A imagem social da responsabilidade social das organizações: o papel da identidade pró-ambiental e dos comportamentos de consumo sustentável

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ana Carolina Trindade Gomes da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/19157
Resumo: No ano de 2006 foi realizada uma investigação com o propósito de verificar o significado social da responsabilidade social das organizações (RSO) em Portugal. Passou sensivelmente uma década, e ao contrário do que acontecia, é agora uma área regulada, com expressão a nível académico e incentivada ao nível empresarial. Este estudo que contou com uma amostra de 168 indivíduos, permitiu atualizar o conhecimento sobre a imagem da RSO em Portugal. Somado ao objetivo geral, tínhamos como objetivos específicos aprofundar o conhecimento sobre a relação entre a imagem da RSO, a identidade pró-ambiental, e os comportamentos de consumo sustentável. Para tal, foi realizado um questionário online que incluía uma tarefa de associação livre de palavras para analisar a imagem social da RSO; um conjunto de itens com o objetivo de avaliar a frequência com que são adotados comportamentos de consumo sustentável; e um grupo de itens que permitiram medir o grau de identificação dos indivíduos com a causa ambiental. A imagem da RSO encontrada não se mostrou muito diferente da investigação de há uma década: um dos grupos associa a RSO às boas condições de trabalho, a organizações que que valorizam o bom ambiente no local de trabalho e pagam salários justos aos seus colaboradores; outra das associações frequentes é a preocupação ambiental e social, ou seja, os indivíduos entendem organizações socialmente responsáveis como aquelas que dão apoio a causas sociais e que se preocupam com a sociedade, bem como com o facto de demonstrarem preocupação na forma como agem com o ambiente; é possível verificar ainda que alguns indivíduos associam estas organizações a condutas éticas, ou seja, a organizações que cumprem o seu dever cívico e que respeitam as diretrizes legais. Os comportamentos de consumo sustentáveis e a identidade ambiental mostraram não ter impacto na forma como os participantes entendem a RSO.
id RCAP_dbf53e3e951aee9143929a1cc8fa4737
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/19157
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A imagem social da responsabilidade social das organizações: o papel da identidade pró-ambiental e dos comportamentos de consumo sustentávelResponsabilidade social e das organizaçõesIdentidade pró-ambientalComportamentos de consumo sustentávelRepresentação socialCorporate social responsibilityPro-environmental identitySustainable consumption behaviorsSocial representationNo ano de 2006 foi realizada uma investigação com o propósito de verificar o significado social da responsabilidade social das organizações (RSO) em Portugal. Passou sensivelmente uma década, e ao contrário do que acontecia, é agora uma área regulada, com expressão a nível académico e incentivada ao nível empresarial. Este estudo que contou com uma amostra de 168 indivíduos, permitiu atualizar o conhecimento sobre a imagem da RSO em Portugal. Somado ao objetivo geral, tínhamos como objetivos específicos aprofundar o conhecimento sobre a relação entre a imagem da RSO, a identidade pró-ambiental, e os comportamentos de consumo sustentável. Para tal, foi realizado um questionário online que incluía uma tarefa de associação livre de palavras para analisar a imagem social da RSO; um conjunto de itens com o objetivo de avaliar a frequência com que são adotados comportamentos de consumo sustentável; e um grupo de itens que permitiram medir o grau de identificação dos indivíduos com a causa ambiental. A imagem da RSO encontrada não se mostrou muito diferente da investigação de há uma década: um dos grupos associa a RSO às boas condições de trabalho, a organizações que que valorizam o bom ambiente no local de trabalho e pagam salários justos aos seus colaboradores; outra das associações frequentes é a preocupação ambiental e social, ou seja, os indivíduos entendem organizações socialmente responsáveis como aquelas que dão apoio a causas sociais e que se preocupam com a sociedade, bem como com o facto de demonstrarem preocupação na forma como agem com o ambiente; é possível verificar ainda que alguns indivíduos associam estas organizações a condutas éticas, ou seja, a organizações que cumprem o seu dever cívico e que respeitam as diretrizes legais. Os comportamentos de consumo sustentáveis e a identidade ambiental mostraram não ter impacto na forma como os participantes entendem a RSO.In 2006 an investigation was conducted to verify the social significance of organizations' social responsibility (RSO) in Portugal. Noticeable a decade has passed, and contrary to what was happening, it is now a regulated area, with academic expression and encouraged at the corporate level. This study, which included a sample of 168 individuals, allowed us to update the image about RSO in Portugal. In addition to the overall objective, we had specific puroposes to deepen the knowledge about the relationship of three variables, the image of the RSO, the pro-environmental identity, and sustainable consumption behaviors. To this end, an online questionnaire was conducted that included a free association task of words to analyze the social image of the RSO; a set of items aimed at assessing the frequency with which sustainable consumption behaviors are adopted; and a group of items that allowed measuring the degree of identification of individuals with the environmental cause. The update of the image of the RSO found did not look much different from the investigation of a decade ago: one of the groups associates the RSO with good working conditions, organizations which value the good workplace environment and pay their employees fair wages; Another frequent association is environmental and social concern, that is, individuals understand socially responsible organizations as those that support social causes and care about society, as well as showing concern about the way they act with others. the environment; It is also possible to verify that some individuals associate these organizations with ethical conduct, that is, organizations that fulfill their civic duty and respect the legal guidelines. Sustainable consumption behaviors and environmental identity have been shown to have no impact on the way participants understand RSO.2021-11-11T00:00:00Z2019-11-12T00:00:00Z2019-11-122019-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/19157TID:202319369porSilva, Ana Carolina Trindade Gomes dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:55:39Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/19157Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:28:23.835914Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A imagem social da responsabilidade social das organizações: o papel da identidade pró-ambiental e dos comportamentos de consumo sustentável
title A imagem social da responsabilidade social das organizações: o papel da identidade pró-ambiental e dos comportamentos de consumo sustentável
spellingShingle A imagem social da responsabilidade social das organizações: o papel da identidade pró-ambiental e dos comportamentos de consumo sustentável
Silva, Ana Carolina Trindade Gomes da
Responsabilidade social e das organizações
Identidade pró-ambiental
Comportamentos de consumo sustentável
Representação social
Corporate social responsibility
Pro-environmental identity
Sustainable consumption behaviors
Social representation
title_short A imagem social da responsabilidade social das organizações: o papel da identidade pró-ambiental e dos comportamentos de consumo sustentável
title_full A imagem social da responsabilidade social das organizações: o papel da identidade pró-ambiental e dos comportamentos de consumo sustentável
title_fullStr A imagem social da responsabilidade social das organizações: o papel da identidade pró-ambiental e dos comportamentos de consumo sustentável
title_full_unstemmed A imagem social da responsabilidade social das organizações: o papel da identidade pró-ambiental e dos comportamentos de consumo sustentável
title_sort A imagem social da responsabilidade social das organizações: o papel da identidade pró-ambiental e dos comportamentos de consumo sustentável
author Silva, Ana Carolina Trindade Gomes da
author_facet Silva, Ana Carolina Trindade Gomes da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Ana Carolina Trindade Gomes da
dc.subject.por.fl_str_mv Responsabilidade social e das organizações
Identidade pró-ambiental
Comportamentos de consumo sustentável
Representação social
Corporate social responsibility
Pro-environmental identity
Sustainable consumption behaviors
Social representation
topic Responsabilidade social e das organizações
Identidade pró-ambiental
Comportamentos de consumo sustentável
Representação social
Corporate social responsibility
Pro-environmental identity
Sustainable consumption behaviors
Social representation
description No ano de 2006 foi realizada uma investigação com o propósito de verificar o significado social da responsabilidade social das organizações (RSO) em Portugal. Passou sensivelmente uma década, e ao contrário do que acontecia, é agora uma área regulada, com expressão a nível académico e incentivada ao nível empresarial. Este estudo que contou com uma amostra de 168 indivíduos, permitiu atualizar o conhecimento sobre a imagem da RSO em Portugal. Somado ao objetivo geral, tínhamos como objetivos específicos aprofundar o conhecimento sobre a relação entre a imagem da RSO, a identidade pró-ambiental, e os comportamentos de consumo sustentável. Para tal, foi realizado um questionário online que incluía uma tarefa de associação livre de palavras para analisar a imagem social da RSO; um conjunto de itens com o objetivo de avaliar a frequência com que são adotados comportamentos de consumo sustentável; e um grupo de itens que permitiram medir o grau de identificação dos indivíduos com a causa ambiental. A imagem da RSO encontrada não se mostrou muito diferente da investigação de há uma década: um dos grupos associa a RSO às boas condições de trabalho, a organizações que que valorizam o bom ambiente no local de trabalho e pagam salários justos aos seus colaboradores; outra das associações frequentes é a preocupação ambiental e social, ou seja, os indivíduos entendem organizações socialmente responsáveis como aquelas que dão apoio a causas sociais e que se preocupam com a sociedade, bem como com o facto de demonstrarem preocupação na forma como agem com o ambiente; é possível verificar ainda que alguns indivíduos associam estas organizações a condutas éticas, ou seja, a organizações que cumprem o seu dever cívico e que respeitam as diretrizes legais. Os comportamentos de consumo sustentáveis e a identidade ambiental mostraram não ter impacto na forma como os participantes entendem a RSO.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-12T00:00:00Z
2019-11-12
2019-09
2021-11-11T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/19157
TID:202319369
url http://hdl.handle.net/10071/19157
identifier_str_mv TID:202319369
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134846237278208