração de temáticas, maioritariamente, relacionadas com o património natural e cultural dos Açores, sob uma lente de Sustentabilidade. No papel da Educação Formal da Região Autónoma dos Açores estão definidas intenções de Sustentabilidade e de Açorianidade. No entanto, muitas vezes, estas são atropeladas pela força da exigência dos conteúdos programáticos, que não deixa aos professores disponibilidade para preparar materiais mais ajustados às temáticas regionais. Durante a exploração orientada do FAZENDinho, na disciplina de Desenvolvimento Pessoal e Social em turmas do segundo ciclo do ensino básico, no ano letivo 2015-2016, fez-se uma avaliação da sua aplicabilidade, dos pontos positivos e a melhorar, através da aplicação de questionários aos alunos e entrevistas aos professores envolvidos. Com a análise dos resultados deste estudo, aspira-se a inovação em termos de conteúdos e respetivas formas de exploração do FAZENDinho, bem como a partilha de saberes e materiais entre a educação formal e não formal, com vista a um melhor desenvolvimento da Educação para o Desenvolvimento Sustentável dos jovens açorianos. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-03-15T00:00:00Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
journal article info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.34624/captar.v7i1.1072 oai:proa.ua.pt:article/1072 |
url |
https://doi.org/10.34624/captar.v7i1.1072 |
identifier_str_mv |
oai:proa.ua.pt:article/1072 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://proa.ua.pt/index.php/captar/article/view/1072 https://doi.org/10.34624/captar.v7i1.1072 https://proa.ua.pt/index.php/captar/article/view/1072/871 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Captar: Ciência e Ambiente para Todos Revista Captar: Ciência e Ambiente para Todos |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Captar: Ciência e Ambiente para Todos Revista Captar: Ciência e Ambiente para Todos |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Captar: Ciência e Ambiente para Todos; Vol 7 No 1 (2018); 55-68 Revista Captar: Ciência e Ambiente para Todos; vol. 7 n.º 1 (2018); 55-68 1647-323X reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799129874269470720 |